quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

iPad: A quarta revolução da Apple?






Depois de ter lançado produtos realmente inovadores como Macintosh, iPod e iPhone. A Apple criou um estigma a cada novo produto lançado, o planeta para, todos os telejornais transmitem, a internet vira um caos, e Steve Jobs sobre ao palco, para mostrar ao mundo o próximo parte da evolução da maçã.

Na tarde do dia 27 de Janeiro de 2010, o mundo parou, ao que seria a quarta revolução da Apple, o lançamento do seu primeiro tablet, com característica únicas. Alguns adoraram, outros odiaram, então vamos listar os prós e contras dessa nova ferramenta chamada iPad.

O que estão falando bem.

- Mais uma vez a Apple surpreende em integração, no seu novo iPad haverá integração com os Macs e também com o iPhone, formando uma grande trinca da empresa, sendo que todos os aplicativos para a iPhone funcionam no novo iPad.

- A tela multitouch de 9,7" não está só como estética, ela tem uma integração total com o sistema operacional do Ipad, que é um híbrido entre os SO de iPhone e Mac. Opções como esticar uma foto, mover, e interagir totalmente com os aplicativos prometem tornar o uso do iPad uma experiência excitante!

- Outra trinca formada são das lojas virtuais, desde o iPod, um dos grandes diferenciais era a loja virtual iTunes. Com o iPhone foi criado a elogiada App Store. No iPad haverá uma nova loja, a iBook, que venderá livros virtuais da maneira mais fácil e simples, como é comum na empresa.

- Como um iPhonão, vêm com todos os recursos de 3G e rede wi-fi, que são tão elogiadas na versão mobile.

- O novo iPad vem com todas as boas configurações de um reader de livros virtuais, se tornando excelente para essa função.

- Com um processador construído pela própria Apple, o iPad é excelente para plataforma de jogos, que deverão, segundo analistas, ficar equiparados com a qualidade gráfica do Wii, mas nada que suporte a nova geração de games.

O que estão falando mal.

- Sem multitarefas: Muito se esperava que o iPad fosse um Notebook modificado, mas infelizmente, não se pode rodar dois aplicativos simultâneos no aparelho, que pode tornar trabalhos mais complexos em extremas dores de cabeça. Ou se você quer ouvir músicas e navegar, terá que esperar os hackers darem um jeito nessa limitação.

- Uma das reclamações(que não minha opinião não se justificam) é a falta da câmera, o que torna o aparelho distante dos celulares. O grande problema da falta da câmera é que deixa o iPad em um meio termo desconfortável, não há multitarefas de um notebook, e nem uma câmera de um celular.

- O nome vem sido criticado, por se parecer demais com o iPod. Apesar de ser meio irrelevante, pode causar alguma estranheza nos usuários comuns. Eu honestamente, gostava do nome proposto de iSlate.

- O pior dos problemas a meu ver é a falta de suporte para Flash. Com um produto que promete ser totalmente conectado a internet, não ter o suporte de Flash para gozação. Esqueça os joguinhos divertidos em flash, pois eles já eram.

- Controle Total: A Apple gosta de ter controle total de seus produtos, o que dá incompatibilidade total a aplicativos fora da App Store, a não ser que entrem nossos amigos Hackers.

- O teclado é uma coisa bem criticada, por ser totalmente touch, e ser difícil utilização sem apoio.

- Hardware fraco: Os celulares smartphones lançados no começo do ano surpreenderam pela sua potência. Com processadores de 1 GHZ e 512 MB de memória RAM, e com até 64 GB de HD. Pois que o iPad é bem maior(ou seja, poderia-se aplicar mais coisas, teoricamente), mas traz os mesmos 1GHZ de processamento, e o máximo de 64 GB. Muitos questionam, se é um iPhonão, porque não tem um hardware a altura, e não tem aquela potência que se esperava de um produto "grande". Lembrando que o problema de Hardware é frequente nos produtos da Apple, o primeiro iPhone foi considerado ultrapassado por não ter uma boa câmera e a tecnologia 3G.


Posso comprar?

O iPad não é perfeito, e assim como toda primeira geração de produtos da Apple, é muito criticado. Mas os pontos positivos são inúmeros, e com certeza levarão a uma grande diversão. Vale lembrar que o mercado de Tabblets é novo, se esperava muito do iPad, e muitas expectativas foram frustradas, mas o iPad é de longe um dos melhores Tabblets, senão o melhor. O problema que se trata da Apple, todos esperavam algo mais, e só veio o que todo mundo já estava fazendo, com um toque brilhante de Steve Jobs. Se é a quarta revolução? Só o tempo e as próximas gerações dirão.




0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br