sábado, 30 de janeiro de 2010

Dia Internacional da HQ Nacional

Um leitor atento, logo percebe a incoerência no título desta postagem, mas apesar do claro erro de sintaxe, podemos afirmar que tal falta de lógica não existe no plano ideológico. Explico:

Hoje, 30 de Janeiro, é o dia da HQ nacional e no ano passado fizemos um pequeno guia mostrando como se "iniciar" no mundo das publicações brasileiras. Tendo seguido fielmente tal guia, obviamente não dá pra duvidar da qualidade dos artistas nacionais nessa área, tanto que as grandes editoras do mundo, estão cada vez mais publicando o trabalho de brasileiros e neste texto, vamos elencar alguns dos principais artistas brasileiros trabalhando para o mercado norte-americano e, por isso, o título de "Dia Internacional do Quadrinho Nacioanal"

A eles, então:

Ivan Reis iniciou sua carreira internacional ilustrando alguns quadrinhos da Dark Horse, passando depois para a Marvel, onde desenhou HQs do Homem de Ferro e dos Vingadores.
Em 2004 assinou contrato de exclusividade na DC Comics, onde realizou seu sonho de desenhar o Superman, na revista Action Comics.
Em 2006 assumiu o lápis da revista do Lanterna Verde, onde está até hoje, fazendo um tremendo sucesso de crítica e público.




Rafael Grampá é um outro caso de ilustrador de sucesso nos Estados Unidos. Primeiro publicou sua HQ "Mesmo Delivery" (No Brasil, pela Desiderata) por um editora pequena, mas alcançou sucesso tal que a Dark Horse reimprimiu seu trabalho com muitos extras e deu carta branca para seu novo projeto, intitulado de "FurryWater" (mais detalhes aqui).
A arte de Grampá foi tão bem recebida no exterior que artistas renomados elogiaram seu trabalho, sem contar que ele venceu o prêmio Eisner, ao lado de mais dois brasileirose o fato de ser eleito uma das 100 pessoas mais influentes em 2009.




Os dois brasileiros que receberam o Eisner ao lado de Rafael Grampá foram os Gemeos Fábio Moon e Gabriel Bá, que ralaram muito antes de despontar no mercado norte-americano de HQs, mas hoje são vistos como os grandes artistas que são e tem liberdade pra maioria de seus projetos.
Gabriel Bá ilustra uma das HQs de maior sucesso por lá: "The Umbrella Academy" escrita por Gerard Way (no Brasil, pela Devir) e ao lado de seu irmão começou a lançar em Dezembro pela Vertigo a série Daytripper, série que, inclusive, se passa no Brasil.

Tira "Quase Nada", publicada na Folhade SP

Diretamente da Paraíba, temos Mike Deodato Jr. que também já trabalhou para as duas grandes editoras dos EUA e atualmente tem contrato de exclusividade com a Marvel. Ilustrador da revista dos "Dark Avengers" uma das mais importantes publicação da Marvel pós-Invasão secreta.




Fora os artistas citados ainda trabalham pra fora Roger Cruz, Ed benes, Luke Ross e muitos outros que (por pura falta de memória deste que escreve) não foram aqui incluidos.

Todos estes nomes reforçam o talento do artista brasileiro, dentro ou fora do Brasil e que neste Dia da HQ Nacional muitos outros possam ter a oportunidade de mostrar seu trabalho e confirmar que o Brasil tem muito a ofercer para o mercado internacional de Histórias em Quadrinhos, um mercado cada vez mais "nacional".

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br