domingo, 21 de março de 2010

A Quarta Dimensão

Há um tempo atrás estava navegando pelo Google quando me deparei com uma coisa que me deixou sem durmir por várias noites. É a teoria da Quarta Dimensão, feita pelo famoso cientista e astronomo Carl Sagan. Confira abaixo a explicação bem dinâmica que Sagan dá, usando apenas o "Sr. Quadrado" e a "Sra. Maçã":




Depois de ouvir a teoria de Carl Sagan, podemos reconsiderar outros conceitos. Tomando por base que o universo 3D é um conjunto infinito de planos 2D paralelos, podemos teorizar que a quarta dimensão é o conjunto infinito de universos 3D paralelos. Sabendo isso, podemos supor que cada um desses universos tridimensionais seria um instante e que uma entidade quadridimensional poderia travegar entre esses universos tridimensionais, ou seja, pelo tempo.

Podemos fazer uma suposição diferente, não pensar como "passado, presente e futuro" e sim como "universos paralelos". A viagem entre esses universos tridimensionais seria de um tempo Presente para outro tempo Presente, um paralelo, como as fatias da maçã.

Ainda podemos pensar em outros fatores relacionados ao que Sagan falou sobre a quarta dimensão. Talvez, coisas que são muitas vezes atribuidas ao sobrenatural ou a insanidade, como aparições de fantasmas e vozes internas na cabeça, sejam apenas coisas que existem na quarta dimensão e que não as entendemos porque não temos direção para onde olhar. Talvez o fantasma que aparece na cozinha nas noites de sabádo seja apenas uma "fatia da maçã". Talvez aquelas pessoas que recebem espirítos, que vêem anjos, talvez elas tenham uma sensibilidade maior para consegui enxergar essa direção que não conhecemos.

E você, qual é sua teoria?

1 comentários:

ana virgínia disse...

adoro essas loucuras! e acredito em todas elas hehe.

BlogBlogs.Com.Br