sábado, 24 de abril de 2010

A novela e a Tv brasileira


Se você por algum momento se pegou pensando, "Porque em outros países, temos tantas séries de qualidade, e no Brasil nos limitamos a novela?", esse é seu post! Antes de começarmos a análise, o objetivo do post não é ridicularizar ninguém e muito menos causar polêmica, é só uma opinião pessoal compartilhada por muitos! Então vamos lá!

Mas porque novelas são ruim? O que diferencia nossa cultura televisiva da americana? Apesar de conterem sim bons dramas e algumas vezes, alguma esperança de uma boa história, as novelas acabam caindo na "mesmice", então vamos listar alguns pontos que nossas "famosas" novelas globais tanto pecam:

Quantidade de capítulos: Junto com um amigo, discutíamos se o melhor formato para temporadas de séries americanas era os de 24 episódios ou de 12/16 episódios. E de fato, mesmo com "apenas" 24 episódios, as séries acabam não tendo conteúdo suficiente para manter tudo linearmente dinâmico. Mas as novelas assim como, tem uma história a contar, mas ao invés de 24 episódios, você ter que contar com mais de 150 capítulos de 1 hora? E pior, sendo eles quase diários(com exceção dos domingo!). Isso não só implica na falta de conteúdo, como na falta de tempo para produzir algo "bom" e aceitável.
Plots retóricos: Joaquim ama Maria, mas Alice ama Joaquim, então Alice passa 149 capítulos tentando separar Joaquim de sua amada. No final a vilã é desmascarada, e Joaquim finalmente fica com seu amor. Já viu isso em algum lugar? Pois é, não importa se é no Rio de Janeiro(95% das novelas das 8) ou se é nos tempos antigos, o plot quase sempre é esse, e mesmo quando há mudanças, o final sempre é previsível. A falta de "criatividade" e liberdade é um dos grandes problemas das novelas, sempre tentam inserir temas atuais de maneira catastróficas, e nunca conseguem ser realmente originais e dinâmicas. Além de fixar quase sempre os mesmos temas nos seus horários. Novela das 6 é sempre a novela de época, a das 7 a novela engraçadinhas( e a de pior qualidade) e a das 8 a novela que se passa no Rio de Janeiro, com um plot retórico.

A necessidade de romances: Quando li sobre uma novela chamada "O Clone", minha cabeça explodiu, seria finalmente o início de uma novela que abordaria ficção científica? Mas nenhuma novela no Brasil sobrevive sem o "romance", ele tem que ser o principal. O brasileiro comum nem cogita assistir uma nova novela que fale só sobre ficção, ação ou quem sabe sobre 'perdidos' em uma ilha. No citado "O Clone", após um episódio, as pessoas pouco se importaram com o fato de alguém ter sido clonado, e só falavam sobre a Mariazinha que ficou com o Pedrinho, novamente remetendo a necessidade de romances, que limita mais uma vez nossa criatividade.

Produção precária: Tudo bem, o tempo é curto! Ninguém espera efeitos especiais ou grandes cenas de ação encenadas, mas será tão difícil fazer cenas ágeis e de tensão? Será que só existe a capacidade de fazer cenas de diálogos estáticos? Porque sempre quando uma novela se mete em uma cena envolvendo ação, ou uma perseguição, sendo só uma corrida, a coisa desanda, a falta de profissionalismo e competência é gritante!

O brasileiro comum: Não vou exaltar nenhum outro povo, "a massa é burra", isso em qualquer lugar, o americano comum também prova isso. Mas no Brasil nós temos um baixo índice de escolaridade, e muitas vezes somos um povo acostumados a "não criticar", a nos conformar. Se uma novela é ruim, muitos não param de assistir, continuam, muitas vezes por falta de opções, e outras por falta de senso crítico. Antes de criar histórias complexas, temos que levar em consideração que boa parte do pública nem mesmo irá entendê-las.

É impossível mudar? Não! Muitas vezes séries brasileiras surpreendem pela qualidade! Mas está mais que provado que o formato de novelas não está dando certo, e enquanto ainda existir, viveremos sempre a margem dos outros países, procurando em seriados estrangeiros, a qualidade e competência que muitas vezes não temos no Brasil.

P.S.: Antes que comentem, essa matéria foi baseada nas novelas da Rede Globo, como não tenho base para falar das novelas de outras emissoras, optei por deixa-las de fora.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br