quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Google Wave: Nós testamos!



Em Maio desse ano, em uma de suas conferências, a Google plantou uma de suas maiores bombas atômicas, o Google Wave. Após meses de grande expectativa, o Radioativo conseguiu um convite para testar a versão Google Wave Preview, e vamos para uma rápida crítica.

O que é o Google Wave?

A
Antes de tudo, temos que entender o que é essa tal "grande revolução" da Google, o "Google Wave" nada mais é que, segundo os engenheiros da Google, o que seria um serviço de email atual, basicamente você cria uma conta, e adiciona contatos, e vai criando suas Waves(ondas), que podem conter gadgets e diversos aplicativos, e você poderá anexar diversos contatos a essa Wave. Os planos da google são de justamente "organizar" a internet, visto que a proposta é que grandes redes e sites(como Facebook, twitter, youtube, etc.) criem seus gadgets, e assim o usuário do Google Wave gerenciaria cada conta na Wave indicada. Por exemplos, criar várias waves, cada uma para cada um dos sites que você visitaria diariamente, isso organizaria tudo em apenas uma página, a do Google Wave.

Google Wave Preview

O Google Wave ainda caminha com passos curtos, na sua versão preview, a qual tivemos acesso, foram notados pontos fortes e fracos. Os principais pontos fortes são o visual bem amigável, e a proposta da empresa sendo moldada com êxito, outro ponto positivo são os videos explicativos sobre como criar as "waves" e usar os aplicativos e gadgets .

Já os fracos ainda são justamente a falta de material para fazer suas "waves", já que o número de gadgets são mínimos, e poucos são realmente funcionais, outro ponto fraco é que o Google Wave ainda é deserto, ou seja, não é possível trocar mensagens com quase nenhum contato. Um dos pontos que talvez tenham nos incomodado um pouco, é a dificuldade de acessibilidade em alguns pontos do sistema, o que pode fazer com que o usuário comum se perca facilmente em suas "waves".

E agora?

Temos sempre que lembrar que é uma versão Preview, com a chegada de novos gadgets, e o povoamento da rede trará bastante diversão e acessibilidade para seus usuários, se tornando uma grande revolução na internet. O grande obstáculo do Google Wave ainda é se tornar menos complexo para atingir as massas, no seu modelo atual, dificilmente se tornará popular, principalmente devido a dificuldade do usuário comum de se organizar na internet.



1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Resumindo: só vai ficar bom mesmo quando tiver muitos widgets e muitas pessoas...hehehehe

No fim das contas, "organizar a internet em uma onda" não parece ser tão fácio nem para o deus da Internet.

BlogBlogs.Com.Br