quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Moon (Lunar)



Quando se olha a primeira vez para essa produção, dirigida por Duncan Jones, filho de David Bowie, a primeira impressão é de que se trata de um capricho do filho de uma estrela, mas logo ao assistir o Trailer a coisa muda de figura e o potencial do filme fica evidente para qualquer um que goste de ficção científica; os prêmios e críticas positivas só fortificam a boa impressão deixada pelo Trailer.

O filme se passa em um futuro próximo, onde o problema de energia de nosso planeta foi resolvido, graças a utilização do Hélio-3, um isótopo nuclear do hélio que foi capaz de sanar todos os problemas energéticos da Terra, mas que só é encontrado no lado escuro da lua. A extração de tal elemento é feita pela empresa Lunar, que mantém um funcionário na Lua para manuntenção das máquinas que fazem a extração do elemento.

Este funcionário é Sam Bell (interpretado por Sam Rockwell) e sua única companhia na Lua é o computador Gerty, programado para auxiliá-lo em suas tarefas. Sam tem um contrato de 3 anos com a Lunar e, com 2 semanas faltando para o fim de tal contrato, ele não vê a hora de voltar a Terra e reencontrar sua esposa e sua filha (que nasceu quando ele já estava na Lua), entretanto tudo muda quando Sam sai para verificar um problema no maquinário de extração e encontra o corpo de um homem muito machucado. Ao chegar na base, Gerty afirma que aquele corpo é de Sam Bell!

O filme como um todo, tem pouquissímas cenas de ação, mas a partir do momento em que Sam tem de conviver com si próprio na base, o filme segue por um caminho que deixa o espectador com uma sensação de claustrofobia, compartilhada pelo protagonista, que só tem fim quando todos os mistérios são revelados.

O maior mérito do filme é o de ser uma ficção científica com vários elementos que caracterizam este gênero e também um filme de suspense sufocante com certo viés filosófico, mas em momento nenhum estes temas entram em conflito, pelo contrário, são colocados no filme de forma a se completarem.
Destaque também para a caracterização do computador Gerty, que parece ter um comportamento humano, mas a cada momento dá provas de que é um computador programado para ajudar Sam em sua missão.

Duncan Jones estreou muito bem no campo cinemátográfico, agariando boas críticas e prêmios de renome, independente de ser filho de quem é. Sam Rockwell dá um show de interpretação, já que ele é basicamente o único ator do filme inteiro e ainda assim consegue cativar o público em todas as cenas.

Enfim, fiquem com o trailer e na sequencia um vídeo com os 7 minutos iniciais do filme:







O filme foi lançado no Brasil na última semana com o nome de "Lunar" diretamente em DVD e Blu-Ray.

2 comentários:

Filipe Araújo disse...

To maluco pra ver esse Moon...veremos se é bom mesmo!

TROPA RADIOATIVA disse...

Se eu disse...

BlogBlogs.Com.Br