quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O Doutor Receita: "Uma verdade inconveniente"




Em 2006 Al Gore, o ex-futuro presidente dos EUA, produziu um documentário com o nome de "Uma verdade inconveniente", onde ele discorre sobre os caminhos que nossa sociedade percorreu e as mudanças climáticas decorrentes de nossa evolução.

O documentário foca principalmente no aquecimento global, tratanto tanto de suas causas, como de possíveis consequências é exatamente quando trata das consequências que o documentário se ultiliza de uma artimanha interessante para fisgar o público: O choque e o sentimentalismo.

Tempestades, Furacões, Terremotos, Maremotos, Inundações, Derretimento das geleiras, Secas e muitos outros desatres naturais são atribuídos no filme a nossa evolução como sociedade no planeta. Esta visão que diz "somos culpados por isso" aliada ao sentimentalismo que algumas imagens são capazes de provocar causam nos telespectadores certo incomodo e vontade de fazer alguma coisa, e é aí que Al Gore entra com sua palestra e mostra o que podemos fazer.

Al Gore parte para um patamar politíco-econômico, tendo em vista que a industrialização é um dos principais fatores que contribuem para as mudanças climáticas e que a industrialização está intimamente ligada ao desenvolvimento de um país. Após mostrar o que acontece e como acontece, propõe mudanças profundas em nosso modo de viver, inclusive mudanças em nosso valores morais.

Muitos consideram o filme sensacionalista, mas é inegável que a verdade mostrada aqui é bem inconveniente.

O filme já está disponível há algum tempo, abaixo você fica com o Trailer. Aproveite!




Blog Action Day

1 comentários:

Pedro Fleck disse...

Al gore HDSAIUHDSAIDH manbearpig DHSAIUADSHDASI (ninguém vai entender, oi)

BlogBlogs.Com.Br