quarta-feira, 19 de novembro de 2008

OLD BOY





Recentemente foi anunciado que Steven Spielberg e Will Smith estão em estágio de negociação para filmar a versão americano de "Old Boy", cult coreano de 2003.

Muitos dizem que a americanização deste filme pode não dar certo, pois seria necessária uma forte adaptação, afim de atenuar as situações mais fortes do filme. Vamos analisa-lo, para tentar compreender.

ATENÇÃO: O texto abaixo pode revelar fatos e cenas importantes do enredo do filme.

Neste filme, do diretor Park Chanwook, vemos a história de Oh-Dae-Su, um homem aparentemente normal, que é sequestrado sem motivo e permanece preso durante 15 anos,sem explicação. É solto, também sem nenhuma explicação, e vai atrás de vingança.



Parece mais uma história comum de um herói atrás de vingança, mais o filme ultrapassa estes limites, se tornando algo maior, porque além de trabalhar a vingança de Oh-Dae-Su, o filme trabalha com os mais diversos sentimentos humanos, desde paixões proibidas, agonia causada pela solidão, desespero, arrependimento, enfim, trata de uma história humana.

Tudo isto aliado a um roteiro que pode parecer confuso, mas se mostra totalmente coeso, mostra toda a frustração de Oh-Dae-Su, mas, sem perder o ritmo, deixa a resolução do mistério somente para o fim e ainda tem ação na medida certa, as lutas são mais um ponto forte do filme, muitos comparam as lutas de "Old Boy" ao estilo de Quentin Tarantino, o que não chega a ser uma inverdade, porém ao contrario de Tarantino, que se baseia muito no cinema oriental do inicio do século, as cenas de luta de "Old Boy" são mais vivas e reais em certo aspecto. Isto inclui a famosa cena onde Oh-Dae-Su espanca um grupo de capangas apenas com o auxilio de um martelo.

Do inicio ao fim "Old Boy" é tenso e perturbador, a mistura de mistério, situações que levam o ser humano ao limite e muita agônia torna o filme pesado, mas tem o mérito de , mesmo assim, não cansar o telespectador em nenhum momento.

Este texto, de maneira alguma pode passar metade das sensações causados pelo filme,assista e comprove.

Para ve-lo, esteja preparado para violência, sangue, nojeira, mas principalmente, para ver uma história sobre seres humanos e suas decisões.

Enfim, para que a refilmagem tenha algum sucesso, será necessário o mínimo de adaptação do roteiro original, caso contrario, o pesadelo de Oh-Dae-Su, não vai passar de mais uma historinha de vingança em Hollywood.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br