domingo, 17 de janeiro de 2010

A máquina de fazer dinheiro de Steve Jobs - parte UM




Steve Jobs foi um dos gênios por trás do Macintosh, primeiro microcomputador com interface gráfica vendido para as massas. Jobs e Steve Wozniak conduziram a grande revolução da informática, quando proporam a distribuição em massa do computador pessoal(PC). Os computadores nos anos 70 eram aquelas máquinas gigantes, e o único meio de obter um microcomputador era comprar as peças separadas, e montar em sua própria casa, o que obviamente era só para fanáticos e engenheiros. Após uma reunião com os chefes da IBM, Wozniak foi zombado, com um dos diretores falando "Você enlouqueceu? Porque as pessoas iriam querer computadores em suas casa?". E foi assim que os dois jovens gênios montaram a Apple, e revolucionaram completamente a informática.

A Apple já havia lançado dois computadores, o Apple I e o Apple II. O Apple II fora um grande sucesso, vendendo muito bem, e tornando a Apple a empresa que mais crescia naquela época. Mas após uma visita a XEROX, Jobs enlouqueceu, após ver um computador com interface gráfica de usuário. A maioria dos computadores na época eram apenas telas esperando por comandos vindos do teclado, ninguém esperava que uma pessoa comum conseguiria usar aquele modelo complexo, mas o computador da XEROX era diferente, tinha menus, um modelo muito mais simples de usar, e um pequeno periférico, antes não muito conhecido, o MOUSE. A XEROX tem uma grande fama de ter as maiores invenções, mas não utilizar nenhuma, seus laboratórios são cheias de coisas futurísticas, mas seus diretores só são corajosos o bastante para lançarem copiadoras. Jobs a preço de banana, comprou a tecnologia da XEROX, e entrou de cabeça na criação do Macintosh. Era uma ação arriscada, e extremamente criticada, afinal, o Apple II vendia muito, e o Macintosh seria totalmente diferente. Mas apesar das críticas, o Mac foi lançado, e revolucionou, e ajudou a visão que temos atualmente dos computadores.

Uma das Histórias mais contraditórias dessa época envolve o conhecido Bill Gates. Como o Mac era totalmente novo, e sem aplicativos no mercado, Gates pediu um Mac, para que pudesse fazer uma série de programas para ele. Ao ter um Mac em sua casa, ele enlouqueceu, assim como Jobs na sede da Xerox, e quis fazer algo parecido para sua nova empresa. Pouco tempo depois, a Microsoft estaria lançando seu primeiro Windows, que se parecia com o MAC OS. Após anos de processos e acordos, a Apple perdeu o processo contra a Microsoft, por plágio.



Em 1985, Jobs foi expulso da Apple. Com um temperamento forte, Jobs era conhecido como um ditador na empresa, xingava todos que achava idiota, na mesma época declarou "Existem dois tipos de pessoas, os gênios e o idiotas". E Jobs fazia de tudo para demitir os idiotas e pressionar ao máximo os gênios. Após sua saída, a Apple despencou, e chegou a quase declarar falência no final dos anos 90. Steve Jobs é uma daquelas pessoas malucas que tem uma visão única das coisas. Jovem rebelde, abandonou a faculdade, e mesmo não sendo formado, é responsável por boa parte do direcionamento dos produtos da Apple.

Com a empresa quase falindo, a Apple precisava de algo que a salvava, a Microsoft havia acabado com seu reinado nos Sistemas Operacionais. Mas Steve Jobs tinha a solução, depois de sair da Apple, além de comprar a futura Pixar, Jobs fundou a NexT, que criara um sistema operacional considerado revolucionário. Com uma estratégia de salvar a empresa, os diretores da Apple compraram a NexT e empregaram Jobs como seu CEO temporário. Na primeira reunião com os diretores, Steve entrou na sala parecendo um mendigo, se sentou e falou "Me digam o que há de errado neste lugar?", respirou fundo e gritou "São os Produtos. Seus produtos são um BOSTA". A partir daí que começou a grande era de domínio da Apple, reinada com iPods, iMacs, iBooks e o mais novo iPhone.

Na próxima edição, nós veremos como a Apple saiu da falência, e lançou tantos produtos inovadores.

1 comentários:

Anônimo disse...

acho isso uma mentirada!!!! O microssoft windows foi é e sempre vai ser o melhor O.S. que esse mundo á viu e verá!!!!!!Go microssoft go!!!! Aguardando o tao esperado MICROSSOFT WINDOWS 8 !!!!!!!!

BlogBlogs.Com.Br