segunda-feira, 26 de abril de 2010

Por que Sin City 2 DEVE ser filmado!


No site "Judão", uma das principais fontes sobre quadrinhos na internet brasileira, a última noticia do filme foi em 8/12/2008.


Já no site "omelete", outro site muito considerado quando o assunto é cultura pop em geral, a última foi em 30/10/2009.

Enquanto isso, no "Jovem Nerd", a última foi em 25/09/2009.

As últimas notícias apontam que o filme pode começar a ser gravado esse ano, e que encontra, como maior empecilho, a agenda lotada de seus conceituados atores.

Esse filme tem que ser feito.

Vou mostrar-lhes um exemplo: em 2005, ano de lançamento do filme, existia um projeto chamado Oficina HQ, em Salvador.

Em 2007, eu entraria no projeto, movido nada mais nada menos do que pelo FILME "Sin City", que expandiu minha mente a outros temas de HQs que não fossem super-heróis ou infantil/humorístico.Eu queria ser um quadrinista MESMO e tinha tomado dimensão do que é ser um através daquele filme, que me levou a ler a obra MÁXIMA (sim, considero a melhor) de Frank Miller, que, apesar dos erros, está no meu panteão dos grandes artistas das HQS junto com Alan Moore, Berardi, Millazo, Bonelli, Henfil, Will Eisner e outros.

Fui saber depois que muita gente foi levado ao meio das hqs (como arte, não como entretenimento) através daquele filme também.

Sin City causou um efeito tão devastador quanto sutil.Ele trouxe as Hqs ao cinema pela primeira vez. Sim, pois as outras adaptações foram uma captação de outras mídias que os seus personagens já participaram, ou seja, não era nescessária uma linguagem de HQ, mas Sin City traz isso com precisão e eloquencia, tanto é que até hoje aqueles personagens são "personagens
de GIBI" e não somente personagens, como é o caso de Batman, Wolverine, Homem-Aranha entre outros.

Existem muitas outras histórias para contar. E quando elas acabarem, que se criem outras, afinal, Miller é muito mais receptivo para outras mídias do que outros, como Alan Moore (o que até hoje me dá a impressão que Miller é um homem muito mais inteligente que Moore).

O que não pode acontecer é perdermos gerações como estamos perdendo agora. Mais pessoas precisam conhecer os quadrinhos como a LITERATURA que eles são, como a arte que eles são. E não se consegue isso com um punhado de filmes do Quarteto Fantástico, e sim, com filmes como Sin City, que gritam desesperadamente: "Ei, eu sou um HQ, olhe pra mim!".

Minhas esperanças que esse filme realmente aconteça são poucas. Mas dane-se. Sempre existirá um "sincitymaniaco" como eu pra lembrar que um dia, as HQs merecem ser respeitadas como nunca foram, ou pelo menos foram, naquele já longínquo ano de 2005...

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br