sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A máquina de fazer dinheiro de Steve Jobs - parte DOIS

A Apple estava falindo, e o filho pródigo retornara a casa. Steve Jobs demitiu boa parte dos diretores da Apple, e contratou uma elite, reformulando totalmente a visão da empresa, e no futuro, a visão de toda uma área.

Para Steve Jobs o mercado de eletrônicos sempre foi controverso, muitas vezes as empresas focavam demais em certas visões, e esqueciam o mais importante, o usuário. Certa vez, uma universidade Holandesa, propôs um desafio a alguns diretores da Philips, que levassem aparelhos da empresa para casa. Uma semana se passando, os diretores ficaram perplexos, porque boa parte não conseguiu nem ao menos colocar os aparelhos para funcionar. O grande problema das empresas de eletrônicos, segundo Jobs, é que elas são criadas por engenheiros que fazem produtos que são só para eles usarem. Olhando a história, ele está certo, muita das empresas valorizam o hardware, o quão potente e avançado é o produto, enquanto o usuário é deixado de lado. Muitas vezes, um aparelho de música, que tira fotos, roda joguinhos, videos, etc, acaba esquecendo do principal, o usuário que o utilizará. Hoje, uma câmera de 10 Megapixels é muito melhor que uma câmera de 5 Mega, mesmo que a de 5 seja extremamente mais fácil de se tirar e armazenar as fotos. Esse foi o princípio da criação dos novos produtos da Apple.

Os computadores no final dos anos 90 eram quadradões, com seus sistemas operacionais cinzas, e tudo muito técnico. Jobs quis inovar, tanto no sistema operacional, que ganhou cores e funcionalidade, quanto nos próprios computadores. Foi assim que saiu os primeiros iMACs, e foram um enorme sucesso, tanto seu sistema operacional, o excelente Mac Os X, quanto ao seu inovador monitor, que foi uma febre, com sua traseira transparente multicolorida. Bill Gates ficou impressionado com a febre, e disse "Nunca imaginei que as pessoas iria querer computadores coloridos". Pois a mente brilhante de Jobs sabia.

Enquanto os iMacs cresciam, e vendiam, chegando hoje a uma fatia de 12% do mercado americano de Sistemas Operacionais. A Apple seguiu uma tendência, a música digital, com o Napster e as diversas redes de internet, era cada vez mais popular aparelhos que tocassem música. Mas assim como a maioria dos eletrônicos, os aparelhos eram enormes, e difíceis de usar. Steve Jobs e sua equipe brilhante então desenvolveu o iPod, um player simples, que com apenas 3 toques, você consegue ouvir qualquer música dentro do aparelho. O iPod foi uma febre, chegando a ter 90% do mercado americano de aparelhos de música eletrônica, e vendeu mais de 350 milhões de aparelhos. Junto com o iTunes, o Ipod continuou evoluindo, até dar a luz ao seu irmão mais novo, o iPhone.

Antes de frisar sobre o iPhone, é interessante constatar algumas características que fazem a Apple ser o que é, são alguma delas:

1) Design - Os produtos da Apple são lindos, e uma equipe de designers trabalham meses só para tornar os produtos mais bonitos. E esse tem sido o principal diferencial. No lançamento do iPhone, enquanto todos os celulares tinham câmeras incríveis e tecnologia 3D, o iPhone era tão bonito, que vendeu bem mais que seus concorrentes.

2) Marketing - A Apple presa pelo melhor marketing. Desde o lançamento do Macintosh, a Apple é uma das melhores empresas em quesito Marketing. Com grandes campanhas publicitários como a "Pense diferente" e a inesquecível "Eu sou Mac, Eu sou PC".

3) Facilidade e Qualidade - No mercado brasileiro, existem muitos aparelhos eletrônicos, por exemplo o MPx, que oferece diversos recursos. As empresas em geral, sempre pensam em "socar" o máximo de recurso em um mesmo aparelho. Um celular que tira fotos, filma, tem acesso a internet e tv. Mas muitos não se perguntam, qual dessas funções são feitas de modo excelente? Quase nenhuma, a maioria dos aparelhos eletrônicos são extremamente chatos para editar fotos, videos, e alguns celulares novos, são até complicados de fazer ligações. Quando os primeiros iPods Nano surgiram, muitos players de video estavam surgindo, ao ser questionado o porque do iPod não ter essa função, mas o iPod sempre presou pela perfeição e simplicidade, se não pudesse oferecer um serviço de qualidade aos clientes, era melhor não ser oferecido. A facilidade e qualidade também estão presentes no iPhone, a primeira função focada para o celular da Apple era fazer ligações, muitos pensariam que seria idiota investir em fazer ligações, e não em se conectar a TV, mas se o celular não tem excelência no básico, porque teria no complexo?

Foi assim que a Apple conquistou o mercado, seus produtos ficaram tão famosos e bonitos, que mesmo no lançamento do iPhone, um celular considerado ultrapassado em termos de Hardware, vendeu surpreendentemente bem, chegando hoje a mais de 40 milhões de celulares vendidos. Além dos famosos iPhones e Ipods, a Apple ainda tem muitas vendas com produtos mais desconhecidos no Brasil como o Appletv.

E o que todos se perguntam, é até onde a Apple poderá chegar? Independente, o que se espera são mais produtos lindos e funcionais. E Steve Jobs agradece.


1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Parbens pela pesquisa, eu nunca imaginei que Steve Jobs tivesse passado por tudo isso antes de se tornar o "Senhor" dos Geeks.

Nunca tive um aparelho Apple(principalmente devido as limitações financeiras), mas este texto só me deixou com mais vontade de ter um IPhone...hehe

BlogBlogs.Com.Br