quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Informaticamente falando...perigos da internet!


No último informaticamente falando, falamos sobre a criação da internet até no que vimos hoje, mas que tal dar uma pulada na história(Depois retornaremos para falar dos primeiros sistemas de informação), e falar um pouco sobre "Segurança da Informação". Seu orkut foi hackeado? Tem mandado mensagens de vírus para seus amigos? Vamos ver formas de evitar isso, e é bem simples!

Na programação nós partimos do princípio que o usuário é "burro", mas não se sinta ofendido de maneira alguma com essa afirmação, pois não é culpa do usuário ser "burro", nada mais é que o diagnóstico da "ignorância" e falta de informação dos usuários ao navegarem na internet e nos computadores, e a função do programador é facilitar ao máximo a vida do usuário casual. Por isso é sempre bom ficar atento a dicas como essa, para não cair em uma cilada! Vejamos algumas dicas de como se preservar no orkut e msn:

Orkut e Msn


O público brasileiro de internet não é muito exigente, isso é fato, acabou que o orkut fica bem abaixo do padrão de qualidade Google, com muita instabilidade. A nova versão do orkut parecia ser a salvação, com interação de aplicativos e jogos, o orkut poderia se tornar novamente uma grande promessa, mas acaba sendo frustrado pela instabilidade do sistema(Que também vem sido melhorada).

Ganhe moedas verdes

O grande inimigo dos usuários estão se concentrando nas propostas de burlar certos jogos e aplicativos, com a garantia de ganhar alguma vantagem neles. Para o usuário, sempre vale aquele ditado "quando a esmola é demais, o pobre desconfia", não existe nenhuma fórmula milagrosa para zerar um jogo, ou ter dinheiro infinito, sempre parta desse princípio. E de maneira alguma cole códigos no seu navegador! Imagine que seu computador é sua casa, basicamente bem protegida, e existe um ladrão do lado de fora, ao colar qualquer tipo de código no navegador, você estará abrindo as portas para tal, inutilizando qualquer ferramenta de segurança que você tem.

Links, Links, Links

Isso serve tanto para orkut quanto para msn, sempre desconfie de links que são de pessoas desconhecidas, ou são enviadas sem sentido para você. No msn, sempre pergunte ao seu contato, se ele enviou mesmo o link, e qual o conteúdo do mesmo. No orkut a regra é um pouco mais fácil, ao ver um link que pareça seguro, coloque o mouse sobre ele, e verá no rodapé do seu navegador, a verdadeira identidade dele. A maioria dos vírus modificam o endereço para parecerem amigáveis ao usuário, suspeite de qualquer link que se diferencie do endereço escrito na mensagem para o do rodapé do navegador.

Informações pessoais

Mais uma vez entramos nessa, nada é milagroso! O orkut pertence a Google, e o msn a Microsoft, duas das maiores empresas de software do planeta! Não é nada fácil hackear seu sistema, então não acredite em mensagens que prometem desbloquear fotos de contatos e nem mesmo mostrar quem te bloqueou no MSN. E de maneira alguma passe dados de sua conta em páginas que não seja a do MSN/HOTMAIL e Orkut. Sempre suspeite de sites que se conectem no msn ou orkut pelo navegador, afinal, eles terão acesso a sua conta!!

Conclusão

Ninguém precisa ser graduado, nem mesmo ter conhecimento. Assim como a grande parte dos acidentes de carros são causados por erros dos motoristas. Quase todos os perigos da internet são causados pelos erros do próprio usuário! Fique alerta!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br