domingo, 9 de agosto de 2009

O leão, a feiticeira e algumas histórias.


Existem dois tipos de livros bons.

Aqueles que a pessoa elogia e diz que é o seu livro favorito, mas depois de ler outro bom, já o substitui em sua memória.

Os outros são imortais, eternos.Por mais que se leia livros melhores, eles criam mitos que se mantém firmes e fortes.As cronicas de Narnia é um deles.

Muito se fala de O senhor dos anéis, que realmente é uma série de livros incrível, mas esta não chega aos pés do que é Narnia.

É muito fácil entender por que Narnia funciona assim, seu autor, CS Lewis, passou a infância com seu irmão mais velho em um casarão, lendo livros de fantasia e isolado de toda a modernidade trazida pelos novos tempos do século XX.Veio a escrever a primeira cronica em 1950, e viria a falecer apenas 13 anos após este fato.Este fato mostra que o autor demorou para perder a jovialidade, e quem sabe nunca a perdeu(curiosamente, Lewis morreu no mesmo dia que J.F. Kennedy foi assassinado).

As cronicas de Narnia é, assumidamente, um livro para crianças.Mas, não faz com que as crianças sejam idiotas, não menospreza a inteligencia delas.Muito pelo contrario, por trás de uma simplicidade inocente, existe todo um universo complexo por trás de Narnia, e Lewis sabia levar os jovens a esse universo, fazia com que entendessem.

Além de infantil, ACDN é, assumidamente, um livro católico.Mas não é PARA católicos.Narnia fala, acima de tudo, sobre fé, não necessariamente fé cristã, mas fé na salvação, em todos os sentidos.Narnia fala sobre esperança, sobre salvar e ser salvo e sobre como crianças (e obras feitas para elas) podem ser tão mal interpretadas.

Não vou escrever este post me atendo a resenhas dos livros ou resumos.Alias, nem pretendo apresentar personagens.Fiz este post para levar os internautas a lerem Narnia, a entrarem neste universo, a ficarem tão fascinados e curiosos como eu fiquei.E nada estraga mais a surpreso e o fascínio do que uma resenha ou uma matéria jornalística.

E espero que ao fechar o livro, temam tanto quanto eu que obras assim sejam substituídas por livros que tentam imita-las, mas, no fim, só enganam adolescentes que não tiveram os rumos certos de leitura.

1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Apesar de não ter lido todas as crônicas de Nárnia ainda (pretendo), recomendo vivamente que os fãs e não fãs de C.S lewis leiam sua auto-biografia "Surpreendido pela Felicidade"....

Muito bom mesmo!!!!!

BlogBlogs.Com.Br