quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Tokusatsu Parte 3 - Henshin Heroes

Na primeira parte deste especial explicamos o que é um Tokusatsu e fizemos um compilado do Gênero "Super Sentai" e na segunda parte, falamos um pouco sobre cada uma das séries do gênero "Metal Heroes".

Desde a criação do Ultraman em 1966 (falaremos deste tokusatsu mais a frente, com mais detalhes) houve uma invasão de séries do tipo na Terra do Sol Nascente e pelas duas primeiras matérias deu pra perceber que a Toei Co. foi responsável pela exploração do tema ao máximo e, por isso, todos os outros Tokusatsus, sejam Sentais ou Metal Hero, não produzidos pela Toei se encaixam no gênero Henshin Hero, que em tradução livre significa "Herói de Transformação".

3.1 Henshin Heroes dos anos 70

Henshin Ninja Arashi - Baseado em um mangá de mesmo nome, criado pelo já conhecido Shotaro Ishinomori (de Kamen Rider e Goranger), lançado em 1972.
Na trama o jovem Hayate trabalha para o clã Chiguruma Tou sem saber que seus mestres pretendem se tornar os mais poderosos ninjas do Japão Feudal, mas quando seu pai é assassinado pelo líder do clã, Majin Sai, Hayate aprende uma antiga técnica de transformação que seu pai havia descoberto e sai em busca de vingança.
Tecnicamente, só difere dos primeiros Metal Heroes da Toei porque o enredo nada tem a ver com guerreiros espaciais.


Ai no Senshi Rainbowman - Este foi o primeiro Tokusatsu da empresa Toho Company, lançado em 1972.
A história gira em torno de Takeshi Yamato, japonês que viajou até o Paquistão e lá encontrou uma Guerra entre o país e a Índia oriental, mas também entrou em contato com o misterioso Divadatta, que lhe ensinou tudo que sabia antes de morrer, deixando assim, Takeshi como seu sucessor, que ganha o nome de "Rainbowman, o guerreiro do amor". Se tiver coragem, confira a abertura clicando aqui.


Choujin Barom 1 - Uma das poucas séries produzidas pela Hirayama, apresenta a história de dois garotos que recebem o poder de um alienígena para se transformarem no defensor da Terra Choujin Barom (algo como Superman Baron). Kentaro Shiratori é o inteligente e Takeshi Kido é o forte, juntos eles são invencíveis, principalemnte porque contam com aparatos tecnológicos avançados e alienígenas.





Kaiketsu Lion Maru e Fu'un Lion Maru - Exibida no Japão em 1973, estas duas séries fazem parte da trilogia (sim, Kaiketsu teve duas temporadas) chamada de "trilogia Lion Maru".
Foi exibida no Brasil pela TV Manchete em 1989, porém este foi um dos maiores erros da emissora, porque ela adquiriu os episódios da segunda temporada (Fu'un) onde o personagem principal era um leão laranja e ganhou no pacote uma parte da primeira temporada(Kaiketsu) onde o Leão era branco e exibiu tudo entrecortado com o nome de "Lion Man" causando muita confusão para os telespectadores.
A história se pasa no Japão Feudal e, como ficou claro, trata de guerreiros que se transformam em leões.


Jinzo Ningen Kikaida - Den Komyoji é um cientista especializado em robótica que fica desolado com a morte de seu filho e aceita a proposta de trabalho do professor Gill, mas ao descobrir que está construindo robôs assassinos para a organização DARK (da qual sua própria esposa é espiã) ele desenvolve o sistema GEMINI que dá sentimentos humanos aos robôs e cria assim Jiro, que tem a missão de combater seus "irmãos" da DARK.
O maior mérito deste tokusatsu é ter se tornado um cult dentro do gênero e, mais tarde, ser a inspiração para "Metalder".

Totsugeki Hyuman e Triple Fighter são séries que se "aproveitaram" do sucesso alcançado por Kamen Rider(também terá uma matéria solo) e seguiram a mesma cartilha, porém sem o mesmo sucesso.


Inazuman - Watari Goro (Saburo Kazeda no mangá) foi abandonado ainda bebê em frente a casa de um peixeiro que o criou como seu filho sem saber que ele era um mutante, até que o jovem entra em contato com Shonen Domei, organização que reúne jovens com super-poderes.
Dentro da organização ele conhece Banba, que se autoproclamaou rei dos mutantes e considera o aparecimento destes um sinal da seleção natural e pretende criar uma nova raça de seres superiores. Watari se transforma em Inazuman para enfrentar Banba e seus seguidores.
A série é de 1972, baseada em um mangá de nosso amigo Shotaro Ishinomori e também ganhou um anime em 2002.


Tetsujin Tiger Seven - Esta foi a tentativa da P. Productions de criar um Tokusatsu ao estilo de Kamen Rider e assim como as outras cópias não alcançou a sucesso do original, mas neste caso fez relativo sucesso no Japão. Veja um clipe!


Robo Keiji K - Mais um Tokusatsu baseado em um mangá de Shotaro Ishinomori, desta vez inspirada no livro "Eu, Robô" de Isacc Asimov, misturando ficção científica com drama policial.
No show, o robô detetive K é o parceiro do policial quase aposentado Chiba Daizo.
Um detalhe importante é que Robo Keiji K foi produzido pela Toei, mas se encaixa entre os Henshin Heroes por não ter relações com nenhum outro filão dos tokusatsus da produtora.


Shiro Jishi Kamen - Este é, com toda certeza, um dos tokusatsus mais bizarros e psicodélicos já produzidos. Simplesmente assista a abertura e comprove você mesmo.

Com os anos de 75/76 absolutamente dominados pelos Sentais da Toei, o espaço para as séries de outras produtoras foi pouco, mas entre os Henshin Heroes dessa época estão: Diamond Eye (1975), Denjin Zaborger (1974) , Seigi no Symbol Condorman (1975), Chojin Bibyuun (1975), Uchuu Tetsujin Kyodain (1976) e um destaque para Akumaizer 3 de 1975, do qual foi retirada a imagem abaixo.





Enban Sensou Ban Kid - Embora muitos acusem este Tokusatsu de ser um plágio dos Super Sentais, tal acusação é injusta, tendo em vista que ele é de 1976 e já contava com a famosa finalização com a bazuca, coisa que os Sentais só veriam com Changeman, quase 10 anos depois.
Ele também é lembrado por sua trama muito semelhante ao anime Cavaleiros do Zodiaco e alguns extremistas até dizem que Masami Kurumada se inspirou neste Tokusatsu para criar seu mangá.


Ainda em 1976, foi lançado Pro-Wrestling Star Aztekaizer que como o próprio nome sugere era muito inspirada nas lutas livres estilo "telecat" (WWE), que estavam em voga na época e merece destaque por misturar cenas em live-action com animações, como pode ser visto nesta cena de batalha.


Até os anos 80 ainda foram lançados outros Tokusatsus, mas poucos merecem algum destaque, sendo os dois mais importantes:

Spiderman - Em meados dos anos 70, a Marvel Comics ainda mantinha estreitas relaçõs com a Toei Co. e também com outras empresas do mercado japonês, tendo licenciado todos os seus personagens para algumas desta empresas.
Foi assim que nasceu em 1978 o Tokusatsu "Spiderman", baseado no mangá publicado pela Shueisha na Shonem Jump e com uma produção que contava com investimentos da Hirayama, da Bandai (que queria faturar com os brinquedos) e da própria Toei.
Primeiramente a intenção era respeitar os roteiros criados por Stan Lee nos quadrinhos norte-americanos, mas a coisa logo desandou e o Homem-Aranha ganhou ares de um verdadeiro Tokusatsu com direito a Robôs gigantes e tudo mais.



Silver Jaguar - Criado em 1979, procurava restaurar a fórmula usada em "Lion Man", mas não alcançou nenhum sucesso e logo foi cancelada.


Com isso damos por encerrada a primeira parte dos Henshin Heroes, ainda essa semana, teremos a continuação desta matéria com os Henshins dos anos 80 até hoje e na próxima quarta prepare-se para o poder do Trash com os Kyodai Heroes. Até lá!

Um agradecimento mais que especial para o Spider-Phoenix, amigo do blog Rangers Online e especialista em Tokusatsus.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br