Depois de falarmos sobre 'Navegadores de Internet', e como o lançamento do Google Chrome foi o primeiro passo a declarar guerra a Microsoft, agora falaremos no sentido inverso, como o lançamento de um produto da Microsoft cutucou os engenheiros da Google, falaremos agora sobre Ferramentas de busca.
Como na matéria anterior, antes de chegar a atualidade, vamos entender um pouco do começo do gigante chamado Google.com e sua rivalidade com o Yahoo.com.
As primeiras ferramentas de busca usavam um sistema antigo de procura por categorização e banco de dados de sistema, ou seja, dividia os sites em filos, que representava cada tipo de site, a partir disso baixavam informações de cada site para um banco de dados, que subdividia ainda mais os sites, e assim chegando ao produto final. Esse sistema um tanto quanto confuso era bem ineficiente comparado aos sistemas atuais.
O diferencial da Google, muitos se perguntam o que fez a Google pular de um projeto de doutorado de dois estudantes, ao site mais acessado do mundo na atualidade. O 'motor de busca' da Google é revolucionário, qual a fórmula? diversas, o sistema faz um mix de várias funcionabilidades, buscando palavras-chave direto dos sites, fazendo monitoramento de outros por referências externas, e por acessos. A google foi originalmente lançada em 1998, e com o tempo e a evolução de seu buscador, foi se tornando cada vez mais, e mais procurada pelos usuários.
Google 1998:
Google hoje:
Apesar de alguns adversários ninguém nunca conseguiu superar a Google. O Yahoo foi lançado em 2004, e com os serviços oferecidos pela empresa, logo sua ferramenta de buscas ficou famosa, chegando a superar a Google dentro dos EUA, sendo mais causado pelos outros serviços da Yahoo, do que propiamente o seu buscador. Menos de um ano depois a Microsoft lançou seu MSN(Nomeado posteriormente como Live Search), que supostamente deveria derrubar a Google do cavalo, mas pouco dano causou.
O que poucos sabem, a Google não vive só de passado, mesmo com o investimento crescente de outras empresas em sesus buscadores, na tentativa de derrubar a Google, nenhuma outra empresa faz tão bem o chamado PageRank, que é rankear cada site de acordo com acessos e referências em outros sites, e o chamado Googlebot, que é um robô que rastreia toda internet na busca por novos sites e referências, funciona com quase perfeição, sendo que menos de 4 dias depois de uma notícia ser postada em um site qualquer na web, ela já aparece no Google. Muitas outras empresas já usam esse sistema de rastreamento, porém nenhum chega perto da eficiência da Google, entre outras funcionabilidades, a Google se tornou uma gigante.
Na atualidade, a Microsoft decidiu que irá derrubar a Google do cavalo, e lançou sua nova ferramenta de busca, o BING, que foi logo incorporado ao Internet Explorer 8. Será que a Microsoft conseguirá derrubar a Google, justo na sua maior especialidade? Pelo menos os número ainda não mostraram isso. Atualmente, no mundo inteiro a Google vem destroçando, com mais de 88% do mercado, contra 5% do Yahoo e 4,3% do novo Bing.
Já no Brasil, a Google tem praticamente um mercado monopolizado, com 97,55% do mercado, contra cerca de 1,5% do Yahoo e 1% do novo BING.
O que o futuro nos espera? Mais disputas, enquanto a Microsoft tenta derrubar um gigante, a Google mostra que não veio para perder o topo da cadeia alimentar da Internet, só esperar para ver!
Até a próxima, onde encerraremos falando de Sistemas Operacionais!
0 comentários:
Postar um comentário