domingo, 13 de julho de 2008

Folk the Metal



Existem, hoje em dia diversos tipos de Metal. Falaremos aqui de um estilo muito particular de Metal: O Folk Metal!

Está implicito no nome que é uma mistura de Folk Music com Heavy Metal, porém para entende-lo, devemos entender suas partes. O Heavy Metal é um estilo conhecido, apesar de underground, principalmente o Metal Melódico. O Heavy Metal é o estilo de Rock que se baseia muito em teoria musical, a maioria das bandas de Metal Melódico tem Guitarristas estudados e vocalistas que fazem aula de canto e outras coisas, sempre com objetivo de aprimorar suaas musicas atraves do conhecimento técnico. É Óbvio que nem todas as bandas fazem isso, e não estamos falando de qualidade musical, prém a base do Metal Melódico , quando criado foi essa.

Folk Music é a denominação para todo tipo de Música "de raiz", no Brasil, podemos chamar de Folk a música Caipira, sertaneja. nOs estados Unidados, Johnny Cash e Bob Dylan são Bandas Consideradas Folk.

O Folk Metal pega "raízes" de música celta e folclórica, vindas principalmente de países como Suiça e Irlanda, berço de outro estilo de Metal, O Black Metal, que em suma, se ultiliza das mesmas influências, porém para outros propóitos.

A Música Celta, ou Folclórica ultiliza intrumentos como Violinos, Flautas, Harpas , gaita-de-fole, entre outros.

O Folk Metal pretende unir estas duas coisas, o Peso e técnica do Metal , com a suave Melodia da Folk Music. Acaba por parecer uma missão impossível, pore´m magistralmente (talvez magicamente...) realizada por várias bandas.

Os temas abordados nas músicas, vão desde o paganismo greco-romano, até a mitologia celta ou nórdica, devido a isso não é raro vermos músicas falndo de Duendes, fadas e Deuses.

O objetivo dessas músicas, para alguns é divulgar um anti-cristianismo, baseado no paganismo e em lendas celtas, porém para a maioria é apenas uma forma de diversão e nesse estilo a música se torna muitas vezes mais bela do que no Metal Melódico "comum".

Ótimos exemplos de bandas de Folk Metal para quem não conhece são Mago de Oz, uma banda espanhola, bastante conhecida. Os Brasileiros do Tuatha de Danann, banda que alcançou grande reconhecimento, apesar das letras serem todas em inglês, a banda é Brasileira. Existemmoutras inumeras bandas de Folk Metal, além de "simpatizantes" do genero, como é o caso do Manowar, cuja as letras tem extrema influência Folk, por´m não se ultilizam dos instrumentos clássicos do Genêro. Uma óitima banda, que foi uma das precurssoras do genêro, é o Cruachan, uma ótima pedida para conhecer bem o genêro.

É isso, apresentei a vocês o Folk Metal, um estilo pouco conhecido, até mesmo entre os fãs de Metal Melódico. Espero que gostem, e que se interessem pelo genêro, busquem informações e curtam todas as farras com Duendes Mágicos, possiveis a criativa mente humana.


Vejam, uma das capas de disco mais incríveis deste Genêro:

Tuatha de Dannan- Tingaralatingadun

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br