sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tokusatsu Parte 4 - Kyodai Heroes

Antes de entrarmos no assunto desta semana, acompanhe comigo no replay o que já foi publicado sobre os Tokusatsus aqui no Radioativo:

Parte 1 - Super sentai
Parte 2 - Metal Heroes
Parte 3.1 - Henshin Heroes dos anos 70
Parte 3.2 - Henshin Heroes dos anos 80 até hoje

Parte 4. Kyodai Heroes


A Gênese dos Tokusatsus!
Como já foi mencionado nos textos anteriores, depois que a série "Ultraman" se tornou popular, os tokusatsus se tornaram uma verdadeira febre no Japão e os Kyodai Heroes nada mais são do que seriados criados na esteira do sucesso de "Ultraman".
A palavra Kyodai significa Gigante (nos EUA, os seriados deste estilo são conhecidos como "Giant Heroes") e tais séries mostram heróis que são capazes de crescer até ficarem gigantes para poder enfrentar monstros de tais proporções.


Magma Taishi - Lançado em 1966, duas semanas antes do primeiro Ultraman, pela P. Productions.
Também conhecido como "Vingadores do espaço" a série é baseada em um mangá de Osamu Tezuka e conta a história de Goldarr e sua família, guerreiros do espaço que vieram a Terra para protegê-la de todas as ameaças.
Se você tiver coração forte para conteúdo trash, assita um clipe.

Giant Robo - Criado em 1967 por Mitsuteru Yokoyama conta com um plot bem simples que, basicamente , mostra a história de um garoto de nome Daisaku Kusama que se transforma no herói para enfrentar a organização Big Fire, que captura cientistas para criar monstros gigantes e destruir a Terra.


Spectreman - Série de baixo orçamento lançada em 1971 pela P. Productions, contava com efeitos especiais de péssima qualidade (monstros de lona, cordas a mostra e pedras de isopor, por exemplo), mas que fez muito sucesso em seu país de origem e no Brasil, sendo hoje considerada uma série cult.
A série tinha inicialmente o nome de "Símio Espacial Gori" e conta a saga do cientista Dr.Gori, do planeta Épsilon, que tem como habitantes símios super desenvolvidos com uma tecnologia muito avançada em comparação com a da Terra.
O Dr. Gori pretendia derrubar o governo de Épsilon, mas foi descoberto e teve de fugir, chegando até a Terra, onde ficou perplexo com o problema da poluição e a maneira como os humanos destruiam seu próprio planeta; assim, Gori decide criar monstros a partir da própria poluição e destruir o planeta ainda mais rápido.
A partir do episódio 20 a série passa a se chamar "Símio Espacial Gori VS Spectreman", onde o ciborgue Spectreman é enviado a Terra pelos Dominantes do planeta Nebulosa 71 para proteger o planeta. No episódio 40 recebe o nome de "Spectreman" e assim permanece até o fim.
No Brasil, foi exibido com o único nome de "Spectreman" pela Record e pelo SBT, no lendário programa do Bozo, onde alcançou um incrível sucesso. Relembre assistindo a abertura.

Com o sucesso de Spectreman, ainda em 1971 surgiram "Silver Kamen", "Mirror Man" e "Fireman".

Redman - Série criada pela Tsuburaya Productions, a qual criou os 138 episódios de 5 minutos desta série.
A trama é simples e minimalista: Redman simplesmente é um herói cósmico que defende a Terra de monstros gigantes.
A falta de uma trama decente se deve ao fato de que esta série foi criada unicamente com o intuito de fazer parte de um antigo programa de variedades no Japão, daí também se explica seu formato inusitado para um Tokusatsu ate então. Assista!



Go! Godman - Seguiu o mesmo formato de Redman, com episódios de 5 minutos em um programa de variedades, mas durou bem menos que a primeira.
Assim como Redman, não tem absolutamente nenhuma história, mostrando apena Godman caindo na porrada com os populares monstros de borracha. Vale ressaltar que este é um Tokusatsu importante por se tratar do primeiro Kyodai Hero produzido pela Toho.




Iron King
- Tido como um pecurssor dos Metal Heroes, o seriado conta a história da eterna luta entre os clãs Shiranui e Yamato, sendo que este último ocupa o governo japonês.
Ameaçados pelo clã Shiranui, que pretende dominar o país usando um robô guerreriero gigante, a organização nacional de segurança convoca o jovem Gentaro Shizuka que controla o Iron King para defender o Japão.
Não fez muito sucesso com o povo dos olhos puxados, mas chegou a ser lançado em DVD nos EUA.

Thunder Mask - Mais um Kyodai Hero baseado em uma idéia original de Osamu Tezuka. Produzido em 72, conta a história do arqueólogo Katase, que descobre uma profecia de 10.000 anos atrás, dizendo que um grande mal (Deganda) irá despertar e espalhar a destruição pela Terra, mas que juntamente com ele também despertará um Salvador, que terá a missão de destruir Deganda.
Devido a problemas com direitos autorais, nunca foi lançada em DVD e também não é fácil encontrar episódios para download, mas isto acaba sendo apenas mais um charme da série.

Go! Greenman - Produzida em 1973 pela Toho, é a sucessora direta de Godman.
Também tinha o formato dos 5 minutos, mas neste caso, cada luta era dividida em 3 episódios. Como de praxe, não tinha uma trama coerente.

A partir de 72/73, podemos identificar um "boom" de Tokusatsus no Japão, sendo que só nestes 2 anos foram produzidos mais de 10 shows do estilo Kyodai Hero, sendo muitos deles, raros como o citado "Thunder Mask".
Sendo assim, podemos apenas listar algumas produções conhecidas deste período: Majin Hunter Mitsurugi, Jumborg Ace, Ryusei Ningen Zone, Red Baron e Mach Baron, com destaque para os dois últimos, que foram lançados em diversos lugares da Europa.

Daitetsujin 17 - Surgido em 1977 (quando os Sentais começavam a mostrar força e a Toei ia dominando o mercado) é uma criação do grande Shotaro Ishinomori e é frequentemente acusada de ser um plágio de Giant Robo, devido a uma trama parecidíssima e um final também semelhante ao do seriado de 67.


Superman Ganbaron - Um versão japonesa para o Superman, que tinha investimento da Bullmark, interessada apenas na venda de brinquedos.
A maior parte dos episódios é focada no jovem jornalista Teru Tendou, que tem de esconder sua identidade secreta de seus amigos. Quando Teru encontra um perigo logo se transforma em Ganbaron e pode invocar o robô Daibaron.
A série soa estranhamente bizarra por misturar conceitos tipicamente japoneses com um arquétipo estruturado na cultura norte-americana, mas fez relativo suceso. Veja um trecho (em japonês).



Megaloman - Série da Toho que misturou um pouco os estilos Kyodai Hero e Super sentai, porque contavam com um herói gigante para proteger a Terra, mas este fazia parte de um esquadrão(colorido) de defesa, com a única diferença de que somente o protagonista se transformava.
Não fez sucesso no Japão, devido a cenas mais violentas que o comum em um tokusatsu na época, mas foi um dos seriados de maior sucesso na Itália.



Gridman
- Foi produzido em 1993 e foi adaptado para o público americano ao estilo Power Rangers, mas não alcançou o mesmo sucesso deste, sendo totalmente ignorado pelo público ocidental. Hoje os direitos da adaptação são da Dysney.
A trama do Gridman original é inovadora, trazendo como herói um hacker que luta em um mundo virtual.

Desde o ano 2000, houve uma espécie de revival do Gênero Kyodai Hero no Japão, porém as produções atuais deixam a desejar se comparadas com os Tokusatsus listados aqui, mesmo tendo efeitos especiais tecnicamente muito superiores.

Assim encerramos mais uma parte deste especial. Preparem-se para a semana que vem, onde desvendaremos todos os segredos da grande série "Ultraman". No meio da semana ainda teremos um texto extra com detalhes e curiosidades sobre "National Kid". Não perca!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br