sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Osamu Tezuka


Em 03 de Novembro de 1928, nascia em Toyonaka um garoto que viria a ser chamado de "Deus dos Mangás", Osamu Tezuka, que este mês estaria completando 80 anos.

Desde cedo, Osamu Tezuka foi uma criança estimulada a ser criativa. Seu pai sempre exibia filmes como Popeye e Mickey Mouse e levava-o ao teatro de Takarakusa.
Em 1944 no fim da Segunda Guerra Mundial, foi forçada a trabalhar em uma fábrica. Devido a esta experiência traumática (vivida por ele e milhares de japoneses) a busca pela Paz se tornou um tema frequente em seus futuros trabalhos.

Após a Segunda Guerra, o Japão passou por uma forte reconstrução, inclusive cultural. Os mangás funcionavam como identificação da identidade japonesa, os ideais de toda uma nação.

Tezuka se formou médico pela Universidade de Osaka, mas foi em 1950 que iniciou a carreira que seguiria até o fim de sua vida, mangaká (ou criador de mangás), com a criação de Jungle Taitei, conhecido no Brasil por "Kimba, O Leão".

Em 1951, publicou "Tetsuwan Atomu", na revista Shonen, onde alcançou grande popularidade. Tetsuwan Atomu, ou Astro Boy, como ficou conhecido no Brasil, conta a história de Garoto-Robô que funciona a energia nuclear e luta pela paz mundial, criado por um cientista amargurado com a morte de um filho e que, ao perceber que o robô não se igualaria ao seu filho, abandona o pobre robô, adotado pelo Prof. Ochanomizu, onde encontra uma familia.

Além da história chamativa, os traços de Tezuka chamavam atenção, ele utilizava os, hoje famosos, olhos arregalados, inspirados nos desenhos Disney e no teatro de Takarakusa (neste Teatro, as mulheres usavam muita maquiagem nos olhos para reforçar suas expressões).

Inovador no roteiro, que tratava da Paz em mundo futurista, e inovaodr nos desenhos, não demorou muito e em 1963 Tezuka criou um dos primeiros animes do mundo. O anime de "Astro Boy", assim como o mangá fez bastante sucesso e assim surgiu o estudio de animação de Tezuka, o Tezuka Osamu Production, estudio de onde vieram outros animes, como "Kimba, o Leão", "A princesa e o Cavaleiro" e finalmente "Don Dorakyura"(Dom Drácula no Brasil).

Sempre tentando divulgar suas histórias pelo mundo, conheceu grandes quadrinhistas, como Moebius e Mauricio de Sousa, por exemplo.

Em seus últimos anos, produziu algumas obras mais autorais como a biográfica "Buddha", onde retrata sua visão sobre a vida de Buda e fala de conceitos e filosofias budistas, além de "Adolf ni Tsugu", onde conta a histórias de três pessoas com o nome de Adolf que viveram antes da Segunda Guerra Mundial, um judeu, um alemão e o própio Adolf Hitler. Ambas foram publicadas no Brasil pela Conrad com os nomes de "Buda" e "Adolf", respectivamente.

Morreu em 1989, aos 60 anos, vitima de um câncer.

Com este singelo dossiê fica a homenagem a este grande autor das HQs. Que suas criações sejam eternas e sejam conhecidas por muitas pessoas nos mais diveros lugares. Sua arte seja jovem para sempre, assim como Astro, o garoto-robô que não envelhece.




Dados Biográficos: Mais Quadrinhos

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br