sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tokusatsu Parte 3 - Henshin Heroes (2)

Conforme o prometido, estamos aqui para dissertar sobre o que ficou faltando sobre os Henshin Heroes.


3.2 Henshin Heroes a partir dos Anos 80


Seiun Kamen Machine Man - Série de 1982 que conta a história do estudante Nikku, que veio do planeta Ivy para estudar o comportamente dos seres-humanos auxiliado pelo robo Ball Boy (um robô em formato de bola de beiseball).
É mais uma das criações de Shotaro Ishinomori, que disse ter sido influenciado pelo norte-americano Superman.
No Brasil foi exibido pela Rede Record e pela Bandeirantes, além de distribuido no formato VHS pela Oro Filmes.
Ao assistir este seriado, percebe-se claramente que ele é muito mais voltado ao público infantil que os produzidos pela Toei na época e devido ao seu sucesso motivou a líder do mercado de tokusatsus a criar séries que também eram direcionadas ao público mais jovem.


Kyodai Ken Byclosser - Devido ao sucesso de Machineman, este seriado foi feito logo na sequencia elevando ainda mais o tom infantil e cômico da série de Nikku e seu pequeno auxiliar.
Conta a história de Ken e Ginjiro Mizuno, que receberam diversos poderes de uma entidade cósmica, entre eles o poder de se transportar até a Quarta dimensão e se transformarem em Ken Bicrosser e Gin Bicrosser, juntos os Bicrossers.
Foi exibida no Brasil em 1991, junto com o aclamado "Space Cop", mas devido ao seu tom extremamente cômico não fez sucesso nem aqui e nem em sua Terra de origem.


Cybercop - Este foi mais um dos fenômenos da febre Tokusatsu (tanto no Japão como aqui), principalmente porque abusava dos efeitos especiais.
A série mostra a vida japonesa no futuro próximo de 1999, onde a ZAC (Zero Section Armed Constable, algo como Policiais Armados da Sessão Zero) cria uma equipe de elite armados com a mais alta tecnologia, os Cybercops.
A produção é da Toho e no Brasil foi exibido pela Rede Manchete, depois reprisado (muitas vezes) pela CNT/Gazeta.



Chokou Senshi Changerion e Shichisei Chojin Guyferd são duas séries produzidas em 1996, que alcançaram pouco sucesso no Japão e mesmo assim quase vieram pro Barsil, mas os Animes já estavam em alta por aqui, o que impediu a compra destas séries por emissoras brasileiras.



VoiceLugger - O maior destaque desta série é fato de ser a última criação de Shotaro Ishinomori e exibida postumamente em 1999 (Ishinomori faleceu em janeiro de 1998) e por ser inicialmente planejada para ser uma paródia de tokusatsus mais antigos.
A proposta inicial não foi levada adiante e este seriado conta a história de quatro crianças criadas pelo maldoso Imperio Muon, mas que, ao crescer, se voltam contra seus criadores e ultilizam o poder dos Voistones para lutar contra o Imperador Genbah, líder dos Muon.




Em 2001 e 20002 foram lançados respectivamente: Majin Kishi Jack Geist e Galaxy-Roid Cosmos X, ambos Tokustasus de pouca expressão e pouco sucesso.



Super Star God Grandseizar - A Toho em parceria com a Konami (desenvolvedora de games) criou esta série no intuito de rivalizar com os Super Sentais da Toei e para isso tornou este um dos Tokusatsus mais caros já produzidos.
Foram três séries exibidas no Japão entre 2003 e 2006 (com mais dois especiais) e contam com uma trama complexa que envolve quatro tribos criadas por antigos seres humanos há milhões de anos atrás, representando cada uma um elemento da natureza e todas tem o poder de invocar um deus quando 3 ou mais integrantes da mesma tribo se reúnem.
Apesar das Guerras entre as tribos, todas tem o objetivo de lutar contra ameaças alienígenas ao Planeta Terra.
As séries posteriores a Grandseizar são: Phantom Star God Justirisers e Chousei Kantai Sazer-X e os especiais são chamados de Chouseishin Gransazer: Super Battle Memory.



Garo
- Esta série tem um grande destaque por dois motivos:
Tem efeitos especiais muito acima da média para os tokusatsus e é considerada por muitos revolucionária, porque foi a primeira que abandonou definitivamente o público infantil e se concentrou no público adolescente e jovem, com uma temática obscura. Devido a isso, no Japão ela foi exibida durante as madrugadas e acabou sendo pouco conhecida.
A produção é da Touhoku Shinsha Film Corporation e o enrendo gira em torno de Saejima Kouga, jovem que teve seu pai assassinado pelos "Horros", bestas demoníacas que surgem devido ao mau existente nos corações humanos.
Como vingança, Saejima se torna o Cavaleiro Guardião (Cavaleiro Makai) e luta contra os Horros ao lado de Mitsuki Kaoru, garota que foi banhada com sangue de um Horror e está destinada a morrer por isso.
Assista uma das cenas de luta e tenha um gostinho dessa série que nunca foi ao ar no Brasil, mas segue sendo exibida no Japão e na Itália (pela MTV). [Existem muitos episódio completos no Youtube]


Madan Senki Ryukendo - Esta é a primeira produção da Takara Tomy, antiga fabricante de brinquedos que se arriscou no mundo dos tokusatsus com grande sucesso em 2005.
A trama fala da pacata cidade de Akebono, que recentemente tem atraído muitos montros da organização Jamanga devido ao Ponto de Poder no centro da cidade. Para combater a organização é criada a S.H.O.T. (Shoot Hell Obduracy Troopers) que luta contra tais seres malignos.
Em paralelo, Kenji Narukami chega a cidade de Akebo e logo de cara encontra uma batalha entre as forças do bem e domau; em meio a luta Kenji é escolhido pela lendária espada GekiRyuuKen e se torna o Guerreiro Ryukendo, cujo destino é combater a organização Jamanga.
A RedeTV adquiriu a série e exibiu durante o bloco TV Kids inicialmente com diversos cortes para que a série coubesse nos 20 minutos estipulados, mas logo nos primeiros episódios, devido a alta audiência, a emissora deixou de promover tais cortes e exibiu os episódios na íntegra.


Tomica Hero Rescue Force e Tomica Hero Rescue Fire - Devido ao sucesso de Ryukendo, a Takara Tomy produziu estas duas séries que são baseadas em uma coleçao de carrinhos de brinquedos da emprersa.
A série mostra as missões da Rescue Force, uma divisão especial da UFDA (United Fire-Defense Agency),unidade da Federação da Terra, criada para lidar com grandes desastres. Para isso o grupo conta com ferramentas,vestimentas e veiculos especiais.
A série conta a história da segunda geração de Rescuers e sua luta contra o grupo Neo Terror.
A sequencia Tomica Hero Rescue Fire mostra que após o final de Rescue Force, a equipe de Hikaru foi trabalhar na Europa (numa possivel referência a Winspector e Solbrain, da Toei Co., que tiveram destinos parecidos). Porém um novo mal aparece, chamado Jakaen.
Os vilões foram aprisionados numa geleira no Pólo Norte, mas acabam sendo libertados devido aos efeitos do Aquecimento Global e com isso o grupo de vilões está livre para atacar a Terra com ataques que passam a ser conhecidos como “Super Incêndios”.
Para combater esse novo perigo, a UFDA cria um novo grupo, especializado para combater os Super Incêndios: Rescue Fire.
Os heróis contam com um vasto arsenal de armamentos, ferramentas e mechas para combater o Jakaen.
O maior destaque de Rescue Fire é de seus efeitos especiais, com muitos detalhes. A série foi encerrada recentemente no Japão.



Mais uma vez devo agradecer ao Spider-Phoenix do blog Rangers Online, sem o qual está pesquisa ficaria incompleta.

E, como dito anteriormente, na próxima quarta-feira, conheceremos os Kyodai Heores! Não perca!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br