quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

National Kid - Mais que um simples Tokusatsu





Se você tem menos de 40 anos e não é um fã da cultura japonesa, com certeza não reconhece o vídeo acima. Melhor, não reconhece a importância do vídeo acima.
Em tempos pré-internet, a televisão exercia grande influência na mente de crianças e adultos e o seriado "National Kid" é um dos programas mais influentes na TV Brasileira.

Antes de falarmos do seriado em si, vamos passear um pouco por sua criação e exibição em terras tupiniquins.

No fim dos anos 50, a empresa National Eletronics Inc. (atualmente Panasonic) encomendou ao mangaká Daiji Kazumine um mangá que serviria de "catálogo" para a empresa. Nascia assim National Kid: o garoto propaganda.
Mais tarde o autor disse que seu personagem era totalmente baseado no Superman, sendo invensível, defensor da paz e da justiça, com a diferença de usar armas laser e voar de braços abertos e não esticados.

Em 1960, a Toei Co. adaptou os mangás para uma série Tokusatsu de mesmo nome. Atores amadores, efeitos especiais precários e imagens em p&b eram as marcas do seriado, que fez pouco sucesso no Japão, tanto que o proprio produtor da série, em viagem ao Brasil, ficou espantado com o tremendo sucesso da série em nosso país.

Ela estreou por aqui em 1964, pela TV Record e logo se tornou uma febre, com uma lendária dublagem da AIC de São Paulo. Passou por outras emissoras e só deixou de ser exibido em 1970, devido a censura da Ditadura Militar.
Fatos marcantes como as pichações "Celacanto provoca maremoto" no Rio de Janeiro em 78, mostram que até contrabandistas foram influênciados pelo nobre herói.

Em 1993, a Sato Company disponibilizou boa parte da série em VHS, com uma nova dublagem da Emerson Camargo/SP, porque os originais com a dublagem da AIC foram perdidos em um incêndio.
Em 2002 ela foi lançada finalmente na íntegra em DVD, pelo selo "Cinemagia" e em 2009, a Focus Filme lançou uma nova coleção, sendo que parte dela contém episódios com a dublagem origial (fitas foram encontradas em um sotão em 1997).
Com isso, já é possível deduzir o quanto National Kid foi influente no Brasil, não?



A história da série gira em torno do profesor Massao Hata (Riusako Hata, no original), que se transformava no herói National Kid quando a Terra era ameaçada por criaturas vindas do espaço ou do subterrâneo do planeta. O professor foi interpretado inicialmente por Ichiro Kojima, mas foi substituído por Shiutaro Tatsumi devido a problemas de saúde.


Durante os 39 episódios da série, foram mostradas quatro sagas, onde Kid enfrenta desde os Incas Venusianos até os Zarrocos do Espaço, passando pelos famosos Seres Abissais (de onde surgiu a famosa frase do Celacanto). Não podemos esquecer dos incríveis closes em relógios e tudo que era apetrecho eletrônico durante os episódios, afinal, acima de tudo o programa era um merchandising da National.


Enfim, foram poucos episódios, exibidos muitas vezes e lançados em coleção outras tantas vezes no Brasil, enquanto que no Japão, são poucos os que conhecem este Tokusatsu. Ironico, não?
Acima de tudo, podemos dizer que, no Brasil, National Kid é muito mais que um simples Tokusatsu, é um marco da TV e de toda cultura Pop.

____________________

Fontes:

- Wikipédia
- Retro Tv
- Almanaque Anos 70 - Ana Maria Bahiana - Editora Ediouro

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br