domingo, 21 de março de 2010

Supremacia Marvel

É inegável que a criação da Marvel Studios foi uma idéia incrível. Graças a ela, podemos ver nas telonas adaptações cinematográficas que, além de terem mostrado nossos personagens preferidos de forma fiel, construiram um gigante quebra-cabeça que é a existência do Universo Marvel dentro dos cinemas, onde heróis como Homem de Ferro e Hulk coexistem no mesmo mundo. Afinal, quantos nerds não pularam de alegria ao ver Samuel L. Jackson em Homem de Ferro? Ou xingaram Deus e o mundo de tanto entusiasmo quando Tony Stark entrou naquele bar no fim de Incrivel Hulk?


Apesar de tudo, existem apreciadores da franquia de super-heróis que não entendem e ainda não entenderam certas coisas que foram extraidas dos quadrinhos e colocada nos filmes. Coisas como um Hulk nascido de um soro supersoldado ou Samuel L. Jackson de tapa-olho causa estranhamento em qualquer um, e é por isso que estamos aqui, para explicar.

Uma das maiores fontes para a franquia Marvel no cinema atualmente foi a obra "Os Supremos". Escrita pelo escocês Mark Millar(Kick-Ass, Guerra Civil) e desenhada pelo britânico Bryan Hitch(X-men, Superman), Supremos trata-se de uma história que dá uma nova roupagem aos Vingadores, principal grupo de super-heróis da Marvel, dando uma origem mais moderna e atual. Novas personalidades, novo visual e novos jeitos de interagir com o mundo. Quando saiu nas bancas, a obra foi aclamada pela crítica e imediatamente alçou status de clássico do século XXI pelos fãs de histórias em quadrinhos. Por causa da narrativa cinematográfica, muitos leitores declaram que um filme de "Supremos" seria o filme perfeito dos Vingadores. Confira um pouco dos detalhes da obra:


Supremos: Com o surgimento dos super-heróis no século XXI, não demorou muito para a Casa Branca se movimentar e tirar proveito da situação. Em pouco tempo, o Governo tentou criar o seus próprios super-heróis atráves do soro supersoldado que deu poderes ao Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial. Como o Programa SuperSoldado só teve uma cobaia bem sucedida, que estava desaparecida, e o cientista idealizador do programa havia sido assassinado durante a guerra, o governo Bush começou a financiar diversos cientistas para recriar o soro e outras invenções para criar "super"-soldados. Assim nasceu o grupo militar do governo norte-americano, Supremos


Nick Fury: Nicholas Fury é o chefe da S.H.I.E.L.D, principal orgão militar mundial que luta contra o terrorismo. Na linha tradicional, Nick Fury é um veterano da Segunda Guerra que usa um tapa-olho, fuma charutos, fala girías e é tratado como um super-policial. Em Supremos, somos apresentados a um Nick Fury personificado em Samuel L. Jackson(!) que quer a qualquer custo proteger a sua visão de "American Way of Life". Sem nenhum pingo de ética e um escroto de primeira grandeza, Nick Fury é o homem que tem a idéia de criar um grupo de super-soldados e chamá-los de "super-heróis"


Tony Stark
: Ao contrário do Tony Stark dos quadrinhos tradicionais, que é um industrial visionário que combate o terrorismo, o Tony Stark de Supremos é um fanfarrão excêntrico, que se veste de Homem de Ferro apenas pelo glamour. Foi um dos principais patrocinadores dos Supremos, apenas para poder ser um dos garotos-propaganda do super-heroísmo americano.



Thor: Nos quadrinhos tradicionais, Thor é um deus nórdico que é mandado pelo seu pai para a Terra na forma de um médico franzino apenas para aprender a ser humilde. Em Supremos, Thor é um hippie humanista que critica as potências capitalistas e que se auto-declara filho de um deus, enviado até a Terra para salvar a humanidade. Apesar de ser visto como insano pela população mundial, integra os Supremos


Capitão América: Na decáda de 30, Steve Rogers, um garoto franzino que não consegue se alistar como soldado no exército por ser muito fraco, aceita ser cobaia de um programa experimental do governo e se torna o Capitão América. Luta contra o Eixo durante toda a Segunda Guerra, até que é dado como desaparecido após uma missão. Decádas depois, é achado congelado dentro de uma geleira, em animação suspensa, sem envelhecer um dia. Na linha tradicional, Capitão América retorna aos dias de hoje como um Sentinela da Liberdade, defendendo a liberdade e os ideais americanos, quase como um escoteiro super-poderoso. Em Supremos, Capitão América é tratado como um democrata, que odeia estrangeiros e negros, como era a maioria dos militares nos anos 30, e é muito radical e violento, sendo capaz de matar terroristas e comandar invasões no Oriente Médio.


Hulk: Na linha tradicional, Bruce Banner cria a Bomba Gama mas, atráves de um acidente durante um experimento, é atingido por raios gama e se torna o Hulk, o herói-monstro da Marvel. Em Supremos, Bruce Banner tenta recriar o soro supersoldado e se usa como cobaia, se tornando o monstrego Hulk, muito brutal e que é capaz até de comer seus inimigos vivos. Dentro desse universo, Bruce Banner é um ezquizofrênico e se tornou vegetariano depois de sempre sentir gosto de carne humana na boca após se transformar em monstro. Hulk é uma espécie de personalidade "irmão mais velho" de Banner, sempre procurando esmagar aqueles que humilham Banner.


Depois dessa explanação, podemos ver que existem muitas semelhanças entre os filmes e a história em quadrinhos, o que dá esperanças aos fãs de ver cada vez mais referências a Supremos nos filmes . Entretanto, para aqueles mais temerosos em ver nos cinemas essa versão mais militarizada dos Vingadores, os executivos da Marvel já declararam que o filme dos Vingadores que será lançado em 2012 será adaptado do grupo tradicional, não de Supremos

Supremos é uma obra-prima sobre super-heróis situados no mundo atual, um retrato perfeito da era Bush e da sociedade pós-11 de Setembro. E é mais do que acertada a decisão da Marvel Studios se inspirar nesse universo tão interessante para fazer seus filmes. Só nos resta aguardar para ver se nos próximos filmes terão mais "pistas" sobre qual será o rumo da franquia Marvel nos cinemas.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br