sábado, 30 de maio de 2009

As Incriveis Aventuras do Pequeno Parker


Todos sabem que um dos maiores heróis da Marvel é o Homem-Aranha.Destacado entre os outros super-heróis pelos seus problemas do cotidiano e nerdice, em pouco tempo ganhou legiões de fãs.Porém, atualmente vive uma fase complicada.Após trocar as memórias do seu casamento pela vida de sua Tia May, agora ele vive em uma cronologia diferente, num "mundo" separado do Universo Marvel.Até parece impossível nos dias de hoje ler uma boa e velha história sobre o Cabeça de Teia...Porém, nossos problemas acabaram!

Tudo graças ao brasileiro Vitor Cafaggi.O brazuca teve a idéia de escrever histórias sobre a infância do franzino Peter Benjamim Parker ao estilo "tiras de jornal" e aproveitou para encher de referências sobre quadrinhos, filmes e música.Assim nasceu As Incriveis Aventuras de Puny Parker


Hoje ele completou a marca de 50 tiras, todas publicadas semanalmente em seu blog.Se você é fã de coisas como Calvin e Haroldo e Snoop, confira.Se você é fã do Aranha, confira.Se você é apenas mais um nerd desocupado zanzando na net a procura de coisa boa, confira!!!

http://punyparker.blogspot.com/

Continue lendo >>

terça-feira, 26 de maio de 2009

Caso "Dez na área" - Uma nova discussão


Para quem ainda não está totalmente interado sobre o caso, segue um pequeno resumo abaixo:



O Álbum "Dez na área, Um na banheira e ninguém no Gol", lançado em 2002 pela editora Via Lettera, teve cerca de 1220 exemplares comprados pelo governo do estado de São paulo, para distribuição em escolas públicas, como parte do programa de incentivo a leitura do governo estadual. Entretanro, o comitê da secretária de avaliação cometeu o equivoco de enviar os álbuns para crianaças da 3º série do ensino fundamental, sem reparar que a HQ continha palavrões e insinuações sexuais em algumas de suas histórias.
O jornal "A Folha de S. Paulo" publicou na terça, dia 19, uma matéria criticando a distribuição do gibi nas escolas, causando comoção geral na mídia. O governo tomou a decisão de recolher o livro das escolas e o Governador José Serra tentou se explicar em entrevista ao vivo no jornal da rede Globo de TV, o SPTV, onde deu um polêmica declaração, dizendo que o álbum era "de muito mal gosto", "os desenhos e tudo". Em suma, colocando toda a culpa na HQ, cujo os autores já declaram muitas vezes ter sido produzida para adolescentes e adultos, com histórias mostrando a influência do futebol na nossa sociedade. O caso causou reboliço na mídia especializada e alcançou a mídia como um todo, mostrando que o sistema de seleção e classificação do material escolar é ineficiente.
Muitos autores famosos fizeram comentários sobre o tema.




Toda a história que está resumida no parágrafo acima foi extensamente dicutida e comentada em diversos sites, especializados em comics ou não, chegando a ter a tag #deznaaerea como uma das mais ultilizadas naquele dia no Twitter. No entanto, o caso abre uma nova (porém antiga) discussão:
A ultilização dos quadrinhos na educação.

Se todo este caso trouxe algo de bom, é a provavel mudança no sistema de seleção dos livros que seram direcionados as crianças futuramente. É complicado afirmar que os responsáveis pela aprovação de "Dez na área..." não tenham lido a obra (declaração extrema que alguns roteirista e desenhistas tomaram como verdadeira), mas é fato que o livro não foi bem avaliado. Aí entra uma coisa que deve mudar com relação as HQs, sua imediata ligação com o universo infantil.

É óbvio que, assim como na literatura e em diversas outras artes, que os quadrinhos tem diversas obras infantis, mas este não é, definitivamente, seu único nicho. Este "pré-conceito" para com as HQs, com certeza influênciou na decisão da comissão que aprovou o álbum da Via Lettera para ser distribuído nas escolas. Este aspecto está muito bem explorado no artigo intitulado "O óbvio: Quadrinhos não são pra crianças" de autoria de Paulo Ramos (do Blog dos Quadrinhos) e Waldomiro Vergueiro (autor do livro " Como usar as Histórias em Quadrinhos na sala de aula"), publicado na edição de sexta-feira (22) na "Folha de S. Paulo".


Com este problema eliminado, podemos finalmente entrar na discussão proposta no ínicio do texto. Os quadrinhos alcaçaram o "status de literatura" muito recentemente, apenas em 2006 o PNBE (programa de incentivo a leitura do governo federal) incluiu quadrinhos no catálogo de livros.

Com os acontecimentos recentes e a polêmica causado pelo "Caso Dez na área", o papel pedagógico das HQs fica confuso para pessoas que não acompnham mídia especilizada na área. Para os pais e professores que não conhecem ou ainda tem algum tipo de preconceitos com os comics, As Histórias em Quadrinhos não tem nenhum papel na educação das crianças, principalmente se este conter palavrões.

É necessário mostrar que neste caso houve um enorme equivoco por parte do governo e saber que se o álbum, editado por Orlando, fosse distribuído para adolescentes ou adultos ele caberia perfeitamente em uma aula sobre a influência do futebol no Brasil, um esporte tão conhecido e adimirado, porém pouco discutido.

É bom ressaltar que as HQs tem um incrível poder pedagógico e que são excelentes portas para o incentivo a leitura. O livro "Dez na área, um na banheira e ninguém no Gol" passa longe da definição dada pelo governador de S. Paulo. Um trabalho muito bom que mostra muito bem as influências do "esporte nacional" na sociedade moderna, conta com prefácio do jogador Tostão e com histórias de autores que estavam dispontando em 2002 e hoje já são consagrados no meio, além de vários artistas bem conhecidos.

Vale muito a pena ser lido, muito mais agora! Merece ser lido, recomendado e discutido com pessoas que não são leitors frequentes de HQs.

Portanto, a discussão está aberta:
As HQs ainda teram espaço nas escolas depois deste caso?
A seleção de livros da Secretária de educação vai realmente tomar medidas para crianças de 9 anos não sejam mais expostas a livros e HQs para adultos?


* A tira publicada no ínico do post é do Bira, clique para aumentar.

Continue lendo >>

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Feliz Dia do Orgulho Nerd!!


Trekkers, geeks, otakus, gamemaniacos e outras facções terroristas nerdicas, hoje é o nosso dia!Dia 25 de maio, Dia do Orgulho Nerd!!Comemorai-vos!

Essa data foi escolhida devido a um dos maiores símbolos do nerdismo, Star Wars.Em 25 de maio de 1977, era exibido pela primeira vez Guerra nas Estrelas nos Estados Unidos.E já que, para os leigos, todo nerd adora Star Wars, essa foi o dia premiado.

Mesmo sendo excluidos pelos colegas de escola, mesmo sendo ignorados pelas garotas da faculdade, mesmo sendo crucificados por ter as notas mais fodas, nós, nerds, sobrevivemos.Só agora, com o aumento de material "nerd" em outras mídias(Televisão, Cinema) e com vários famosos se revelando leitores assíduos de histórias em quadrinhos, esse preconceito acabou e ser nerd virou moda.

Hoje, estamos espalhados em todos os cantos.Da China até a Casa Branca.Gente como Bono Vox, Nicholas Cage, Samuel L. Jackson e outros foderosos astros do cinema estão na lista de nerducos.O apse do nerdismo no mundo aconteceu ano passado, quando um filme baseado em histórias em quadrinhos(Batman:The Dark Knight) ganhou um oscar em uma das categorias de mais destaque(Heath Ledger - Melhor Coadjuvante)

E para comemorar nossas conquistas inúteis, o hino dos nerds:



EXCELSIOR!!

Continue lendo >>

domingo, 24 de maio de 2009

Fierro no Brasil


Uma noticia dada pelo Blog dos Quadrinhos na última semana, pode balançar o mercado brasileiro de HQs.

A nota diz que o editor da revista argentina "Fierro" tem intenção de publicar a revista no Brasil, intercalando em seu mix histórias de autores argentinos e brasileiros.

De ínicio pode não parecer uma notícia relevante, afinal revistas mix aparecem e somem todos os dias neste nosso, tão instável, mercado de HQs. A diferença está no poder que uma revista como a "Fierro" teria no Brasil.

Basta analisar, as únicas revistas mix com histórias de autores brasileiros que fazem sucesso no Brasil, as de humor. Esta aí a recente reforma da versão nacional da "MAD" que não me deixa mentir.

Histórias com teor mais introspectivo, dramático ou alternativo ficam relegadas a álbuns de autores que, quando não são independentes, não conseguem uma boa campanha publicitária, tornando o alcance de sua obra muito limitado.
Revistas mix contendo histórias de ficção e drama com autores brasileiros? Alguns talentosos autores tentam no meio independente e boas revistas como "Garagem Hermética" e "Café Espacial" são lançadas sem periodicidade e, infelizmente, com alcance limitado.

O que falta a estes autores mais "alternativos" não é talento, mas sim estrutura, uma editora competente e compromissada que tenha estrutura para uma distribuição e publicidade seria capaz de, teoricamente, transformar todas as boas idéias destes artistas em sucesso editorial.

A vinda da "Fierro" com histórias de autores nacionais seria a solução, a revolução. Obviamente, não existe a certeza de que a vinda desta revista salvaria o mercado nacional de HQs, mas a probabilidade é grande. Ficamos na torcida!

Continue lendo >>

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Doutor Receita: Animes

Na animação japonesa residem vários clássicos da cultura POP. É impossível mostrer em uma pequena coluna o tamanho da produção de animes no japão, obviamente, nem todos são bons, mas alguns merecem destque.

Na lista abaixo você pode encontar alguns animes "carne de vaca", já citados e elogiados em infinitos blogs e sites, mas saibam que a intenção desta lista é mostar o essencial para aqueles que pouco conhecem (ou não conhecem) o poder da animação japonesa, também foram priorizados os filmes e não os animes seriados. Com vocês, os animes essenciais:



Ghost in the Shell

Sinopse: Ghost in the Shell se passa depois de 2029, marcado pelo surgimento de uma nova tecnologia que permite a fusão do cérebro à computação, à rede mundial.
O ambiente de Ghost in the Shell é cyberpunk ou pós-cyberpunk, porém o autor foca mais nas ramificações éticas, filosóficas e sociais da fusão em massa da humanidade com a tecnologia, o desenvolvimento da Inteligência Artificial e a onipresença da rede de computadores como uma oportunidade para reavaliar assuntos como a identidade pessoal, a singularidade da consciência e o aparecimento do transhumanismo.
O filme, séries e mangá derivados cobrem histórias policiais nas investigações da Comissão Nacional Japonesa de Segurança Pública, Seção 9, especializada no combate a crimes perpetrados com uso da tecnologia.
A protagonista é Kusanagi Motoko, apelidada de Major. Apesar de em tese não haver uma diferença hierárquica entre os membros da equipe, Kusanagi tem a a função de líder tática da Seção 9. O apelido vem da sua época nas forças armadas. Ela tem capacidades sobrehumanas devido a seu corpo cyborg ser especializado para atividades táticas. Apenas o cérebro e um segmento do cordão espinhal são orgânicos.
Trailer

Uma das séries mais influentes de toda a cultura POP mundial, tendo influenciado grandes produções cinematográficas como "Matrix", por exemplo. Mas não é apenas de influências que vive este filme, o mais interessante aqui é o debate filosófico que ele propõe, "Derá que seremos dominados pelos computadores um dia?", a resposta vem com muita ação e suspense. Dirigido por Mamoru Oshii o filme ainda teve duas continuações (apenas uma feita por Oshii) e uma versão seriada. O estudio responsável pela produção do filme cogita fazer um filme com pessoas reais.



Akira

Sinopse: A história desenrola-se em Neo-Tóquio, uma cidade de Tóquio reconstruida (sobre o que é hoje a Baía de Tóquio) depois de ter sido destruída na III Guerra Mundial. Segundo vem depois a constar, a III Guerra Mundial foi (supostamente) iniciada pelo crescimento incontrolável de poderes sobrenaturais de uma criança chamada Akira, que foi registrado num programa governamental secreto de pesquisa. No tempo real do enredo, 30 anos depois da III Guerra Mundial, uma gang de motoqueiros liderados por Kaneda é envolvido numa luta com a gang rival, quando o membro mais novo do gang de Kaneda, Tetsuo, colide numa auto-estrada com uma criança misteriosa que havia escapado do programa de investigação psíquica secreta do governo. Tetsuo é depois levado pelos responsáveis deste programa governamental juntamente com a criança, e é sujeito às mais diversas experiências. O incidente com a criança misteriosa bem como os testes realizados acordaram os poderes latentes de Tetsuo, com desastrosas consequências tanto a nível pessoal, bem como conflitos interpessoais com os seus amigos, e a nível mais amplo, uma vez que Neo-Tóquio é novamente ameaçada por outro incidente. Trailer

Mais um anime com temática cyberpunk, que hoje é muito popular. Conta a história de seres humanos com super-poderes, vivendo em uma Tóquio futurista. O peso de Akira está em seu mérito de ser um dos primeiros, quiça o primeiro, anime a ter uma temática adulta envolvendo inclusive conspirações governamentais, tema muito ultilizado hoje em dia.
A trama gira em torno, principalmente, de três personagens: Kaneda, Tetsuo e o misterioso Akira. Com excessão de Akira, os outros dois personagens fazem parte das gangues deste mundo futurista e são eles que trazem uma grande densidade ao filme, ao tratar de um tema pesado: A Alienação da juventude moderna. Apenas ao assitir é possível entender a grandiosidade deste anime.



Preto e Branco (Tekkonkinkreet)

Sinopse: Kuro (também conhecido como Preto) e Shiro (o Branco), com 13 e 11 anos, respectivamente, os garotos moram em um carro abandonado, na caótica Cidade do Tesouro, e são conhecidos como os Neko (gatos), virando-se à base de pequenos crimes e protegendo sua área das ameaças externas. As coisas ficam graves -e violentas- quando um chefão da Yakuza, a máfia japonesa, decide usar a área como base para um parque temático que servirá para lavar dinheiro. Trailer

Existem duas curiosidades sobre este filme, baseado no mangá de Taiyo Matsumoto, ele é dirigido por um americano chamado Michael Arias, que vive no japão a amias de 16 anos. Além disso ele é um dos poucos animes que tem como tema o cotidiano japonês, suas cidades, seus costumes e sua periferia. Sempre que se pensa em Japão, logo vem a mente samurais e guerreiros imortais e por vezes nos esquecemos de que o povo que vive lá do outro lado do mundo, são tão humanos quanto nós.
Este Anime também extrpola com algumas idéias surreais (e um visual arrebatador, onde as cores são aplicadas com maestria), mas no fundo trata de dois garotos de rua que tentam apenas sobreviver e proteger seu território dos invasores.


A Viagem de Chihiro

Sinopse:Vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim e do Oscar 2003 de melhor longa-metragem de animação, A viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001), de autoria de Hayao Miyazaki - o maior animador do Japão - é, sem exagero, um dos melhores desenhos animados de todos os tempos.
O filme começa com Chihiro, uma menina mimada e medrosa, viajando com seus pais para uma casa nova. A família pega o caminho errado e vai parar na entrada de um misterioso túnel. Eles decidem, então, ver o que há no final da passagem e encontram... Bom, não vou estragar as surpresas (que são muitas), mas Chihiro tem que salvar seus pais e aprender a superar seus medos e limitações em uma história que pode ser classificada como um conto de fadas moderno.
Trailer

Para finalizar, nada melhor que um doa animes de maior sucesso no mundo. A Viagem de Chihiro tem um visual tão bonito quanto o do supracitado "Preto e Branco", a diferença reside na ultilização deste visual. Este anime é capaz de te levar a uma verdadeira "viagem", se mostrando mesmo como um conto de fadas moderno. Assistir este anime é como sentir-se novamente criança e poder se aventurar em mundos conhecidos apenas por pessoas especiais. Um anime essencial e muito especial.


Em suma, esta lista esta longe de estar completa e estes pequenos comentários estão ainda mais longe de expressar o que cada um desses filmes representa quando o assunto é cultura POP, ou mesmo cultura japonesa. A intenão deste texto é de que as pessoas que o lerem corram atrás de cada um deles no intuito de entender melhor a produção cultural deste país de artistas tão criativos.

Divirtam-se!!

Continue lendo >>

sábado, 16 de maio de 2009

Fãs do Mr.Osbourne, preparem as carteiras!


A fase mais criativa do gurpo de Metal Black Sabbath vai ser relembrada em um disco especial, e sim, me refiro a fase Ozzy Osbourne.


Considerada por alguns a melhor fase da banda, foi com ela que tivemos clássicos como "Paranoid" e "Iron Man".Alem, é claro, da própria criação da banda.

A previsão de lançamento é pra dia 15 de junho, mas como sabemos, isso vai atrasar XD.

Acho interessante o relançamento dessa fase.Muitos lembram de Ozzy apenas pelo Black Sabbath, mas outros tantos lembram do Black Sabbath apoenas pelo Ozzy, então, até hoje, os dois lados tem um certo mutualismo indireto que pode ser bastante aproveitado em um disco desses.

É legal ver discos de velhas fases serem relançados.Acho melhor do que fazer um seriado em um canal de fofocas contanto o dia a dia da família do artista.Isso sim é desastroso.

Continue lendo >>

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Apresentando Cello Metal

Quem acompanha o Radioativo já teve a oportunidade de conhecer muitas bandas desconhecidas do grande público, porém de qualidade induvidável. Já puderam conhecer um pouco de Folk Metal, viram que o metal pode ser adaptado para música caipira, além de conhecerem o "Metal a Capella" do pessoal do Van Canto.

Obviamente não nos esquecemos das bandas conagradas, que sempre mantém o nível, como é o caso do U2, ou do Queen, sempre presentes aqui no blog.



O texto de hoje apresentará a banda finlandesa Apocalyptica.
Definitivamente, o som deles é diferente, apesar de terem surgido nos anos 90 em meio a muitas outras bandas de metal melódico, o estilo, auto-intitulado "Cello Metal" pela banda, se destacou por ultilizar violoncelos, instrumentos que não são muito recorrentes, mesmo em outras bandas de Metal melódico.

Além disso, até o lançamento de "The Worlds Collide" em 2007, todas as músicas da banda eram instrumentais, mas é fácil ver que, mesmo sem vocais, a banda consegue fazer um belo som. Com o lançamento deste CD a banda passou a incluir letras, como na musica "SOS", que você confere abaixo:



Ao incluir vocais, a banda também polemizou com a música "I'm Not Jesus", veja o clipe abaixo:





Você pode conferir um dos melhores vídeos da banda, na época em que era apenas instrumental, clicando aqui.


Mais uma banda que vale a pena ser conhecida. Aproveite!

Continue lendo >>

Plantão Marvel:Maiores Clássicos nunca mais


Como muitos sabem, a Panini anunciou o fim dos "Maiores Clássicos".Tudo porque as baixas vendas das últimas edições haviam gerado grande prejuízo para a editora e, agora nos tempos de crise econômica, isso não podia ser ignorado.Então, a Panini começa a investir numa nova estratégia, que é publicar encardenados de arcos fechados.Confira alguns dos lançamentos anunciados que servirão de "teste" para essa nova tática

Um dos encardenados anunciados é A Queda dos Mutantes, continuação de Massacre dos Mutantes(Maiores Clássicos dos X-men 3).Essa que é uma das sagas mais consagradas dos X-men está prevista para o meio do ano.Sairá com 272 páginas, capa cartão e custando R$ 36,90.

Outro lançamento será Demolidor:O Homem Sem Medo, minissérie da década de 90 que recontou a origem do Demônio da Cozinha do Inferno de forma mais refinada.Escrita por Frank Miller e desenhada por John Romita JR, terá capa dura, 224 páginas e sairá por R$ 54,00

Enquanto Maiores Clássicos entra em extinção temporariamente, a linha das "Bibliotecas Históricas" continua firme.Foi finalmente confirmado a Biblioteca Histórica Marvel 2:Vingadores, contendo o fim da formação original e as primeiras histórias com Mercúrio, Feiticeira Escalarte e Gavião Arqueiro na equipe.A edição sairá com capa dura, contendo 216 páginas e custando R$ 52,00.



E Terra X, que há algum tempo foi anunciada pela Panini, foi prometida para até a Bienal(finalmente uma "data").Lembrando que Terra X será lançada na integra, com capa dura, extras e tudo que se tem direito.

Entrando nos mensais, Marvel Max traz duas novas histórias em julho, que são Foolkiller e Simon Garth : Zumbi


O elogiado novo título do Homem de Ferro, Invicible Iron Man, escrito por Matt Fraction e desenhado por Salvador Larroca, estreia em Avante!Vingadores 30.

A minissérie que conta como foi a vitória de Magneto na guerra entre mutantes e humanos na realidade da Dinastia M será lançada em Marvel Especial 14.

Em Marvel Action, o novo título do Pantera Negra que virá pós-Invasão Secreta pode não sair aqui no Brasil.Entretanto, Lady Liberators, escrita por Peter David, deverá sair em Action no final do ano.

Nas histórias alternativas, séries mais adultas como Kick Ass, Powers e Criminal, terão detalhes divulgados em breve.New Universal e Captain America: The Chosen ainda tem chance sair por aqui.Uma coisa é certa, alguma coisa do selo Icon sai esse ano.


Bem, os editores da Panini já nos deram informação do que vai sair daqui até o fim do semestre.Então, vá logo calculando sua renda, deixando coisas mais inúteis para depois(conta de luz, por exemplo) porque, esse ano, não vai faltar motivos para os nerds gastarem grana

Continue lendo >>

terça-feira, 12 de maio de 2009

Último episódio de A Familia Dinossauro


Particularmente, nunca tinha visto o último episódio desta, que é uma das melhores séries de TV de que se tem notícia. Muito provavelmente o último episódio não tenha sido exibido no Brasil.

Foi quando o vi legendado neste vídeo:




O final da série passa uma mensagem íncrivel e nem parece que esta série foi feita nos, já longinquos, anos 90, principalmente quando se leva em conta o quanto se discute hoje sobre os impactos ambientais dos humanos no mundo.

O enredo deste episódio conta como ocorreu a extinção dos Dinossauros e o "Goodbye" no final do vídeo emociona qualquer pessoas que tenha curtido as aventuras destes ícones da cultura POP dos anos 90.

Vi o Vídeo no Não Salvo, afinal, "Entre o céu e o Créu existem coisas que você nem imagina"

Continue lendo >>

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fotos do filme de Dylan Dog

Essa semana surgiram algumas imagens interessantes do filme "Dead of Night", que procura adaptar as histórias de Dylan Dog, personagem de Tiziano Sclavi, para as telas de cinema.




















Brandon Routh (Superman Returns) interpreta Dylan no filme. O roteiro fica por conta de Joshua Oppenheimer e Thomas Dean Donnelly. O filme não contará com a participação de Groucho (um dos melhores personagens da HQ, inspirado no comediante Groucho Marx), seu substituto será Marcus, interpretado por Sam Huntington.

O roteiro deve funcionar como uma origem do personagem e terá muitos zumbis, vampiros e outros caso sobrenaturais. Para conhecer um pouco melhor este personagem, veja o dossiê Radiotivo de Dylan Dog.

Continue lendo >>

Tênis por Robert Crumb


As pessoas que gostam de quadrinhos undergroud, com certeza conhecem o papa Robert Crumb. O Radioativo já falou um pouco sobre este incrível quadrinista na matéria especial sobre a Histórias das HQs, mais precisamente na parte 3.

Foi anunciado recetemente que algumas ilustrações de Crumb, estrelando dois de seus mais famosos personagens, serão usadas em tênis da marca Vans.

Mesmo quem não gosta de quadrinhos undergroud precisa assumir que ter um tênis do "Mr. Natural" ou de "Fritz, The Cat" vale muito mais que os 60 doláres cobrados pelo calçado.

O lançamento será dia 1º de Outubro.

Fonte: Nerds Somos Nozes

Continue lendo >>


Ontem eu postei aqui a noticia dos remakes de Pokémon... agora temos mais noticias anúnciadas no PokéSunday. (SIM! Estou atrasado DE NOVO... Whatever...) ATENÇÃO QUE TUDO QUE ESTIVER ESCRITO ABAIXO FOI ANÚNCIADO NO PROGRAMA OFICIAL DE POKÉMON, E PODE SER RETIRADO DA VERSÃO OFICIAL DO JOGO... não coloquem a culpa no Blog, em mim ou no Papa...

- Assim como Sinnoh, Johto terá um Underground.
- Double Battles estarão presentes como estiveram desde a 3ª geração.
- Mudanças baseadas no horário (Como certos Pokémons em certas localidades e mudança de ambiente diurno e noturno como em Diamond/Pearl/Platinum e nos antigos Gold/Silver/Crystal).
- Celebi FINALMENTE poderá ser obtido na versão americana do jogo (apesar de ter sido lançado na 2ª geração, Celebi NUNCA esteve disponível em nenhum dos jogos).
- Você poderá conseguir tanto um dos iniciais de Kanto quanto de Hoenn depois de completar a Elite 4/receber o SS Ann Ticket/completar objetivos em Kanto.
- Lugia e Ho-Oh poderão ser capturador AMBOS na mesma versão, mas com algumas diferenças, enquanto o guardião de cada jogo (Lugia @ SoulSilver, Ho-oh @ HeartGold) virá em Lv. 40, e o guardião da OUTRA versão virá em Lv. 70, ou seja, se eu comprar SoulSilver, terei um Lugia Lv. 40 e um Ho-oh Lv. 70, se comprar o HeartGold terei um Lugia Lv. 70 e um Ho-oh Lv. 40.
- Cerulean Cave (Kanto) sofreu algumas transformações, e continuará tendo o Mewtwo (que era Exclusivo de FireRed e LeafGreen).

Pois bem... é só isso... por enquanto... ou não...

:k

Continue lendo >>

sábado, 9 de maio de 2009

Uma Nova Jornada em Estrelas Antigas


Quem nunca ouviu falar em 'Jornada nas Estrelas'? A série que então já foi sinônimo de Nerdice, com os Trackers e tudo mais, parece que tinha ido para o esquecimento. Nessa década, toda tentativa de fazer com que a mania voltasse, fracassaram, e parecia que os muito bons filmes antigos de 'Jornada nas Estrelas' seriam relíquias de velhas mentes(Se vocês puderem, peguem para ver os antigos, é bom sim, esqueçam isso de 'efeitos especiais' e encontrarão belos filmes).


Colocar 'Jornada nas estrelas' nas mentes adolescentes sem desagradar muito os fãs antigos! Impossível?  Não para J.J.Abrahams(Ele mesmo, a mesma mente por trás de Lost e Fringe). 
E daí surgiu "Star Trek", o 11º filme da série "Jornada nas Estrelas".
Sinceramente, eu sempre coloquei fé no filme, mesmo não sabendo muito sobre 'Jornada nas Estrelas, e essa era a preocupação de 8 entre 10 pessoas que queriam ver o filme, "Eu não sei nada de Star Trek, como vou ir ver esse no cinema?", Podem ficar tranquilos! O filme é auto-explicativo, não precisa saber nada dos anteriores para assistir  esse novo...então, vamos a crítica.

Tendo o roteiro muito bem amarrado, o filme consegue fazer algo que poderia servir de lição para alguns filmes de Super-Heróis, contar a origem, e ao mesmo tempo não entediar o público. Em paralelo temos várias histórias, da origem de vários personagens de Star Trek clássico(Claro, se você não sabe, nesse filme conta a origem de tudo, o começo da Enterprise). Tudo acontece em um ritmo alucinante, esse é outro ponto interessante no roteiro, além do climax final, há pelo menos 2 outros momentos de tirar o fôlego, e que parecem ser até mesmo o fim do filme, as coisas acontecem e acontecem, e você não desgruda da cadeira.
A direção é impecável, apesar de não ter gostado de alguns efeitos sonoros(Não sei se isso se deve ao fato do filme ser dublado aqui, ou se realmente deram uma vacilada nos efeitos), e os efeitos, nem se fala, para uma série que é uma grande interrogação, a qualidade do elenco e da produção são invejáveis nos dias de hoje.

Corra para o cinema! E leve alguém que ache que Star Trek é coisa de nerd, com certeza, essa pessoa vai gostar muito do filme!


Continue lendo >>

Games - Pokémon SoulSilver e HeartGold

Quem frequenta o Blog vai achar que a Tag de Games é só pra Pokémon, mas Whatever...


Foi anunciado ontem (a noite se não me engano e agora já deve ter pipocado em cada pequeno fórum/site que tenha como tema Pokémon, mas Whatever...) que Pokémon Gold e Pokémon Silver ganharão um Remake.










Novo Artwork








Pra quem não sabe, Pokémon Gold e Pokémon Silver foram as versões mais vendidas de Pokémon, depois de Red/Blue/Green/Yellow fazerem o sucesso que fizeram, a Nintendo decidiu lançar uma continuação, então veio Gold e Silver... no final deste ano, mais ou menos no Outono vai completar 10 anos desde o lançamento de Gold e Silver, e qual o melhor meio de comemorar se não com um Remake? Assim como FireRed e LeafGreen tiveram suas atualizações/melhorias, é claro que SoulSilver e HeartGold também terão, alguns dos rumores, e eu repito RUMORES deverão ser:

- Heatran no Topo do Mt. Silver.
- Localização de alguns Pokémons mudadas das versões originais.
- Ilhas Laranjas (2ª Temporada do Anime) Disponíveis.
- Scizor e Scyther poderão aprender FLY.
- Pokémon inicial deverá andar junto do Treinador, assim como o Pikachu em Pokémon Yellow.


Apenas repetindo, AS MUDANÇAS DESCRITAS ACIMA AINDA SÃO RUMORES. Muitos fãs fizeram suas teorias de porque a Nintendo lançaria esse Remake, coisas como o ArtWork dos Pokémons de Johto serem os únicos a não terem sido refeitos, personagens dos jogos aparecerem em OUTROS jogos, e até mesmo o Remake de FireRed/LeafGreen levou a crer que a Nintendo lançaria esses Remakes... bom, taí, eu gostei, e já vou guardar dinheiro, mesmo tendo meu R4, porque eu sou assim, fã, e como todo fã idiota, eu vou gastar meu dinheiro no original...

Esperem mais noticias... Ou Não...

EDIT: O OUTONO QUE EU MENCIONEI NO COMEÇO DO POST É O OUTONO JAPONÊS, agradeçam ao meu erro ao meu AMIGO ASNO.

:k

Continue lendo >>

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Indicações do Troféu HQMix





A lista divulgada esta semana esta bem diversificada. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá dia 7 de agosto, no SESC Pompéia, em São Paulo. O trófeu que será entrgue esse ano homenageia Eugênio Colonnese.

Confira abaixo a lista dos indicados, retirada do Blog dos Quadrinhos, com alguns comentários:

1. Desenhista nacional

  • Fábio Lyra ("Menina Infinito" - Desiderata)
  • Fábio Moon e Gabriel Bá ("Procurando São Paulo" - revista Época SP)
  • José Aguiar ("Quadrinhofilia" - HQM)
  • *Jozz ("Circo de Lucca" - Devir)
  • Laudo ("Revolução Russa" - Escala Educacional; "Depois da Meia-noite" - Independente
  • Rafael Grampá ("Mesmo Delivery" - Desiderata)
  • Samuel Casal ("Prontuário 666" - Conrad)
Grampá foi mesmo um nome de destaque no ano de 2008, não só ganhou um Eisner (ao lado dos concorrentes Moon e Bá), como também publicou com sucesso, "Mesmo Delivery", onde mostrou todo sua habilidade.


2. Desenhista estrangeiro

  • *Darwyn Cooke ("Spirit" - Panini)
  • Frank Quitely ("Grandes Astros Superman" - Panini)
  • David B ("Epiléptico" – Conrad)
  • Duncan Fegredo ("Hellboy" - Mythos)
  • Liniers ("Macanudo" - Zarabatana)
  • Enrico Marini ("Predadores" - Devir)
  • Niko Henrichon ("Leões de Bagdá" - Panini)
Todos excelentes desenhistas, porém de estilos muito diferentes. Desde o realismo de Niko Henrichom, até o caricato de Liniers, disputa acirrada.


3. Roteirista nacional

  • André Diniz ("Coleção História e Filosofia em Quadrinhos" - Escala Educacional)
  • Adriana Brunstein e Samuel Casal ("Prontuário 666" - Conrad)
  • Daniel Esteves ("Nanquim Descartável" - Independente; "Front" - Via Lettera)
  • Cadu Simões ("Nova Hélade" - Independente Garagem Hermética - Independente)
  • Fábio Lyra ("Menina Infinito" - Desiderata)
  • Fábio Moon e Gabriel Bá ("Procurando São Paulo" - revista Época SP)
  • José Aguiar ("Quadrinhofilia" - HQM)
Outra escolha que será dificil para a banca julgadora do prêmio, o destaque que Fábio Moon e Gabriel Bá alcançaram na mídia mundial conta muitos pontos, mas nehum concorrente deixa a desejar.


4. Roteirista estrangeiro

  • Alan Moore ("Promethea" - Pixel)
  • Ai Yazawa ("Nana" - JBC)
  • Brian Wood ("DMZ" - Pixel; "Local" - Devir)
  • Charles Burns ("Black Hole" - Conrad)
  • David B. ("Epiléptico" - Conrad)
  • Geoff Johns ("Lanterna Verde"; "JSA" - Panini)
  • Grant Morrison ("Grandes Astros Superman" - Panini)

Apenas Grant Morrison e Geoff Johns escrevem constantemente para grandes editoras de quadrinhos, os outros autores são mais alternativos, o que torna a disputa interessante. Destaque para a presença de um autor de mangás na lista.


5. Desenhista Revelação

  • Bruno D’Angelo ("O Catador de Batatas e o Filho da Costureira" - JBC)
  • Danilo Beyruth ("O Necronauta" - Independente)
  • Marlon Tenório ("Os 303 de Esparta" - Independente)
  • Olavo Costa ("O Contínuo" - Independente)
  • Hemeterio ("Chibata! João Cândido e a Revolta que Abalou o Brasil" - Conrad)
  • Pablo Mayer ("A Casa ao Lado" - HQM)
  • Tulio Caetano ("Dr. Bubbles & Tilt" - Zarabatana)
O ano de 2008 foi muito prolífero nos Quadrinhos nacionais, as revelações do ano passado muito provavelmente não cebem em um só prêmio. É vísivel nesta categoria o poder das HQs independentes.


6. Roteirista Revelação

  • Alex Mir ("Tempestade Cerebral" - Independente)
  • Dalton Correa Soares ("O Contínuo" - Independente)
  • Leandro Assis e Hiroshi Maeda ("O Cabeleira" - Desiderata)
  • Marlon Tenório ("Os 303 de Esparta" - Independente)
  • Olinto Gadelha ("Chibata! João Cândido e a Revolta que Abalou o Brasil" - Conrad)
  • Ricardo Giassetti ("O Catador de Batatas e o Filho da Costureira" - JBC)
  • Rodrigo Alonso ("Eterno" - Independente)

Outra categoria onde o quadrinho independente é forte.

7. Ilustrador Nacional

  • Adams Carvalho (Folha de São Paulo)
  • Alarcão (livros infantis)
  • Éber Evangelista (revista Aventuras na História)
  • Fernando Vilela (livros infantis)
  • Kako (revista "Aventuras na História")
  • * Odilon Moraes (livros infantis)
  • Weberson Santiago ("Folha de São Paulo", revista "Getúlio")

Escolhas muito boas, todos tem trabalhos importantes e conhecidos no país.


8. Tira nacional

* Amely (Pryscila Vieira - PubliMetro)
* Chiclete com Banana (Angeli – "Folha de São Paulo")
* Mulher de 30 (Cibele Santos - PubliMetro)
* Níquel Náusea (Fernando Gonsales – "Folha de São Paulo")
* Quase Nada (Fábio Moon & Gabriel Bá – "Folha de São Paulo")
* Piratas do Tietê (Laerte –"Folha de São Paulo")
* Preto no Branco (Allan Sieber – "Folha de São Paulo")

Fora "Amely" e "Mulher de 30", todos os outros são trabalhos já muito conhecidos por quem é fã de HQs. Mais uma vez concorrem Bá e Moon (seriam eles uma pessoa só?)

9. Web quadrinhos

  • Candyland - Capital - link
  • Clube da Esquina - link
  • Exploradores do Desconhecido - link
  • O Homem Nu - link
  • Meu Mundo Nosso - link
  • Quadrinho Ordinário - link
  • Rei Emir - link
Muitos dos concorrentes eu, particularmente, não conhecia. Legal ver que os Exploradores concorrem mesmo depois de dar uma parada. André Dahmer felizmente marcando presença.



10. Publicação infanto-juvenil

  • Almanaque da Mônica (Panini)
  • Almanaque Maluquinho - O Japão dos brasileiros (Globo)
  • Hunter X Hunter (JBC)
  • Naruto (Panini)
  • Os Pequenos Guardiões (Conrad)
  • Turma da Mônica Jovem (Panini)
  • Xaxado Ano 3 (Independente)
Aparentemente os mangás de aventura ainda são maioria, mas é bom ver que as crianças tem um leque muito especial de Gibis a sua escolha.


11. Publicação de clássico

  • Batman ilustrado por Neal Adams (Panini)
  • Che (Conrad)
  • Antologia Chiclete com Banana (Devir-Jacaranda)
  • Corto Maltese – As Etiópicas (Pixel)
  • Biblioteca Histórica Marvel - O Surfista Prateado vol. 1 (Panini)
  • Tintim No País dos Sovietes (Cia. das Letras)
  • Turma da Mônica Coleção Histórica (Panini)
Uma das categorias mais diversificada, o melhor de tudo é saber que os clássicos sempre tem chance de serem publicados em nosso país.


12. Publicação de humor

Bone – Estúpidas, Estúpidas Caudas-de-Ratazanas (Via Lettera)
Macanudo #1 (Zarabatana)
Mad (Panini)
Mundo Canibal (Mythos)
Níquel Náusea - Em boca fechada não entra mosca (Devir)
Piratas do Tietê # 3 (Devir)
Vale Tudo (Ópera Graphica)

Revistas de humor com diversas histórias como a "MAD" e a "Mundo Canibal" são sempre divertidíssimas, mas é bom ver que álbuns como "Macanudo" também concorrem.


13. Publicação mix

  • Front #19 (Via Lettera)
  • Front Especial - 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil (Via Lettera)
  • Grande Clã (Independente)
  • Graffiti #18 (Independente)
  • Pixel Magazine (Pixel)
  • Power Trio (Independente)
  • Prática de Escrita (Terracota)
Faltou a presença de um bom mix de Super-heróis, mas não deixe de ser uma categoria muito boa.

14. Publicação erótica

  • Cica Dum-Dum (Zarabatana)
  • Clara da Noite (Zarabatana)
  • Clic #3 (Conrad)
  • Emmanuelle (Pixel)
  • Love Junkies (JBC)
Um mercado quase inexplorado até alguns anos, com publicações diversas no país inteiro. Muito bom!

15. Publicação de aventura/terror/ficção

  • 100 Balas (Pixel)
  • Delivery Service of Corpse (Conrad)
  • O Garoto Verme (Zarabatana)
  • Leões de Bagdá (Panini)
  • Local (Devir)
  • Mágico Vento (Mithos)
  • Promethea (Pixel)
Mais uma decisão trabalhosa para os julgadores. Vamos ver no que dá!

16. Edição especial nacional

  • Aú Capoeirista (Papel A2)
  • O Cabeleira (Desiderata)
  • Chibata! João Cândido e a Revolta que Abalou o Brasil (Conrad)
  • Menina Infinito (Desiderata)
  • Mesmo Delivery (Desiderata)
  • Noite Luz (Via Lettera)
  • Prontuário 666 (Conrad)
Como já disse, em 2008 o ano foi muito bom para o quadrinho nacional, vamos torcer parar que o ritmo continue assim neste ano.

17. Edição especial estrangeira

  • Asterix e seus Amigos (Record)
  • Batman – Preto e Branco (Panini)
  • Escombros (Zarabatana)
  • Frango com Ameixa (Cia. das Letras)
  • Hard-Boiled - À Queima Roupa (Devir)
  • Love & Rockets – Pés de Pato (Via Lettera)
  • Revelações (Devir)


Publicações estrangeiras, porém não-americanas vem ganhando forlça no mercado nacional.


18. Publicação independente de autor

  • Gatipos
  • Nanquim Descartável
  • Necronauta
  • Macaco Albino
  • Menino Caranguejo
  • Penitente
  • Tempestade Cerebral

Grande destaque para o "Necronauta", uma das melhores HQs nacionais surgidas nos últimos tempos.


19. Publicação independente de grupo

  • Avenida
  • Café Espacial
  • Contínuo
  • Garagem Hermética
  • Quadrinhópole
  • Samba
  • Zine Royale
Quando um grupo de artistas se reúne para publicar uma revista, dificilmente saí coisa ruim.


20. Publicação independente especial

  • Câncer
  • Consequências
  • Contos das Madrugada
  • Depois da Meia-noite
  • Eterno
  • Muertos
  • Subterrâneo Especial 4
Todas publicações de qualidade, "Subterrâneo" tem se mostrado uma grata surpresa e este especial é muito legal.

21. Publicação de tiras

  • Candido Deodato (HGB Comunicações)
  • Macanudo #1 (Zarabatana)
  • Malvados (Desiderata)
  • Níquel Náusea - Em boca fechada não entra mosca (Devir)
  • Tiras Clássicas da Turma da Mônica (Panini)
  • Tiras de Letra – Até Debaixo D’água (Virgo)
  • Under World (Zarabatana)
André Dahmer concorrendo em outra categoria, desta vez ao lado de pesos-pesados, como Liniers e seu "Macanudo".


22. Publicação de charges

  • 34º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Imprensa Oficial do Estado)
  • 35º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Imprensa Oficial do Estado)
  • No Bico sem Pena! Brás, 15 anos de Charges
  • O Humor Pai D´Égua (Projeto Cultural Lei A. Tito Filho)
  • O Livro dos Políticos (Heródoto Barbeiro & Bruna Cantele - Ediouro)
Infelizmente, não acompanho o trabalho destes artistas, mas Charges são sempre interessantes.

23. Publicação de cartuns

  • Duke - Desenhos de Humor (Independente)
  • 1º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro (catálogo oficial)
  • Humor Politicamente Incorreto (Nani - L&PM)
  • Ninguém é Perfeito (Jaguar - Desiderata)
  • Millôr - Um Nome a Zelar (Millôr - Desiderata)
  • Radicci - Tem Outro por Dentro (Iotti - L&PM)
  • Tulípio #7 (Eduardo Rodrigues & Paulo Stocker - Independente)
Algumas surpresas entre os nomes conhecidos, uma disputa acirrada.


24. Livro teórico

  • Batman e a Filosofia - O Cavaleiro das Trevas da Alma (Madras)
  • Henfil - O Humor Subversivo (Expressão Popular)
  • História em Quadrinhos - Impresso vs. Web (Unesp)
  • Magia dos Quadrinhos (Edições Bagaço)
  • Nossos Deuses são Super-Heróis (Cultrix)
  • Para o Alto e Avante (Editora Asterisco)
  • Traço a Traço Quadro a Quadro (Editora C/Arte)
O estudo da nona arte mostra-se cada vez mais forte. Publicações de peso nesta categoria!


25. Projeto Editorial

  • Calendário Pindura 2009 (Pégasus Alado)
  • O Catador de Batatas e o Filho da Costureira (JBC)
  • * Dr. Bubbles & Tilt (Zarabatana)
  • História do Brasil, História Mundial e Filosofia em Quadrinhos (Escala Educacional)
  • Powertrio (Mondo Urbano)
  • As Tiras Clássicas da Turma da Mônica (Panini)
  • Turma da Mônica Jovem (Panini)
A simplicidade de projetos como "As tiras clássicas da Turma da Mônica" em contraponto com a ousadia de "PowerTrio" ou "O catador de batatas e o Filho da Costureira".


26. Adaptação para outro veículo
  • Aline (tevê)
  • Batman – O Cavaleiro das Trevas (cinema)
  • O Caderno da Morte - Death Note (teatro)
  • A Noite dos Palhaços Mudos (teatro)
  • Homem de Ferro (cinema)
  • Persépolis (cinema)
  • Hellboy II - O Exército Dourado (cinema)
Quem diria que um dia "Aline" ganharias vida na TV? Ou que é possível adaptar uma obra complexa como Death Note para o teatro?


27. Adaptação para os quadrinhos

  • Desista! (Conrad)
  • Dom Quixote (Escala Educacional)
  • História do Brasil em Quadrinhos (Europa)
  • O Pequeno Príncipe (Agir)
  • A Revolução Russa (Escala Educacional)
  • Heróis da Restauração Pernambucana (Plublikimagem)
  • Triste Fim de Policarpo Quaresma (Cia. Editora Nacional)
Nova categoria, para adaptações em quadrinhas, que estão cada vez mais comuns. Deve-se lembrar aqui o poder didático e educacional de tais obras.

28. Mídia sobre quadrinhos

Já indicamos aqui no Radioativo o excelente programa "Banca de Quadrinhos", mas vale dizer que todos os concorrentes são muito bons. Destaca-se a única revista impressa da categoria "Mundo dos Super-Heróis"


29. Editora do ano

  • Conrad
  • Desiderata
  • Devir
  • JBC
  • Panini
  • Via Lettera
  • Zarabatana
Um dos prêmios mais cobiçados. destaques para a Conrad que voltou com tudo esse ano e para a Zarabatana, que concorre como melhor editora, mesmo tendo poucas publicações.
A Panini Comics sempre mantendo a qualidade nas dezenas de publicações mensais também merece destaque.

Existem ainda as categorias melhor chargista, caricaturista, cartunista, articulista de quadrinhos, exposição, eventos de quadrinhos, salão e festival de quadrinhos ou humor gráfico que seram escolhidoa por uma comissão especial.

E as categorias de
trabalho de conclusão de curso, dissertação de mestrado, tese de doutorado, mestre do quadrinho nacional, homenagem especial e grande contribuição aos quadrinhos ficam com a organização do prêmio.

Visitem o site do prêmio e aguardemos a cerimônia. Até lá!

Continue lendo >>

terça-feira, 5 de maio de 2009

Filmefobia - Experimentalismo e Medo




Estreou no último dia 30 nos cinemas o falso documentário "Filmefobia" do diretor Kiko Goifman, que venceu o festival de cinema de Brasília e causou polêmica.

O filme causa polêmica por tratar de um tema bizarro: fobias. O filme conta a história de um documentarista (interpretado por Jean-Claude Bernardet) que propõe a algumas pessoas, entrarem numa casa e ficarem expostas as suas fobias sem chance de se desviar. O intuito do documentarista é provar que a única imagem verdadeira é a de um fóbico diante de seu medo.

A partir daí, cenas chocantes de pessoas expostas a seus maiores medos tornam-se constantes do filme. O experimentalismo não está só na maneira de filmar ou na história bizarra do filme, está em todo o projeto.




Pra começar, nem todas as personagens no filme são atores, alguns são pessoas "normais" que tem alguma fobia estranha e aceitaram participar do projeto, isto faz com que o telespectador não saiba quem esta atuando ou não durante o filme, tornando o falso documentário, em um documentário real, tudo dependendo do momento. Além disso nenhuma cena foi ensaiada, todas foram filmadas em uma única vez.

No limites da metalinguagem, o própio diretor, Kiko Goifman, que tem medo de sangue, se expõe em uma das cenas de seu filme e confesa ter desmaiado três vezes para conseguir filma-la.

Em suma, um experimentalismo que dá muito certo, mas que tem um público selecionado, infelizmente. Afinal, não é todo mundo que gostaria de ver um filme deste tipo, seja por receio ou preconceito e mesmo os que se submetem a tal experiência, podem não suportar por muito tempo e abandonar a sala de cinema.

Experimentar e ousar é importante em qualquer forma de arte e o cinema brasileiro estava precisando deste filme. Segue o trailer abaixo:

Continue lendo >>

sábado, 2 de maio de 2009

Ciência de Borda



Quem não conhece J. J. Abrams? Um dos criadores de Lost, produtor de Cloverfield e escritor e diretor do novo Jornada nas Estrelas(Que saí nas telonas dia 8 de Maio), além de tudo isso, J. J. Abrams é uma das mentes por trás de uma das mais bem sucedidas séries que estrearam nessa temporada 2008/2009 nos EUA, estou falando de FRINGE, que provavelmente você viu ou já ouviu falar.

Fringe tenta unir duas vertentes, o lado policial e científico de Arquivo X, com as mais diversas conspirações e mistérios de Lost. Na série, a agente do FBI Olivia Dunham investiga um acidente aéreo, que a leva a uma conspiração muito maior do que sua imaginação. Olivia busca ajuda então do cientista Walter Bishop, e ai entramos na chamada Fringe Science, ou no português "Ciência de Borda".

A "Ciência de Borda" é o nome que damos aos limites científicos, limites entre o natural e o sobrenatural, o real e o irreal, o humano e o divino. Essa ciência é pouco conhecida, por seu muito teórica, nada em "Ciência de Borda" consegue ser provado atualmente, como "Teletransporte" ou "Invisibilidade", mas em teoria, não são coisas impossíveis. Porém o interessante é que no seriado tudo isso se torna possível, com essas ações combinadas, temos uma trama de ação, suspense e muito mistério.


Recomendado! Fringe passa toda terça-feira às 22hrs no canal de televisão fechada Warner Channel.

Continue lendo >>
BlogBlogs.Com.Br