sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Globalização vs. Produtos - Parte Dois - Filmes e Séries






Aparentemente, a mídia do cinema não tem muito a que reclamar sobre a Globalização, pois antigamente, havia muita dificuldade de distribuição e locação de filmes em vários países, fazendo com que por exemplo, os filmes demorassem meses para chegar em países com menos estrutura, fazendo assim com que a própria indústria perdesse muitos prováveis milhões com Bilheteria.

Com a chegada do DVD, a princípio também haveria um grande ganho para a indústria, afinal, o DVD era menor, o DVD era mais prático, o DVD poderia ter extras, que a princípio estimulariam a compra de tal produto, e no começo, até que foi verdade, até porque nessa época as locadoras prosperaram.

Porém a partir daí assim como aconteceu com a música novas tecnologias apareceram, e a primeira a afetar os DVDs foi a pirataria, que no começo parecia uma pequena ameaça, afinal, as pessoas iam a locadora, pagavam, e assistiam o filme, devolviam, e todos saíam felizes. Porém essa novo crime(podemos chamar assim, certo?) começou a crescer cada vez mais, e os DVDs piratas de R$20,00; foram pra R$10,00; foram pra R$5,00; a partir daí, não haveria mais competição, e sim um massacre descomunal da pirataria contra a indústria cinematográfica, as locadoras faliam, as pessoas compravam mais e mais DVDs piratas.

Além de com a chegada da internet, e principalmente de internet banda larga, os filmes com excelente qualidade pode ser baixado com apenas algumas horas, fazendo programas como torrent e emule, bem famosos.

Apesar da indústria do DVD estar aparentemente sujeita a quebra, o cinema pouco foi afetado diretamente por isso, mas aí, novamente, novas tecnologias, câmeras digitais, esse tipo de crime é bem mais recentes, filmes gravados na própria sala de cinema, legendados, com menus bons, e ainda cada vez mais a questão qualidade é pulada, pois cada vez mais as câmeras melhoram sua resolução, acarretando numa menor ida ao cinema das pessoas.

Fato famoso...foi do filme brasileiro "TROPA DE ELITE", que meses antes de seu lançamento no cinema, acabou vazando para essa indústria pirata, e foi assistido antes de sair nas telonas por mais de 15 milhões de brasileiros, sendo que no cinema, o filme foi assistido por pouco mais que 1 milhão de brasileiros.

Medidas...poderíamos fazer uma Bíblia aqui se fossemos falar de moralidade e educação, que faria a venda de piratas diminuir, mas afinal, esse seria um dever dos nossos governos. Apesar de difícil, alguns estúdios vêm investindo em brindes para DVDs originais, como no caso de "Uma Verdade Inconveniente", que a cada DVD original vendido, uma árvore seria plantada, e também no caso de Homem de Ferro, que no DVD original vêm com uma senha que permite o cliente participar de uma promoção do Audi.
Medidas erradas...uma das medidas mais burras da indústria do cinema foi colocar vinhetas sobre pirataria nos DVDs, que é obrigatório, já que a maioria das pessoas que compram pirata ignoram a mensagem, e pior ainda, algumas vinhetas são bem chatas de se ver, e a pessoa que compra original? Ela é punida porque alguns compram pirata.
O que poderia ser feito...hoje no Brasil o único jeito é a diminuição dessa carga tributária cruel, porém as iniciativas de grande brindes nos DVDs originais é muito plausível. Além de que, é comprovado, que a pessoa que compra DVDs piratas frequentemente, não assiste mais de uma vez 90% de seus DVDs, ou seja, se ele pagasse o mesmo, alugasse na locadora, veria a mesma quantidade, e não cometeria nenhum crime...pense nisso!

- Séries: Vou falar rapidamente do problema das séries hoje em dia. Os próprios produtores já declararam que não acham ruim o download de séries para uso doméstico, e que isso não os incomoda. O site TV by Numbers, trouxe uma pesquisa, que mostra que a série 'Heroes' é a mais baixada na internet. O engraçado, que as séries de TV aberta nos EUA, recebem dinheiro com publicidade, ou seja, óbvio, mais audiência, mais dinheiro, na lista de 10 séries mais baixadas, temos Heroes, Smallville e Supernatural, e todas as 3 proporcionalmente as suas emissoras tem audiência média, Heroes por exemplo, perdeu muita audiência. A questão é, porque as empresas não usam a internet? Porque não disponibilizam os episódios para download em seus próprios sites, e junto com outras emissoras,a té lengendam ele, e com isso, colocando publicidade nos locais de download, e até em pequenos trechos do episódio, com isso, pelo menos, uma boa parte baixaria do jeito certo, e todos saíriam ganhando. Hoje o público denominado 'geek' são consumidores totalmente em potêncial que estão plugados o tempo inteiro na internet, e os mesmos são a maioria da audiência de Heroes e Lost, por exemplo.
Quem deve pensar agora é as emissoras!

...pense nisso!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br