sábado, 10 de outubro de 2009

MMOs e a 'Vida Social'

Quem nunca ouviu falar dos MMORPG(RPG multiplayer online para as massas) ou simplesmente MMOs, ou ainda mais, quem nunca jogou um desses jogos, nem que seja por alguns minutos, ou horas. Desde os anos 70, os MMOs existem, primeiramente sendo apenas por texto, depois com D&D se tornou um jogo de interpretação de cenário. Mas os MMOs só se tornaram conhecidos mundialmente nos anos 90, principalmente com o lançamento dos jogos TIBIA e ULTIMA ONLINE. Em um MMO, basicamente você cria um personagem, e interage em um mundo online, e em constante mudança, dessa forma você vai evoluindo, na maioria dos casos, evoluindo tendo que matar monstros e criaturas, e fazendo quests(missões) para NPCs(Personagens pré programados). Com o tempo esses jogos se tornaram uma grande mina de dinheiro para as empresas, a Blizzard em 2008 lucrou mais de meio bilhão de dólares com o jogo World of Warcraft.

E com toda essa "interatividade" online, acarretou a um problema maior, o "vício", os MMOs tem tendência bem maiores de causar o vício de seus jogadores, bem mais se comparando a outros gêneros de games, criando assim os chamados jogadores "hardcore", que viram noites para poderem evoluir e ser mais fortes.

O porque disso?
Ao criar um universo totalmente novo, e ilimitado, os MMOs tendem a criar uma vontade no jogador de se fortalecer, de vencer os adversários, de ser o mais forte, o que causa essa vontade insana de chegar logo aos high levels. Pesquisas apontam também, que muito do comportamento dos jogadores em diversos jogos, se deve a frustrações e vontades reprimidas na sua "vida real", isso é, pessoas que são reprimidas em sua vida social na escola(por exemplo), tendem a se sentir melhor sendo alguém mais forte dentro de um universo imaginário. Os complexos de superioridade, de fama, e de importância também são muito aplicados, afinal, por mais que sejamos diferentes, bem no fundo, todos gostariam de serem temidos e os mais fortes, o que facilmente pode ser alimentado pelos MMOs. São chamados "hardcores" não só pelo tempo de jogo, mas sim porque muitas vezes, renunciam parte de sua vida, para ficarem nos jogos.

Qual as consequências disso?

Os MMOs(Assim como qualquer atividade online) são atividades que não requer nenhuma movimentação do jogador, causando sedentarismo, transtornos alimentares, tendência a doenças como osteoporose, entre outras doenças causadas pelo sedentarismo.
Além da saúde, todo grande vício é ruim, o jogador "hardcore" acaba colocando o jogo como grande parte emotiva em sua vida, o que pode acarretar em uma profunda depressão caso o jogo não recompense as horas de jogadas.

Mas afinal, são todos hardcores?

Na verdade, os jogadores Hardcore representam um pequena parte dos jogadores de hoje, apesar de existirem, os jogadores "casuais", ou até mesmo os "viciados com moderação" existem aos montes, e o fato de jogar ou não um MMO não pode rotular uma pessoa de algo, falando pessoalmente, eu jogo World of Warcraft, e realmente, é muito divertido, jogando geralmente uma horas por dia, mais nos finais de semana, menos nos dias de semana.

Os MMOs são a grande tendência, a atrai muitos jogadores, dos mais 'hardcores' até os bem causais, com o sucesso de World of Warcraft, muitas grandes empresas irão lançar seus MMOs, como um MMO de Starwars, outra do Universo DC, um de Dragon Ball Z, e até mesmo um MMO intergalático de STAR TREK! Sempre lembrando que tudo na vida deve ser feito com moderação, que não é o jogo que faz o jogador, e sim o jogador que se faz, então boa sorte, e boas horas upando! Rumo ao level 80! hehe.



3 comentários:

Pedro Fleck disse...

Começar meu modo chato =D: os MMOs não podem exister desde 1970, MMO são exclusivamente os jogos online (de qualquer tipo), o que existe desde essa época são os RPGs (e existem a beem mais tempo que isso - os de mesa), MMORPG ou MMOPG (que é o caso dos citados no post) existem desde a década de 90, isso está certo.
OBS: RPG digital foi criado no meio da década de 80 e o MMORPG no meio da década de 90
OBS2: MMO é QUALQUER jogo com interatividade online como principal característica (que se pode incluir Counter Strike, que não se inclui nos jogos que se cria um personagem e se evolui matando mostros e criaturas.

Ah, com exceções dessas coisas que falei, ficou muito bom o post, to começando a ler mais o blog, parabéns ai. ^^

Doutor Radioativo disse...

Agradeço as criticas e elogios, mas deixa eu dar minha opinião...(o artigo não é meu, é do Inconformado).

Se MMO é "jogo para muita gente", os própios RPGs - de mesa mesmo - já não são MMOs por natureza (retirando o online, óbvio). Reunem um monte de gente pra jogar, pode até ser jogado por poucas pessoas, mas a intenção é quanto mais melhor. Por isso acho que foi essa a intenção do Inconformado no texto...

Doutor Radioativo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BlogBlogs.Com.Br