segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Batman - Os filmes desconhecidos

Muitos dizem que a melhor adaptação de Super-heróis para o cinema foi o filme "O Cavaleiro das Trevas" lançado em 2008, com a direção de Christopher Nolan. Muito antes do Homem-Morcego alcançar este sucesso ele teve alguns filmes que com o passar dos tempos foram esquecidos, neste post você vai conhecer a filmografia obscura do Batman. Vamos lá!

O personagem Batman foi criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger (embora apenas Kane receba os créditos) e não demorou muito pra chegar aos cinemas.



Batman & Robin (1949)

Este foi um filme exibido nos cinemas americanos em 1949 com cerca de 15 episódios, ficou marcado por um figurino mal-feito com roupas folgadas e máscaras estranhas.
Na trama o professor Hammil desenvolve um equipamento que controla todos os carros de Gotham City, mas o controle é roubado pelo maligno Mago. Batman, Robin e o comissário Gordon são designados para recuperar o controle e capturar Mago, no caminho eles salvam a repórter Vicki Vale de vários perigos. No Brasil foi exibido com o nome de "A Volta do Homem Morcego".
Robert Lowery encarnou o Batman e Johnny Duncan viveu o Robin neste filme.
Esta película foi a base para produtores da ABC, que fizeram o seriado do Batman dos anos 60, muito conhecido até hoje.


Batman Drácula (1964)

Em 1964 o artsita plástico Andy Warhol ("criador" da Pop-Art) resolveu homenagear a série do Batman que passava na TV e o filme de 1949 e para isso convocou Gregory Battcock para viver o Batman nessa aventura. Como o filme só foi exibido em exposições de Warhol, tanto a sinopse , como imagens e outras informações são difíceis de se obter e mesmo achando, são informações desencontradas e confusas.
Ainda no elenco estavam: David Bourdon como Drácula e Rufus Collins como Robin. Até hoje Andy Warhol é conhecido por ser ums dos artistas mais malucos do mundo, esse filme só colabora para sua fama.
Vídeo: A imagem é ruim, mas dá pra ter uma idéia de como era o filme.


Alyas Batman at Robin (1965)

Uma produção filipina feita sem a permissão da DC Comics, que apresentou um Batman bem diferente com um tom bem voltado para a comédia. Aqui as informações também são desencontradas,infelizmente. Os atores são Bob Soler e Lou Salvador Jr., respectivamente como Batman e Robin.


James Batman (1966)

O título já entrega dois dados importantes:
1- Mais uma produção pirata das Filipinas.
2- União de Batman e James Bond (aqui chamado de James Hika).
Na história deste Longa um sindicato do crime pretende destruir o mundo com uma bomba nuclear e para impedi-los são convovados James Hika, Batman e Robin. A principio o trio não se dá muito bem, mas acabam unindo forças pelo bem maior. Quando estão próximos de alcançar seu objetivo descobrem que o sindicato do crime é comandado por um inescrupuloso vilão e que há um traidor entre eles.
Sobre os atores, sabe-se a penas que o Batman foi interpretado por Dolphy e Robin por Boy Alano.
Confira o vídeo! É relativamente fácil encontrar imagens desse filme na Internet, mas vale ressaltar que nem todas são confiáveis.


Batman Fights Dracula (1967)

Parece que os Filipinos realmente gostaram de fazer filmes do Homem-Morcego, já que em 1967 o diretor Leody M. Diaz apresentou este filme que tem o plot bem básico, mostrando o confronto entre o Cavaleiro das Trevas e o Príncipe das Trevas. Jing Abalos interpreta o Batman e o cast ainda incluí: Ramon D'Salva como Dr. Zerba(?), Vivian Lorrain como Marita Banzon e Dante Rivero no papel de Drácula.
Considerada a pior produção já feita sobre Homem-Morcego.

Batwoman (1968)

Filme Mexicano estrelado pela bela Maura Monti como "La Mujer Murcielago", onde ela enfrenta o maligno Dr. Eric Williams (Roberto Cañedo) e suas criaturas híbridas. Em quase todo o filme a heroína aparece somente de máscara e biquini, para realçar suas curvas. Para quem quiser procurar estes filmes para download, este é bem fácil de achar.
Confira um vídeo!


Batwoman and Robin / Batwoman and Robin meet the Queen of Vampires(1972)

O filme "Batwoman and Robin" estrelado por Vírgini e seu filho Robin Aristorenas, com direção de Junar (abreviação de Jun Aristorenas) fez tanto sucesso quando lançado que em menos de dois meses rendeu a continuação "Batwoman and Robin meet the Queen of Vampires". Como de costume, poucas informações, mas pelo título dá pra ter uma ideía do roteiro do filme.


Yarasa Adam (1973)

Filme turco que motra o garanhão "Bedman"(aham!) em busca de uma quadrilha que sequestra as garotas bonitas de sua cidade. Após salvá-las, o poderoso Bedman traça as gostosonas, enquanto Robin vigia(!!!). O herói é vivido por Levent Çakir.Assista um clipe.


Figth, Batman, Fight!(1973)

Este é o filme perdido do Batman. Dirigido por Romeo N. Galang e com Victor Wood no papel principal o filme tem cartazes e poucas imagens, mas sua gravação foi destruída e poucas cópias estão nas mãos de colecionadores. Alguns extremistas dizem que o filme pode até ser uma lenda(!!), mas é óbvio que nada é comprovado. No filme Batman, Robin e Batgirl enfrentam a Mulher-Gato, o Coringa e Robôs gigantes.


Batman en Robin (1993)

Esta é mais uma produção Filipina, a mais elogiada de todas elas. Basicamente é uma paródia do seriado dos anos 60, onde Batman e Robin enfrentam diversos vilões como Coringa e Pinguim (aqui chamado de Chu-pa-eng-Gwin). O filme ainda tem as participações de Superman, Mulher-Maravilha e um bizarro Homem-Aranha Anão.O comediante Joey de Leon encarna o Batman e seu filho Keempee interpreta o menino-prodígio.
Video (Got Bat-Milk?)
Conseguiu ver até o final? Veja este vídeo então!


-------

Espero que tenham gostado desta viagem pela cinebiográfia do Cavaleiro das Trevas, agora você pode assistir aos novos filmes do Batman com mais propriedade.

PS1: Agradecimentos ao Nikki Nixon do blog HQ memória.

PS2: O filme Batman & Robin de 1999, do diretor Joel Schumacher, não foi incluido na lista em respeito aos fãs do Homem-Morcego.

-Leia mais sobre Batman.
-Leia mais sobre a História das HQs.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br