terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sim, eu vi "Lula, o filho do Brasil".


Numa noite quente, como qualquer outra em Fortaleza, a conhecida "Cidade Sol", eu, o humilde patriota que escreve para esse nem tão humilde blog (já tem até TV) assisti esse que foi o filme brasileiro mais comentado do ano de 2010 até agora (só estamos em janeiro, mas isso são só detalhes).

A premissa é simples:descrever toda a trajetória sofrida de Luís Inácio Lula da Silva, desde Garanhuns, no sertão pernambucano, até Brasília, quando ele recebe a faixa presidencial.

O filme tem um traça interessante:A personagem principal é dona Lindú, a falecida mãe de nosso presidente.Isso talvez seja o maior mérito do filme, pois a fantástica atuação de Glória Pires unida a não menos incrível história da personagem formam um contexto singular.

O filme peca em resumir a história do personagem ao máximo, mesmo erro de outras cinebiografias, como "Ray".Momentos históricos como a fundação do Partido dos Trabalhadores foram ocultados, e o filme termina com o presidente ainda sem cabelos brancos.

A dramatização faz parte do cinema e isso é inegável.Mas não tira o mérito de um filme que retrata a incrível história deste homem com sensibilidade e emoção.

Claro, que soa muito tendenciosa a data de lançamento do filme.Afinal, 2010 vai ser o ano em que o PT vai se aproveitar de toda a popularidade de Lula para sustentar a candidatura da Dilma.Mas, creio que como crítico, eu devo excluir este fato da minha resenha, pois considero que esse tipo de especulação acaba atrapalhando o entretenimento e a apreciação da arte.

E é isso.É um roteiro belíssimo e tocante, com uma história marcante (rimou!).Mas, peca muito ao resumir demais a história.O Ritmo do filme estava tão bom, que creio que se acrescentasse mais uns 30 minutos, incluindo a fundação do PT, não desconfortaria a plateia e daria o tom de missão cumprida.

Da forma que ficou, pareceu incompleto ,como se precisasse de continuação.E do jeito que esses cineastas são safados, não duvido nada.

NOTA: 8,5

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br