quinta-feira, 12 de novembro de 2009

As turmas de Mauricio: Os personagens esquecidos



Nesta coluna especial, já conhecemos quase todos os personagens criados por Mauricio de Sousa, mas ao longo de sua carreira, alguns personagens acabaram ficando "esquecidos", por um motivo ou outro deixaram de ter suas tiras e/ou histórias publicadas. Agora você confere uma lista com alguns desses personagens.


Nico Demo: Com certeza o mais famosos dentre os personagens mais antigos de Mauricio. Nico Demo é retratado como um garoto de boas intenções, sempre tentando ajudar, mas suas ajudas sempre acabam em desatres, deixando uma dúvida no ar: Será que ele não queria mesmo aprontar?
Seu cabelo loiro em forma de chifre só colabora para sua má reputação.
Foi publicado inicialmente no Jornal da Tarde em São Paulo, mas sofreu censura devido ao seu humor negro, passou para o Jornal da Manhã, mas também houve reclamações. Mauricio recusou a proposta de suavizar o humor nas tiras de Nico Demo e personagem foi pro Limbo.

Os dez ajustados: Esta foi uma tira de Jornal publicada no "Correio Paulistano" que contava a história de uma família de dez integrantes, que moravam em um cortiço na Rua Augusta (uma das mais conhecidas de São Paulo) e em sua histórias enfrentavam problemas bem comuns, mas cada um dos dez familiares se posicionava de modo diferente em relação aos problemas enfrentados. Acabaram por se perder no tempo.

Niquinho: O próprio Maurício o descreve como o perfeito oposto de Nico Demo, um garoto bonzinho e sempre com reais boas intenções, mas que acabava se dando mal, sempre apnhando da vida. Não foi eternamente pro limbo, porque ainda aparece esporadicamente, mas com pouquíssima frequência.

Os Sousa: Também foi uma publicação exclusiva das tiras de jornal, durante os anos 70. Contava a história de um casal de classe média enfrentando problemas cotidianos. Sousa trabalha em um escritório e seu irmão Mano, mora com o casal. Parece que as tiras mais intimistas de Mauricio foram todas esquecidas no decorrer do tempo e esta foi mais uma.

Zé Munheca: Este personagem era um homem extremamente miserável e avarento. Teve poucas histórias publicadas, geralmente mudas (característica marcante, que foge do padrão de histórias de Mauricio de Sousa).
Mauricio declarou que o personagem foi abandonado por que ele não gostava de suas tirinhas, não combinava com o personagem.


Em uma de suas crônicas, Mauricio de Sousa disse ter criado mais de 200 personagens, incluindo os mais famosos, os comemorativos e estes que aqui estão.
Procurei buscar personagens esquecidos dos estilos mais diversos e fazer uma lista bem heterogênea para que todos pudessem conhecer melhor a obra de Mauricio de Sousa e todo o seu talento.

Entre outros personagens importantes estão:
-Zé Palito, Mingão, Boa Bola, Bernardão, Teveluizão, Garotão e muitos outros.

Para Conhecer melhor:

Para ver alguns destes personagens em ação, o especial "Turma da Mônica em Lostinho- Perdidinhos nos quadrinhos" tem a participação de alguns deles, principalmente dos Dez ajustados.

(Edição Especial - Panini Comics - 80pgs, R$ 6,50)

1 comentários:

Sávio Christi disse...

Teveluisão (com S) e Nico Demo voltaram a aparecer normalmente na Turma da Mônica (o Teveluisão inclusive é o irmão mais velho do Bloguinho mas, o Nico Demo se tornou tão secundário como o Xaveco e/ou a Denise).

Você não citou o Pelezinho (cuja a revista nunca mais foi continuada; desde a saída da Abril e ida à Globo) e o Capitão Picolé (criado quando o Mauricio ainda era criança).

E o Mauricio já tem mais de 300 personagens...

A propósito: personagem é palavra feminina: vem de "persona" que é pessoa em espanhol, italiano e latim e, palavras acabadas em "agem" são geralmente femininas; pode crer?

Abraços e nos vemos por aí; está certo?

BlogBlogs.Com.Br