quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Tokusatsu Parte 2 - Metal Heroes

Se você perdeu o primeiro post desta série, clique aqui.


2. Metal Heroes



Devido ao sucesso alcançado com as séries do tipo Super Sentai, a Toei Company decidiu investir mais no filão dos tokusatsus e para isso desenvolveu este novo plot de histórias. Produzidos a partir de 1982, a maioria dos Tokusatsus desse estilo tem como personagem principal um policial (detetive, xerife) treinado no espaço para ser um guerreiro espacial sempre se ultilizando de veículos especiais para suas missões. Algumas séries tem mais de um herói como protagonista.


Gyaban - Também conhecido como "Gavan" ou "Policial do Espaçao Gavan" este foi o primeiro tokusatsu do tipo Metal Hero, produzido pela Toei em 1982, conta a história de Retsu Ichijouji que utiliza suas armas de ultima tecnologia para enfrentar a Organização Criminosa Makuu que além de enviar seus montros a Terra, também foi responsável pelo desaparecimento do pai de Retsu, que também foi um polical do espaço.
Interessante notar que esta série utiliza exatamente a mesma fórmula em todos os episódios (o inimigo sempre enviava o herói para um "mundo paralelo") e mesmo assim fez um grande sucesso no Japão, rendendo a criação da "trilogia dos policiais do espaço".
Foi exibido no Brasil pela Globo com o nome de "Space Cop", porém fora de ordem, já que foi exibido aqui depois de Sharivan e de Shaider, seus sucessores na trilogia.

Sharivan - No último episódio de Gyaban, o destemido herói salva o policial florestal Den Iga, que se torna o novo detetive espacial, enquanto Gyaban é promovido a capitão. A ameça enfrentada por Sharivan é Sociedade Secreta MAD, lidarada por Mao Psych.
Seguiu a fórmula de Gyaban, com montros semelhantes, aventuras parecidas e o mesmo "mundo paralelo" para onde era enviado em todo episódio e com isso também obteve o estrondoso sucesso da série anterior.
Como dito acima, foi exibido no Brasil antes de Gayban, pela TV Bandeirantes e depois pela Rede Record com o nome de "Detetive Espacial Sharivan" e de "Sharivan, o Guardião do Espaço", respectivamente.

Shaider - Última série da trilogia dos "policiais do espaço", tentou mais uma vez emular seus antecessores, mas fez pouco sucesso, porque a fórmula já havia cansado os telespectadores japoneses.
Conta a história de Dai Sawamura que luta contra o clã Fuuma e seus monstros.
Exibida no Brasil pela Rede Globo e pela TV Gazeta.
Com o fim da série, a Toei criou um especial com o crossover dos três personagens para encerrar de vez a trilogia e se libertar para criação de novas séries. Abaixo, uma imagem dos três heróis.




Jaspion - Não tem ligação direta com a trilogia original, mas foi concebida nos mesmos moldes da mesma, no entento, é bem menos repetitiva que a Trilogia dos policiais do espaço.
Sem dúvida nenhuma é o tokusatsu de maior sucesso no Brasil, já que foi pioneira e juntamente com Changeman iniciou a febre de Tokusatsus em nosso páis. Jaspion rendeu aqui brinquedos, álbuns, Histórias em Quadrinhos e até hoje tem uma extensa legião de fãs.
No Japão não obteve o mesmo resultado (praticamente nenhuma série alcançou o sucesso de Gyaban), mas foi o sulficiente para a Toei continuar investindo no gênero.


Spielvan - Produzido em 1986, a história de Spielvan fala de dois sobreviventes do planeta Clean que são enviados a Terra em uma nave super-tecnológica, afim de que em nosso planete (depois de 12 anos de animação suspensa) possam enfrentar o Império Water, responsável pela destruição do planeta Clean.
Passou no Brasil pela Rede Manchete e, em uma clara jogada de marketing, foi nomeado como "Jaspion 2", mesmo mantendo o nome Spielvan nos episódios.

Metalder - Mudando totalmente o rumo dos Metal Heroes até aqui, a Toei abandonou a temática espacial e também adicionou uma intensa carga dramática na série, fato que afastou o publico-alvo infantil e fez com que Metalder fosse a série mais curta do Gênero, com apenas 38 episódios.
O personagem principal é um ciborgue que seria usada na Segunda Guerra Mundial como arma secreta do Japão, mas que só foi ativado muitos anos depois e deve enfrentar Neroz e seu Exército das Máquinas.
No Brasil, virou "Metalder, o Homem Máquina" e foi exibido na Rede Bandeirantes.
Como curiosidade, vale dizer que assim como foram feitos os infames Power Rangers, uma empresa norte-americana também tentou adaptar Metalder (além de Gayban e Sharivan) com o nome de VR Troppers, mas a tentativa foi um fracasso (felizmente).



Jiraya - Este seriado de 1988 também fez muito sucesso no Brasil, quando exibido pela Rede Manchete. A trama inovou mais uma vez ao contar a hsitória do Nija Jiraya, que precisa proteger o maior tesouro do mundo da Família dos Feiticeiros.
Também fez bastante sucesso em sua terra de origem, rendendo esta série com 50 episódios e a participação especial de Jiraya na série sucessora, Jiban.




Jiban
- Misturando os conceitos de Metalder, Jiraya e do sucesso norte-americano Robocop, Jiban é um Policial Ciborgue que luta contra a organização Biolon.
Foi a única série tokustasu trazida para o Brasil no mesmo ano em que foi produzida no Japão (1989), pela Rede Manchete com o nome de "Policial de Aço Jiban".

Winspector - A partir de 1990 foi produzida uma nova trilogia, conhecida como "Trilogia dos Rescue Heroes" e Winspector é a primeira série desta nova empreitada da Toei Co.
O enredo mostra a história do Chefe Shunsuke Massaki, que reuniu um trio de policiais especiais para combater os crimes que não eram suportados pela polícia comum, sendo tal trio formado por um humano (policial Liuma Ogawa) e dois robôs.


Solbrain - Após o trio Winspector se mudar para a Europa o Chefe Shunsuke Massaki logo reuniu um trio ainda melhor para cuidar de assuntos que a polícia normal do Japão não podia dar conta, surge assim a Super Equipe de Resgate Solbrain.
Apesar da participação constante de Liuma Ogawa nesta série, os casos esnfrentados pela nova equipe eram mais elaborados que os enfrentados por seus antecessores, embora mais repetitivos.
Foi o último Tokusatsu do Gênero Metal Hero a ser exibido no Brasil, pela Rede Manchete em 1995, já que estes seriados passaram a perder espaço para a nova febre dos Animes.

Exceedraft - Encerrando a "Trilogia dos Rescue Heroes", Exceedraft foi a última equipe idealizada pelo Chefe ShunSuke, com a finalidade de atuar no combate a problemas humanos, como policiamento, resolução de crimes e poluição ambiental, por exemplo. Lembrava um pouco a idéia dos Super Sentais, mas fez pouco sucesso no Japão.

Depois desta trilogia, o gênero Metal Hero sobreviveu até 1998 com as séries Jamperson, Blue Swat, B-Fighter, B-Fighter Kabuto, Kabutack e Robotack, sendo que nenhuma delas alcançou grande destaque, encerrando o estilo de uma vez por todas em 98.
Vale dizer que a partir de B-Fighter Kabuto, os heróis passaram a ser inspirados em insetos, mostrando a influência das séries Kamen Rider (que ainda serão analisadas nesta coluna).

Na semana que vem começaremos a falar dos Henshin Heroes. Não Perca!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br