quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Tokusatsu Parte 1 - Super Sentai

Esta será uma série semanal aqui do Radioativo, fruto de diversas pesquisas, que vai falar um pouco sobre a história e cultura dos Tokusatsus.

Para quem não sabe, os Tokusatsus são séries japonesas que fizeram relativo sucesso no Brasil, principalmente em meados dos anos 80/90 (na finada TV Manchete) e eram conhecidas como "live-actions".

Tokusatsu é uma abreviação de tokushu satsuei que significa "filme de efeitos especiais" e antigamente designava toda e qualquer produção cinematográfica e/ou televisiva, desde que esta utilizasse efeitos especiais (pirotecnia, computação gráfica, modelismo), mas hoje em dia o termo é usado apenas para as séries de heróis japoneses.
Sabe-se que estas séries começaram a ser produzidas no fim da 2º guerra mundial e o primeiro herói Japonês foi criado pela Toei Company, Gekko Kamen, que pode ser traduzido como "Máscara Luar".

Os textos desta série serão divididos pelos estilos de Tokusatsus e irá indicalos em ordem cronológica. Alguma coisa pode ficar faltando, mas os comentários estão abertos exatamente para correções, sugestões e melhorias no texto.

1. Super Sentai

Super Sentai é o termo que designa todas aquelas séries de grupos de heróis coloridos, onde temos um líder e (geralmente) mais cinco integrantes. Os primeiras sentais são de 1975 e a partir de 93, os EUA adaptaram tais séries com o nome de Power Rangers, porém as adaptação feitas pelos norte-americanos beiram a grosseria se comparados aos originais.

Himitsu Sentai Goranger - O "Esquadrão Secreto Goranger" foi o primeiro seriado de heróis japoneses do estilo Super Sentai.
Cinco pessoas com uniformes coloridos tem que enfrentar vilões bizarros como Homem TV ou Homem Piano, por exemplo. Ideia que aparentemente nunca daria certo, mas que rendeu uma série de 84 episódios (a mais longa do gênero Super Sentai) e inúmeros outras produções com a mesma premissa.
Foi criada por Shotaro Ishinomori, que também foi o criador do gênero Kamem Raider, e lançada em 1975 pela Toei Company.



J.A.K.Q. - Produzida em 77, foi a segunda série do tipo SS lançada pela Toei e também foi produzida por Shotaro Ishinomori.
Quatro heróis inspirados nas cartas de baralho (daí o nome J.A.K.Q.).
Tudo começa quando quatro jovens decidem ser cobaias de um experimento do Esquadrão Científico Especial Internacional de Investigação (ISSIS) para adquirem poderes especiais e lutrem contra uma organização criminosa que deseja dominar a Terra.
Comparado com seu antecessor Goranger, a evolução nos efeitos especiais é notável, mas a série é considerado pelos fãs um dos piores Sentais e só teve um final, porque foi produzido um especial com a participação dos Gorangers.

Battle Fever J - Produzida em 79 pela Toei, em parceria com a Marvel, é a série SS que tem assumidamente os uniformes mais bizarros dos SS.
Cada integrante do grupo era especializado em um tipo de dança (!) e isto se refletia nos combates.
Na história o General Karuma Tetsuzan Shogun descobre que a organização EGOS (adoradora do deus Satan EGOS) pretende destruir o Japão e então ele reune 5 jovens para se tornarem os Battle Fever J. Esta foi a primeira série a ter um Robô Gigante, artifício que seria seguido pelos seus sucessores.

Denziman - Neste Tokusatsu SS de 1980, os uniformes finalmente passaram a seguir um certo padrão, que foi usado por muitos outros Super Sentai's (um design desenvolvido pelo Bandai Toys, que viu o potencial deste nicho para os brinquedos).
Apesar de os direitos desta série serem da Marvel Comics, esta não teve envolvimento na produção, sendo que a série foi interamente produzida pela Toei Company.
A trama é básica: alíenígenas tentando conquistar a Terra.
Trama esta que seria muito repetida no decorrer dos anos.

Sun Vulcan - A partir de 81, aquela ideia de Goranger que "nunca daria certo" passou a fazer tanto sucesso que foram produzidos um SS por ano, começando por Taiyou Sentai Sun Vulcan, continuação direta de Denziman e também a última série a ter o copyright da Marvel.
Uma vez mais foi lançada uma tendência que seria seguida pelos outros SS, um robô dividido em diverso veículos, cada um controlado por um integrante do grupo de heróis.


Goggle Five - uma das séries de maior sucesso deste estilo, que chegou a ser exibida no Brasil pela Rede Bandeirantes (com uma dublagem horrível), entretanto é caracterizada por ser o SS com os piores efeitos especiais.





Dynaman e Bioman foram as séries sucessoras de Goggle Five e se destacaram por terem uma coreografia de luta muito bem feita. Bioman fez um sucesso estrondoso na França, tanto que os SS sucessores foram levados para lá com os nomes de Bioman 2, Bioman 3 e assim sucessivamente.


Changeman - Dificilmente alguém que assitiu TV nos anos 80/90 no Brasil não conhece Dengeki Sentai Changeman (ou melhor, "Esquadrão Relampago Changeman"), já que ele foi distribuido em fitas VHS pela Tikara Filmes e depois exibido na Manchete, Na Rede Record e na CNT/Gazeta (posteriormente, TV Gazeta).
O mote de Changeman foi um dos mais copiados pelos americanos ao criarem seus Power Rangers e conta a história de cinco jovens banhados pela força Terra que adquiriram o poder, cada um, de um animal landário: Dragão, Grifo, Pégasu, Sereia e Fênix.
O Esquadrão luta contra os aliens de Gôzma que pretendem anexar a Terra a seu império galáctico.
Não difere em quase nada de muitos outros SS, só é muito famosos por ter sido o primeiro a aportar em Terras Tupiniquins (foi exibido antes de Goggle Five, mesmo tendo sido produzido depois).

Flashman - Foi outro seriado que fez certo sucesso por aqui. Produzido em 1986, é tecnicamente bem superior a seu antecessor e conta a história de Cinco crianças que foram raptadas e levadas aos confins do universo, 20 anos depois elas retornam e formam o Comando Estelar Flashman para proteger nosso planeta.

Maskman SS de 1987, também foi exibido no Brasil, mas a mania dos Super Sentai já tinha passado e não são muitos os que conhecem a série.
História básica dos SS, com os guerreiros enfrentando seres malignos do Império Subterrâneo Tube, que queriam transformar a Terra em um planeta frio e escuro.

Liveman e TurboRanger quase vieram para o Brasil, sendo que o segundo chegou a ter alguns bonequinhos vendidos por estas bandas. A mesma premissa de seus antecessores, sendo que os poderes tratavam de animais e carros, respectivamente.

Fiveman - Já deu pra perceber que, infelizmente, a maioria das séries Super Sentai é inédita no Brasil e esta é mais uma delas. Chegou a ter um álbum de figurinhas lançado aqui, mas a série em si nunca foi exibida.


Como dito acima, foram produzidos um tokustsu de Super Sentai por ano desde 1981 e os sucessores de Flashman até 1995 foram: Jetman, Zyuranger, Dairanger, Kakuranger e Ohranger, sem muito destaque para nenhuma delas, já que seguiam a boa velha cartilha dos SS.
A única excessão pode ser feita para Ohranger, que fez pouquíssimo sucesso no Japão devido a sua temática obscura, justamente em 1995, época das bombas no metrô do Japão.

Carranger - Seu nome já indica que a temática é automobilística, mais precisamente, conta a história de um alienígena que escolhe cinco jovens para assumirem o poder das constelações de carros (?). A temática deste SS é bem alegre e cômica, devido a rejeição sofrida por seu antecessor.
Foi adaptado pelos americanos como "Power Rangers: Turbo".

Megaranger e Gigaman são respectivamente os SS de 97 e 98 e tiveram pouca expressividade em geral, mesmo tendo servido de molde para os mais infames Power Rangers já feitos.

GoGo V - A série de 99 claramente tenta se empenhar no sucesso de Goggle Five, devido ao "fracasso" de seus antecessores. Mais uma vez produzida pela Toei Company, o grupo principal deste tokusatsu são da mesma família e esta série é conhecida por ter uma das histórias mais complexas de todos os SS, contrariando a idéia básica de uma trama simples e sem muitas nuances.



Timeranger - Com uma temática que envolve viagens no tempo, como o nome deixa claro.
Foi produzido em 2000 pela Toei e procurava capitalizar em cima de temas que estavam em pauta no momento, como computadores e celulares.
Foi o primrio Sentai onde o sexto integrante tinha o uniforme da mesma cor que o líder (vermelho).

GaoRanger - Primeiro Sentai a ser filmado em vídeo ao invés de película (o que deixa a imagem ligeramente pior).
Como comemoração aos 25 anos do Gênero Super Sentai, esta série ganhou um especial onde integrantes de outros SS aparecem para auxiliar os Gaorangers (são eles:Big One (J.A.K.Q.), Red Falcon (Liveman), Mega Pink (Megaranger), GingaBlue (Gingaman) e GoGo Yellow (GoGoV)).

Depois dela vieram: Hurricanger, Abaranger, Dekaranger, Magiranger, Boukenger, Gekiranger , Go-Onger , Shinkenger e em Fevereiro de 2010 estreia na TV Asahi o uper sentai de 2010, com o nome de Goseiger.

Lembrando que desde 1993, praticamente todas as séries citadas tiveram uma adapatção americana, excluindo somente Shinkenger de 2009, qua ainda não tem uma adaptação programada.

Não custa lembrar que infelizmente, a maioria destas séries é inédita no Brasil, mas, sem nenhum tipo de apologia, a Internet é um meio bacana de você conhecer (ou mesmo rever) as séries que com certeza nuca seram lançadas aqui, já que muitos fãs compartilham o material lançado no Japão pela grande rede.

Com isso, passamos por todas as séries Tokusatsu do tipo Super Sentai até hoje, mas é bom lembrar que os Tokusatsus tem muitas outras temáticas, que você irá conhecer nas próximas semanas aqui no Radioativo.


Nas próximas semanas: Metal Heroes, Henshin Heroes, Kyodai Heroes, Ultraman e Kamen Rider. Não perca!


_____________________________________

Como este texto é um compilado de informações, as fontes da pesquisa são várias, mas prinicpalmente a Wikipédia , o site Tokufriends e o Portal Tokusatsu.

1 comentários:

Azambuja disse...

Quem fez essa matéria não sabe nada de tokusatsu. Mais da metade dessas informações sobre as séries são falsas ou baseadas em opiniões de quem viu meia dúzia de episódios. Se quiser falar direito sobre o assunto, pesquise, pra evitar fazer outra porcaria como essa.

BlogBlogs.Com.Br