sábado, 16 de janeiro de 2010

Pixar vs. Dreamworks - Eis a questão!


A muito tempo as animações se tornaram importantíssimas para o cinema, e se transformaram em uma grande de sonhos e também, é claro, de muito dinheiro. Apesar da Fox e outras empresas correrem por trás, atualmente duas empresas dominam soberanos no ramo, a Pixar e a Dreamworks. E tem visões completamente diferentes, e que resultam em resultados totalmente diferentes.

A Pixar era um antigo estúdio de George Lucas, chamado Graphic Group, que foi comprada pelo gênio da Apple, Steve Jobs. Com uma visão totalmente artística, a Pixar lançou em 1995, o primeiro filme de longa metragem totalmente de animação gráfica, o Toy Story. Desde aqueles tempos a empresa vem focando na arte, todos seus funcionários são fichados, e não contratados temporários por meio de contratos(como é feio em quase toda Hollywood), ou seja, ao terminar um trabalho, toda equipe volta a estudar. A Pixar tem uma Universidades, onde se administra várias aulas, e os funcionários, até os diretores mais prestigiados, estudam e se especializam em diversas áreas. A Pixar é mais comparada a uma grande casas de idéias, não existem funções totalmente fixas, até mesmo o programador pode escrever um filme, e um diretor interpretar vozes. Filmes notáveis saíram desse modelo inovador de gestão, como o próprio Toy Story, Monstros S.A., Procurando Nemo, Os Incríveis, Ratatouille, Wall-E e UP, entre outras super produções. Tanto destaque acarretou na compra da Pixar pela Disney em 2006.

Em contrapartida temos a comercial Dreamworks, diferentemente da Pixar, aqui é tudo empresarial, e focando muito mais no que vai vender, do que realmente na arte de fazer animações. A divisão de animação da Dreamworks tem em seu currículo sucessos como Shrek, Madagascar e Kung Fu Panda. Por seu modelo diferente, a Dreamworks vem colecionando derrotas para a Pixar, a crítica considera seus filmes infantis e simples demais. E em sua última empreitada, "Aliens vs. Monstros" foi esmagado, tanto em crítica quanto em bilheteria, pelo excelente "Up - Altas Aventuras".

É interessante ressaltar a maturidade alcançada nas últimas três produções da Pixar, são filmes que podem ser vistos pelas crianças, mas Ratatouille, Wall-E e Up, podem ser vistos e admirados por adultos, tendo seu roteiro e direção impecáveis. Enquanto os últimos filmes da Dreamworks para competir com a Pixar, Bee Movie, Kung Fu Panda e Monstros vs. Alienigenas, parecem óbvios demais, oferecem um entretenimento excelente, mas não passam disso. As lições de vida passadas pelo filme, como de um cara comum conseguir tudo em Kung Fu Panda, parecem utópicas e forçadas demais. Profundidade que facilmente foi alcançada por UP, após assistir o filme, ao contrário de Kung Fu Panda, você acredita na mensagem de um cara normal realizando grandes feitos.

Em aspectos gerais, a Pixar consegue esse efeito por utilizar elementos comuns, em Wall-E nos lembra de toda questão ambiental, enquanto em Up, nos sentimos na pele de uma pessoa comum. Enquanto tudo que a Dreamworks está preocupada é com bichos falantes e grandes bilheterias.

A Dreamworks consegue criar animações com grande entretenimento, e com qualidade visual, mas não consegue ultrapassar a barreira do infantil de do simples. Já a Pixar foca na arte, e com a arte, consegue experiências fantásticas.

1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Concordo plenamente.

Gosto do trabalho da DreamWorks, mas a Pixar realemnet faz filmes bem melhor.

Vale dizer que eles agora vão investir em filmes live-action!

BlogBlogs.Com.Br