domingo, 4 de julho de 2010

Play Station 3 ou Xbox 360, eis a questão.







Ah, como era mais fácil alguns anos atrás... onde o topo do mercado era dominado apenas pela Sony, e as alternativas eram um PSone ou um PSone, e assim continuou com a geração do PlayStation 2. Porém o domínio acabou, a Microsoft com méritos conquistou parte do mercado da Sony. E na atualidade, uma das maiores dúvidas de um jovem nerd sedento por video games é: "Compro um PS3 ou um 360?". Na verdade esse post não terá objetivo de dar uma resposta definitiva, e sim mostrar que existem pontos positivos e negativos em cada plataforma, e depende do perfil do jogador para assim, escolher qual se encaixa mais. Vamos lá!

Hardware

- Vamos primeiro ao físico de cada console. Na teoria, o hardware do PS3 é bem superior ao do Xbox 360, apesar de funcionarem de maneiras diferentes(cada um com um foco na exibição de seus gráficos). Mas na prática, visto que a maioria dos jogos são multiplataforma(tem versões para ambos consoles), isso acaba se nivelando. A exceção são os jogos exclusivos para a plataforma da Sony, que exibem gráficos bem superiores ao concorrente da Microsoft.

- Uma das grandes preocupações de cada usuário, são os bugs que ficaram famosos pelo seus hardwares. Mais precisamente, as famosas "3 luzes vermelhas da morte", que no Xbox 360, quando acendem, o console deixa completamente de funcionar. Porém, tais bugs, como o super aquecimento do PS3, pertenceram às primeiras unidades fabricadas, e raramente acontecem com os novos consoles fabricados hoje.

Controles

- Nesse quesito a Microsoft larga bem na frente, os controles do Xbox são anatomicamente muito melhores, e garantem muito mais precisão nos games. Não que os do PS3 sejam ruins, porém a leveza dos seus analógicos podem irritar muito quando se precisa de um movimento preciso. Porém um ponto vai para o controle da Sony, que é carregado por bateria de lítio, e não pelas pilhas do 360.

Mídias

-
Agora vem o fatality da Sony, enquanto o Xbox insiste em utilizar os limitados DVDs, o PS3 vem com suporte para Blu-rays. Para se ter uma comparação, um DVD chega a 8GB, e um Blu-ray a 50GB(sendo que estão chegando ao mercado Blu-rays com mais de 100GB!). Na geração passada, com o PS2, muito se falava na pouca qualidade em ler DVDs de filme no console, porém, isso muda no PS3, que inclusive é considerado um dos melhores e mais adaptados players de blu-ray no mercado. A Sony leva muita vantagem nesse quesito porque a maioria das pessoas não tem players de blu-ray em casa, e comprar um 2 em 1(console e player de blu-ray) é muito atrativo!

Jogos

-
Agora vem o que realmente interessa, os jogos! Com a disputa entre Sony e Microsoft, também vieram os jogos exclusivos! Que apenas existem para certa plataforma. Mas antes de falar deles, é bom destacar a incrível plataforma de desenvolvimento que a Microsoft criou para seu console, conhecida como XNA, ela permite um desenvolvimento muito mais facilitado que a plataforma Sony. Em consquência disso, 90% dos games multiplataforma são desenvolvidos via XNA e convertidos depois para PS3, o que pode ocasionar uma perda de desempenho em certos jogos(Mais visto em jogos menores, já as grandes produtoras geralmente dão atenção maior nessa conversão).


- Quando o PS3 surgiu em 2006, o maior argumento para não compra-lo era que não haviam jogos desenvolvidos para ele. O motivo disso era que a plataforma era muito mais potente que a concorrente(360), e muitas empresas não souberam como usar isso. Em consequencia das boas vendas do Xbox 360, a Sony se viu perdendo a maioria dos seus exclusivos(GTA e Final Fantasy foram as perdas mais doloridas) que se tornaram multiplataforma. Em 2007, o cenário estava muito melhor para o Xbox, que contavam com muitos exclusivos e quase todos os jogos famosos de PS.


Por isso, vale destacar a competência da Sony em ressuscitar uma plataforma que foi declarada morta por muitos, os investimentos foram enormes, que acarretaram até em um ano negativo para a empresa. Sem jogos exclusivos, a empresa teve que cria-los, dai surgiram os excelentes LittleBigPlanet, MAG, Heavy Rain, Infamous, entre outros. Os jogos exclusivos para PS3 começaram a ter um padrão, a "excelência", que foi ainda pontuada com os espetaculares Uncharted 2 e o quebra quarteirões God of War III.

Enquanto isso a Microsoft continuou com mais títulos exclusivos, mas acabou comendo poeira pela qualidade de certos jogos para o console da Sony. Um dos grandes problemas da Microsoft hoje, é a falta de surgimento de jogos "inovadores", já que a empresa tem investido muito mais em sequência para seus sucessos, e acaba vendo jogos como LittleBigPlanet e Heavy Rain revolucionarem a jogabilidade, e God of War III com seus gráficos que chegam a ser assustadores.

- Mas afinal, quem ganha? A resposta é nenhuma das duas. Isso vai da escolha do jogador, sobre quais jogos se encaixam mais em ser perfil, com o Xbox vem os excelentes Halo, Fables e Mass Efect, já com a Sony vieram Uncharted 2(considerado melhor game de 2009), Killzone, Gran Turismo 5, entre outros já citados.


Kinect ou PlayStation Move?


Honestamente, não acho que nenhuma das duas tecnologias podem influenciar na sua escolha, pois ainda não foram lançadas, e até então, não foram demonstrados jogos que realmente empolguem. Mas se me permitem dar uma opinião, existe muita expectativa em torno do Kinect, porém críticos de mercado, assim como eu, consideram ele um produto fadado a falha. Porque? Primeiro que o nível de interatividade é bom, mas é enjoativo, a falta de um controle realmente faz falta. Segundo que os jogos apresentados aqui são ridículos, como defender pênaltis e praticar Yoga, só pensar em quanto tempo você enjoaria de ficar chutando uma bola invisível na sua sala, a não ser que você goste de dançar. A melhor definição para o Kinect é "Muita tecnologia, pouca diversão". Já o PSmove é uma grande cópia evoluída do Wii, evoluída porque? Apesar de ser engraçado(eu acho até feio) aquela bola gigante que muda de cor no topo do controle, aquilo tem um motivo para ser. Diferente do Wii, o PS3 captará o ponto luminoso do PSmove(entre outros pontos de captação), essa é exatamente a mesma tecnologia de captação de movimentos de Avatar, empolgante, não? Só faltam ver quais jogos sairão para a plataforma.

Conslusão

Não há ganhador, e sim pontos em cada um. Tentei fazer a análise o mais fria o possível, agora falta você escolher qual lado seguir! Dos Sonystas ou Caixistas! ;D

14 comentários:

Anônimo disse...

Felipe passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha

Lucas Felipe disse...

Cara, tipo, na minha opinião, eu acho que o PS3 ganha de lavada, não que o 360 seja ruim, é que o PS3 é muito melhor, tirando o fato do controle ser um pouco ruim em alguns momentos, o resto é tudo ótimo, principalmente na parte de hardware e midia, ele é muito mais potente e aguenta mais o trampo, e com seu blu-ray, em alguns anos poderá rodar jogos hiper-realistas, e o PS3 só tem uma coisa realmente ruim, o preço dos jogos, quem chegam a ser absurdos em algumas lojas, e fica mais ruim ainda pq estamos no Brasil, que os preços dos produtos exportados chegam a custar 4x mais, mas, tirando isso, É PS3 NA VEIA!

osmala disse...

Eu já tive todos VGs dessa geração, mas o que sobrou firme e forte foi o PS3, não me arrependo e mesmo nos jogos multi plataforma a diferença é insignificante e a diversão a mesma. A única vantagem que o XBOX é realmente forte é na LIVE! :) quem quiser me add na PSN osmala

Vinicius Barbosa disse...

Pra mim depende da finalidade que voce quer.
Se quiser usar para ter jogos expetaculares, caros e solitarios, o melhor é o PS3.
se quiser ter muitos jogos bons, baratos e se divertir com algum amigo, o melhor é o Xbox 360.
Se voce quiser se divertis, com muitos amigos e se manter alegre, o melhor é o Wii

Anônimo disse...

saum exatamente a MESMA MERDA ngm pode negar ¬¬ + o xbox eh BEM + barato ambos tem defeitos + saum mto igualados , a questao de ser melhor ou pior , os jogos pra xbox e ps3 saum OS MESMOS enquanto os troxa flam isso a wii eh o console + vendido xD( oq realmente importa pra eles )ps3 é o - vendido eh verdade por algo deve ser ^^ ( preço alto)
sou mt + pc :S

Gustavo Yuyama disse...

É simples,

PS3 é bom pra rodar GT5, GoW3 e Heavy Rain.

Já o X360 é bom pra Forza 3.

Pronto, cada um escolhe o seu.


[]s

Anônimo disse...

MIL VEZES um belo computador .. que geralmente o que é lançado para consoles como PS3 e Xbox... tbm é lançado para PC .. nada melhor doque comprar uma belo PC com o mesmo preço :)

Banda Hate and Trust disse...

A placa de video do meu PC é bem melhor que um PS3 ou XBOX-360, e ela custa bem menos que esses videogames

Hoje em dia não compensa mais comprar um videogame os Computadores estão bem melhores que os Videogames

Protótipo disse...

se alguém quisér ver a comparision de alguns games leves, por causa da placa de vídeo do PS3 ele não consegue acompanhar os gráficos rápidos. Se vocês notarem, não se usa mais que 2 núcleos hoje em dia para jogos, jogos como crysis (ZEREI E ADOREI). oa poucos jogos que utilizam + de 2 núcleos com o GTA IV, ainda precisam de mto aperfeiçoamento, teve bug pra caramba no lançamento desse ultimo. No quesito placa de vídeo e desafogamento do processador, o PS3 ganharia se a placa de vídeo não contasse. a do PS3 não conta com os recursos gráficos da do 360 q "transmite" em alta frequência e com uma espanção de vídeo mto maior. Pela mídia, xbox down pq DVD hj foi uma bestera que fizeram, mas, procure pelo MASS EFFECT2 24 GB no PC, no xbox 6gb e sem nenhuma diferença como o maldito GTA IV, 14 GB no PC, 6 GB no Xbox, e 24gb no PS3, e pra que? GoW3 sucesso, mas jogos exclusivos é só um comercial a mais que dá no PS3 e no Xbox 360 (vamu lá gente, juntos pela integração). Pirataria? é ridiculamente apoiada pelo brasil, mas o que podemos fazer para que ela naum se prolifere? Apoiar, comprando originais, mesmo com a grande maioria apostando para q fique "assim". Alguém ai em cima baxa MP3 de algum P2P? Cara, vc dexa de dar dinheiro pro artista, por isso a integração de sistemas é muito mais importante q escolher um video game. Apostem no Clouding Game, clouding aplication e Clouding movies, e também o clouding computing. A computação nas núvens é o futuro, é a total integração dos ambientes e das formas de sistemas q antes não eram posssíveis, vejam o futuro e não somente o palmo afrente como numa névoa. Em 2050 EU que folgar em quem comprou games e em mim mesmo (vivo e nada flacido hehe!!). Vida longa aos Nerds, e Força na ora de percistirem o seus sonhos ;D. Para bens pelo blogue, só não diga que o PS3 amassa por causa do processador. o Console é uma massa que trabalha todo para que uma placa de vídeo consiga expelir o máximo, mas se a placa de vídeo não for um máximo, agente acarreta numa tranqueira de dados e engarrafamento. Procure pelo FPS (Frames Per Second) Em cinematics, só uma comparação, e tu vai ver o que uma placa de vídeo com ótimos recursos faz de diferente. Parabéns pelo blogue denovo!!! Nerd RUlezzz hehehehe"!!

Protótipo disse...

se alguém quisér ver a comparision de alguns games leves, por causa da placa de vídeo do PS3 ele não consegue acompanhar os gráficos rápidos. Se vocês notarem, não se usa mais que 2 núcleos hoje em dia para jogos, jogos como crysis (ZEREI E ADOREI). oa poucos jogos que utilizam + de 2 núcleos com o GTA IV, ainda precisam de mto aperfeiçoamento, teve bug pra caramba no lançamento desse ultimo. No quesito placa de vídeo e desafogamento do processador, o PS3 ganharia se a placa de vídeo não contasse. a do PS3 não conta com os recursos gráficos da do 360 q "transmite" em alta frequência e com uma espanção de vídeo mto maior. Pela mídia, xbox down pq DVD hj foi uma bestera que fizeram, mas, procure pelo MASS EFFECT2 24 GB no PC, no xbox 6gb e sem nenhuma diferença como o maldito GTA IV, 14 GB no PC, 6 GB no Xbox, e 24gb no PS3, e pra que? GoW3 sucesso, mas jogos exclusivos é só um comercial a mais que dá no PS3 e no Xbox 360 (vamu lá gente, juntos pela integração). Pirataria? é ridiculamente apoiada pelo brasil, mas o que podemos fazer para que ela naum se prolifere? Apoiar, comprando originais, mesmo com a grande maioria apostando para q fique "assim". Alguém ai em cima baxa MP3 de algum P2P? Cara, vc dexa de dar dinheiro pro artista, por isso a integração de sistemas é muito mais importante q escolher um video game. Apostem no Clouding Game, clouding aplication e Clouding movies, e também o clouding computing. A computação nas núvens é o futuro, é a total integração dos ambientes e das formas de sistemas q antes não eram posssíveis, vejam o futuro e não somente o palmo afrente como numa névoa. Em 2050 EU que folgar em quem comprou games e em mim mesmo (vivo e nada flacido hehe!!). Vida longa aos Nerds, e Força na ora de percistirem o seus sonhos ;D. Para bens pelo blogue, só não diga que o PS3 amassa por causa do processador. o Console é uma massa que trabalha todo para que uma placa de vídeo consiga expelir o máximo, mas se a placa de vídeo não for um máximo, agente acarreta numa tranqueira de dados e engarrafamento. Procure pelo FPS (Frames Per Second) Em cinematics, só uma comparação, e tu vai ver o que uma placa de vídeo com ótimos recursos faz de diferente. Parabéns pelo blogue denovo!!! Nerd RUlezzz hehehehe"!!

Protótipo disse...

se alguém quisér ver a comparision de alguns games leves, por causa da placa de vídeo do PS3 ele não consegue acompanhar os gráficos rápidos. Se vocês notarem, não se usa mais que 2 núcleos hoje em dia para jogos, jogos como crysis (ZEREI E ADOREI). oa poucos jogos que utilizam + de 2 núcleos com o GTA IV, ainda precisam de mto aperfeiçoamento, teve bug pra caramba no lançamento desse ultimo. No quesito placa de vídeo e desafogamento do processador, o PS3 ganharia se a placa de vídeo não contasse. a do PS3 não conta com os recursos gráficos da do 360 q "transmite" em alta frequência e com uma espanção de vídeo mto maior. Pela mídia, xbox down pq DVD hj foi uma bestera que fizeram, mas, procure pelo MASS EFFECT2 24 GB no PC, no xbox 6gb e sem nenhuma diferença como o maldito GTA IV, 14 GB no PC, 6 GB no Xbox, e 24gb no PS3, e pra que? GoW3 sucesso, mas jogos exclusivos é só um comercial a mais que dá no PS3 e no Xbox 360 (vamu lá gente, juntos pela integração).

Protótipo disse...

Pirataria? é ridiculamente apoiada pelo brasil, mas o que podemos fazer para que ela naum se prolifere? Apoiar, comprando originais, mesmo com a grande maioria apostando para q fique "assim". Alguém ai em cima baxa MP3 de algum P2P? Cara, vc dexa de dar dinheiro pro artista, por isso a integração de sistemas é muito mais importante q escolher um video game. Apostem no Clouding Game, clouding aplication e Clouding movies, e também o clouding computing. A computação nas núvens é o futuro, é a total integração dos ambientes e das formas de sistemas q antes não eram posssíveis, vejam o futuro e não somente o palmo afrente como numa névoa. Em 2050 EU que folgar em quem comprou games e em mim mesmo (vivo e nada flacido hehe!!). Vida longa aos Nerds, e Força na ora de percistirem o seus sonhos ;D. Para bens pelo blogue, só não diga que o PS3 amassa por causa do processador. o Console é uma massa que trabalha todo para que uma placa de vídeo consiga expelir o máximo, mas se a placa de vídeo não for um máximo, agente acarreta numa tranqueira de dados e engarrafamento. Procure pelo FPS (Frames Per Second) Em cinematics, só uma comparação, e tu vai ver o que uma placa de vídeo com ótimos recursos faz de diferente. Parabéns pelo blogue denovo!!! Nerd RUlezzz hehehehe"!!

Anônimo disse...

Parabéns cara, vc manda bem D+. Dos blogs fudidos(sem expressão) esse é o que tem o melhor e mais inteligente escritor a frente. Vc é o cara... Mas vou de PS3 mesmo, vc tirou minhas duvidas, obrigado

Anônimo disse...

Wii é o melhor, pois foi ele que imortalizou essa nova interação com os games.
PSmove é um genérico péssimo do Wii Remote.
E o Kinect é a evolução do Wii Remote.

Mas digamos que o Wii não exista...
XBOX 360 Slim + Kinect é o melhor.

BlogBlogs.Com.Br