quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Os 10 maiores artistas da música nacional nos anos 00


É pessoal, a década tá acabando e eu e o Inconformado preparamos um especial com os 10 mairoes artistas nacionais ei nternacionais da década de 00.


Eu, como todo o patriota, fiz o dos nacionais, amanhã sai o dos internacionais pelo nosso amigo emo Inconformado (se ele não for um emo preguiçoso).

1 – Marcelo D2

O ex-membro da polêmica Planet Hemp lançou o álbum “Eu tiro é onda”, alcançando um prestigio inimaginável para um rapper defensor da legalização da maconha.

Tudo isso se deve ao fato de D2 não ter preconceitos musicais, misturando Samba, Rock, Hip Hop e Manguebit em suas canções. Após a morte de Chico Science, D2 se mostra o grande alquimista musical, verdadeiro herdeiro do pernambucano.

Esse herança é tanta que, em seu maior hit, “Qual é?”, D2 mostra o seguinte verso :”E lembrando de Chico, comecei a pensar, que eu me organizando posso desorganizar”, em citação óbvia ao maior clássico de Chico Science, “Da lama ao caos”.

Sem fronteiras, D2 não se inspira só em Science, mas em James Brown, Bezerra da Silva, Cartola, entre outros.Esse caldeirão musical dá a Marcelo D2 o primeiro lugar na lista.

2 – O Rappa

Não é necessário falar muito para justificar.Mais um herdeiro do alquimismo musical gerado pelo Manguebit nos anos 90, a banda paulista atravessa fronteiras mais, digamos, rústicas de D2.

As distorções pesadas de guitarras e o vocal ameaçador de Falcão, misturada com os batuques reggeiros, geram uma miscigenação undreground, sem deixar de ser pop.

Mas, não podemos nos esquecer das letras.Sem romantismos, o apelo social é gigantesco.E mesmo após “se vender para a grande mídia” o Rappa não perde esse apelo.Taí uma digna segunda posição.

3 – Vanguart

O folk rock está morto.Isso é inegável.Bobby Dylan ainda tenta mentir para nós, mas ele mesmo sabe que seu ritmo morreu.

Mas, tudo na música pode ressuscitar, não é mesmo?E essa ressurreição do folk rock deve sair de um barzinho sujo em Chicago, com jovens idealistas, certo?NÃO.

A volta do folk rock saiu dos pântanos pesados e férteis do Centro-Oeste brasileiro.Com sotaque carregado, a banda Vanguart estourou seu primeiro sucesso “Semáforo” no inicio do ano passado.É do final da década, mas mesmo assim está válido.

Quebrando todas as barreiras do preconceitos, a Vanguart, junto com sua maior apoiadora, Malu Magalhães, conquistou o Brasil e está em processo de descobrimento.Pelo bem desse ritmo tão vivo, esperamos que a banda continue assim, lembrando o velho Dylan.

4 – Pitty

É improvável imaginar que uma cantora nordestina, com apenas 3 discos lançados, possa alcançar tamanho sucesso.Mas aconteceu.

Não é exagero falar que “Admirável Chip Novo” seja, provavelmente, uma das canções mais emblemáticas do Rock Brasil pós-anos 80.Esqueçam o alienado último álbum, e lembrem dos dois anteriores.Pitty tem muito o que mostrar ainda, e vai mostrar.

Pitty tem o apoio popular em seus ombros, coisa que dês dos anos 80 nenhum roqueiro tinha.Pitty se mostra a última chama de esperança da sobrevivência do rock NOVO em nossa nação.

5 – Cordel do Fogo encantado

Quando os gênios de Bobby Dylan se encontram com os de Chico Science, temos isso.

Provavelmente a última resistência pop do Manguebit, Cordel do fogo encantado emplaca de maneira mediana na mídia. Mas, em poucos anos de carreira, conseguiram algo que nem Fred Zero Quatro com sua Mundo Livre S/A conseguiu, o apoio da MTV.

O hit “Chover” é uma aula de como fazer um manguebit calmo, sem os exageros de Science e Zero Quatro, misturado de maneira forte com os ritmos sertanejos e ainda, com trechos falados, como se fosse uma áudio peça.É uma música belíssima que define o movimento em todas as suas características.

6 – Los Hermanos

Banda mediana, em todos os conceitos da mediocridade.

Se fosse para colocá-la em um lugar pela sua qualidade, provavelmente ela ficaria em 10 nessa lista.mas não Foi como ela fez, e sim o que ela fez que a coloca em pilares mais altos.

Não sei se vocês já foram no carnaval de Salvador, mas, se não foram, vou avisa-los:é tudo que um grande artista iria querer.

E o grupo “Los Hermanos” teve isso.O sucesso bombástico de “Anna Júlia” ultrapassou as barreiras do Rock ‘n Roll e chegou até o carnaval baiano e muito mais.

Hoje, a banda se mantém entre trabalhos solos e pequenos shows.Mas, no fundo, todos nós lembramos que, um dia, já ouvimos “Anna Julia”.

7 – Vanessa da Mata

Outra “filha do pantanal”, Vanessa inovou ao misturar MPB com ritmos pop.Tornou-se provavelmente a artista de MPB mais conhecida da década, com rits que variam do hiper pop (“Boa sorte/Good Luck”), e poesias fantásticas sobre o amor atual (“Amado”).Até músicas grudentas estilo anos 80 (“Ai, ai, ai”).

Com repertorio variado e sem preconceitos, Vanessa conquista platéias de um barzinho de boteco até grandes festivais europeus.Merece o sétimo lugar.

8 – Seu Jorge

Provavelmente o mais ouvido dos membros dessa lista, Seu Jorge já foi membro da Planet Hemp, no polêmico álbum “A invasão do sagaz homem fumaça”.

Mas, de lá pra cá, tem perdido um pouco de seu “grito do morro”, que nos fazia lembrar um pouco Jorge Bem e Bezerra da Silva, para se tornar mais um boneco da MTV.Felzimente, isso não atrapalhou de maneira tão drástica o seu trabalho, pois ele ainda lança músicas fantásticas como “Burguesinha”, que, mesmo sem uma letra tão convincente, atinge o favelado e o intelectual.Esse choque social gerado pro sua música lhe rende o oitavo lugar.

9 – Falamansa

Forró bem feito em SP?Impossível!

Sim, como todo o nordestino, eu duvidei, esperneei, mas acabei ouvindo. E como todo o nordestino que fez o mesmo, eu me surpreendi.

O grupo Falamansa se mostra um verdadeiro filho de Luiz Gonzaga, fazendo músicas românticas que podem ser adaptadas a qualquer casal.

Sem abandonar os instrumentos da cultura nordestina, claro.

Falamansa faz forró inteligente e divertido, com um pesado sotaque paulista, o que dá um tom de inovação no som.

10 – Pedra Letícia

O trio bem humorado de Goiânia é um dos poucos “fenômenos da internet” que deram certo, tanto no sentido de mídia quanto no sentido de qualidade.

O hit “Teorema de Carlão” já é uma das músicas mais executadas em bares, animando os bebuns que desejam também sua baranga para passar a noite.

Os “novos mamonas” já foramn descobertos pela Rede Globo e pela MTV e já tem um álbum gravado.Esperamos que esses “novos velhos rapazes” estoure, como merece.

22 comentários:

Filipe Araújo disse...

Toda lista é polêmica...essa então...ôôô...falo nada XD

Anônimo disse...

PQP!!!
Falamansa, Rappa(que se acabou com a saída de Marcelo Yuka), Vanguart... pelo amor de Deus! Acorda meu filho!

Paraíba disse...

Como o Filipe disse Anônimo, toda a lista é polemica.

O Rappa perdeu muito com a saida de Yukka, mas estamos falando dos melhores da DÉCADA inteira.

Vanguart renasceu o folk, tem uma importância muito grande.

E quanto a Falamansa nem comento, só quem foi no nordeste antes de pois de Falamansa pdoe falar da verdadeira REVOLUÇÃO que a banda paulista trouxe para os ritmos nordestinos.

Doutor Radioativo disse...

Pois é!

Listas são polêmicas...não concordo com metade da lista, mas a a outra metade ficou boa.:P

Mas cadê os internacionais....???

Paraíba disse...

Os internacionais serão feitos pelo Inconformado, cobrem dele :P

Samuel disse...

Eu ia listar o tanto de merda que vc escreveu e argumentar tudo, mas desisti... Feliz ano novo ae!

Anônimo disse...

Los Hermanos banda mediana?

O autor só ouviu Ana Julia e ainda diz que a banda fazia trabalhos pequenos...

por acaso ja foi a algum show do LH?
todos cantam todas as musicas.

O unico problema (na verdade, vejo como uma alegria) e o LH nao aparecer mais na globo ou mtv, ai nego acha que a banda é pequena...

aff...

Anônimo disse...

Parei de ler no "Los Hermanos banda mediana" hahaha
Lendo um pouco da lista, já deu pra perceber que você não entende porra nenhuma sobre a música nacional. Quando chegou ali tive certeza. Isso que dá, uma lista de um alienado de MTV, deve ter visto Semáforo e achou demais, e Anna Júlia e achou modinha. Parabéns.

Gustavo disse...

O kara disse que Los Hermanos é mediano e continuou vivendo de pequenos shows... Pequenos shows do tipo: Abrir o show do Radiohead...
O kara diz que Los Hermanos é sempre lembrado por Ana Julia, meu filho, você já parou pra ouvir Los Hermanos? Alem do mais, pasmei com Fala Mansa...

Anônimo disse...

"Não sei se vocês já foram no carnaval de Salvador, mas, se não foram, vou avisa-los:é tudo que um grande artista iria querer."

ok, proximo...

Marcos André disse...

tudo lixo.

Anônimo disse...

rappa paulista?? e em segundo lugar?? marcelo d2 em primeiro?? "eu tiro onda" do marcelo d2 eh de 98 e não fez nem sucesso. só o cd seguinte.
"Pitty se mostra a última chama de esperança da sobrevivência do rock"?? pqp, aqla rima do num sei q la q eu sou foda eh a coisa mais ridicula q apareceu nos ultimos anos na musica brasileira.
cara, no texto da pitty vc matou os paralamas, o skank, o barao, raimundos e todas bandas de alguma importancia na decada de 90.tudo de uma vez.
alias, nao botar o skank nessa lista eh uma debilidade tremenda. Três Lados, balada do amor inabalavel, dois rios, vou deixar nao existiram? (e tem mais)
eu nao costumo fazer comentarios em blogs, mas esse texto foi tao ruim que eu não consegui ficar quieto. a questao não é a lista e sim o texto.
e eu entendi cara, vc gosta de manguebit. deu pra entender, não precisa repetir.

Anônimo disse...

Vanguart é foda \,,/

will disse...

bom cara..
achei sua lista bem infeliz.
los hermanos foi uma das melhoes bandas q ja apareceram, sem contar o litlle joy...cachorro grande...etc

Sexxxtation disse...

que listinha de merda! mais parece que foi copiada de um top 10 da mtv. será que você já ouviu falar de raimundos, matanza e velhas virgens?

Doutor Radioativo disse...

Eu disse que fazer lista era um trabalho ingrato, ninguém me ouve nessa equipe....

:P

rafael disse...

Listinha de MERDA!!!!D2?fez sucesso em 97,o rappa é uma das maiores bandas sim,mas é carioca,n paulista,Pitty parece um pato cantando,é um lixo,Los Hermanos n ta c essa bola toda,Vanessa da Moita so tem musicas comerciais q tokm nas novelas da globo,seu jorge é meu repetitivo e falamansa?fez sucesso em 99. Reve teu conceito de musica boa!!!

Doutor Radioativo disse...

Só tem um pessoal um pouco equivocado, falando em Paralamas e Skank...

Acho que a lista era de melhores bandas dos anos 00 que SURGIRAM nos anos 2000...;)

Filipe Araújo disse...

Eu tb sempre odiei listas, mas falar mal de los hermanos doeu ateh em mim >.<

Paraíba disse...

As Los Hermanos girls ficaram estressadas :P

Brinks galera, eu simplesmente não vejo nada demais na banda.

E SIM, já ouvi muitas outras músicas além de "Anna Júlia".Mas dei atenção especial a ela devido ao fato dela ser a mais popular, ou alguem nega isso?

Se quiserem mandar a SUA versão da lista pro meu e-mail pessoal (teudemais@hotmail.com)saibam que ela será lida e, muito provavelmente, publicada aqui.Listas são polemicas mesmo, pois envolve opinião, e essa é a minha.

Fazer listas é uma função 100% ingrata, mas eu faço pro que gosto.Criticas e sugestão são bem aceitas.

Paraíba disse...

*por que gosto

*criticas e sugestões

Paraíba disse...

As Los Hermanos girls ficaram estressadas :P

Brinks galera, eu simplesmente não vejo nada demais na banda.

E SIM, já ouvi muitas outras músicas além de "Anna Júlia".Mas dei atenção especial a ela devido ao fato dela ser a mais popular, ou alguem nega isso?

Se quiserem mandar a SUA versão da lista pro meu e-mail pessoal (teudemais@hotmail.com)saibam que ela será lida e, muito provavelmente, publicada aqui.Listas são polemicas mesmo, pois envolve opinião, e essa é a minha.

Fazer listas é uma função 100% ingrata, mas eu faço pro que gosto.Criticas e sugestão são bem aceitas.

BlogBlogs.Com.Br