segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Quanto vale sua idéia?



Finalmente se findou a primeira década no século XXI (desde que você considere o zero como ínicio da década) e um acontecimento importante deste início de século foi o advento da Internet.

Esta ferramente é bem mais antiga (sua criação data dos anos 70), mas nunca foi tão utilizada como hoje em dia.
E Daí? Disso praticamente todo mundo sabe.

Acontece que uma das mais importantes mudanças que isto nos trouxe foi a proliferação de "celebridades instantâneas": pessoas que por um motivo ou outro adquiriram um pequeno momento de fama na web.
Não entraremos na questão do mérito de cada uma destas "celebridades", mas é interessante observar que, principalemnte após a criação do YouTube e outros sites de compartilhamento de vídeo, as boas idéias (e as não tão boas assim) puderam ser divulgadas e, assim, vistas por muito mais pessoas do que seriam sem estas ferramentas modernas.

Enfim, tudo isto causou uma verdadeira revolução na comunicação e muitas pessoas acabaram por fazer sucesso sem nenhum tipo de idéia "especial". Este foi o caso da lindinha Boxxy, por exemplo, ou mesmo de sua sucessora Tabby. Ambas meninas simples que fizeram vídeos ainda mais simples, sem nada de especial propriamente dito, mas mesmo assim alcançaram grande fama com a divulgação no 4chan (um dos maiores fóruns do mundo, de onde saíram muitos virais da internet) e em diversos outros lugares.

Este fenômeno no entretenimento também traz boas surpresas como os (já ultrapassados) japoneses e seus lipdubs:



Sem falar dos alunos da faculdade de Quebec que transformaram a brincadeira de dublagem em uma super-produção alcançando o sucesso em todo mundo.

Todos estes fatos e muitos destes vídeos são bem conhecidos e alguns já estão até saturados, mas tudo isto nos faz concluir que hoje em dia, a criatividade é muito valorizada e, ao mesmo tempo, nos faz quetionar o valor das idéias, uma vez que é pouco provável que qualquer uma dessas "celebridades instatâneas" tenha ganho algo com suas idéias.

Sendo assim, fica no ar a pergunta: Quanto vale sua idéia?


Leia também:

- Conheça um pouco mais sobre a história de Boxxy no Sedentário
- Geração Jonas Brothers (ou "Quanto mais velho, mais ranzinza")

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br