domingo, 22 de novembro de 2009

E agora Fanboys?

(Meninas na fila da Comic Con)


Houve um tempo que todo sinônimo de adaptações de livros de ficção, envolvendo magias, contos, lendas, épicos, eram destinados a um público mais nerd. Tendo como exemplos no passado, Star Wars(triologia antiga) e Star Trek, que tanto firmaram a cultura de conferências, de trakkers, e de "malucos" vestidos de seus personagens favoritos. Nesse novo milênio, isso também se esteve presente com Matrix, a segunda triologia de Star Wars, e claro com o épico "Senhor dos Anéis", para os mais empolgados, não bastava só ter um caderno da sua paixão, ou apenas ir no cinema da estréia, aprender a falar em runas(Senhor dos Anéis) ou em Klingon(Star Trek) era o ápice.

Porém nos últimos anos, gêneros parecidos, abordados de outra perspectiva vêm atraindo outro público, e mantendo a comunidade nerd mais afastada. Por muitas vezes a questão levantada pode ser, por exemplo, porque Harry Potter, uma saga com bruxos, magias, elfos, e elementos épicos, atrai mais o público adolescente em geral, e afasta um pouco o público nerd. Justamente a questão do ponto de vista, Harry Potter, por exemplo, foca muito mais na amizade e amor, nos conflitos de adolescente, do que na própria magia. O maior exemplo disso é quando no filme 3, há um grande dilema temporal quando Harry volta ao passado, sendo que tal dilema não tem o mínimo foco, e muito menos explicação plausível.

Outra grande mudança foi no último Comic Con, a maior conferência de quadrinhos do mundo, foi invadida por fãs insaciáveis, e nos corredores não haviam mais nerds, e sim fãs malucas, gritando. O que resultou em até uma situação engraçada, o escritor e diretor Kevin Smtih deu sua opinião(Veja o vídeo legendado abaixo)




A saga Twilight apresenta o mesmo problema visto em harry potter, só que em proporções maiores, o livro/filme está muito mais preocupado na sexualidade, amor, triângulos amorosos, dramas e vampiros brilhosos, do que justamente na mitologia por trás de tudo isso. Fazendo com que meninas se encantem com o maravilhoso Edward, e tornando-se um clichê interminável, sendo que coisas inexplicáveis como, 'porque no primeiro filme eles fugiram, sendo que eram 5 vampiros contra 1?' Acabam ficando para trás.


Ambas as séries citadas podem ser consideradas regulares, sendo filmes legais de assistir em um final de noite, mas não trazem nenhum conteúdo relevante para os que esperam grandes mitologias e épicos. O cinema encontrou um grande pote de ouro nesse novo público, e a tendência, principalmente com os números obsurdamente grandes do final de semana de estréia de Lua nova(sendo a 3ª melhor da história, com 140 milhões de dólares só nos EUA(Vale lembrar que o orçamento do filme ficou em torno de apenas 50 milhões)), é que esses filmes ganhem força, e sejam cada vez mais produzidos.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br