sábado, 31 de outubro de 2009

Ainda precisamos de Pão e Circo?


Certa vez, um gênio disse:

"Brasileiro tem complexo de vira-lata".

Nada errado.Ao ouvir certas músicas, percebemos que poucas coisas em outros países nos superam."Panis et Circenses", principal música dos Mutantes, é um exemplo claro disso.

Geralmente nós aqui do blog escrevemos mais sobre as bandas, damos uma biografia, listamos a discografia e, no fim, levamos vocês leitores a conhecerem sozinhos esses conjuntos.

Esse post será diferente, vou falar de um MÚSICA.

Panis et Circenses, que, traduzido do latim vira "Pão e Circo", tática do império romano para agradar os seus súditos, é o maior clássico de uma das maiores bandas do Brasil."Os mutantes", conjunto formado, originalmente por:Sérgio Dias, Arnaldo Baptista e Rita Lee (três monstros sagrados de nossa música) gravaram este clássico no álbum que leva o nome da banda.Ela foi escrita pelos fundadores do movimento tropical, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

A sátira presente na música é fantástica.Usar a técnica romana relacionando-a com a família brasileira do início da ditadura militar, bem comportada e submissa, usando a célebre frase: "as
pessoas na sala de jantar".
Óbvio que, falando assim, parece que o mérito todo da genialidade desta obra prima foi de Veloso e Gil, mas a parte instrumental faz com que toda a mensagem soe disfarçada, dando a ela uma sutileza ímpar, o que torna "Panis et Circenses" não só um hino anti-ditadura, mas também uma música dançável (!!) e extremamente agradável aos ouvidos.Sem falar, é claro, nas distorções e pausa que tornaram esta faixa uma das precursoras do movimento psicodélico.

Hoje, os mutantes ainda existem.Recentemente fizeram apresentações em Londres, São Paulo e Rio de Janeiro com Zélia Duncan no lugar de Rita Lee.Não tem o mesmo gosto original, mas ainda é bom.

Muitos podem estar se perguntando por que eu fiz um post sobre isso.Simples, se não fosse "Panis et Circenses" provavelmente não haveria rock em nosso país, e a isso, eu sou muito grato.

Veja aqui uma apresentação original da banda em 1969.

Como dizem muitos, para salvar o rock nacional, precisamos de um novo "Panis et Circenses".Concordo.

1 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Não acredito que esta música seja a Genese do Rock Nacional, mas sua importancia é inegável mesmo!!!

Postagem muito boa, eu pelo menos, não sabia da maioria desses detalhes sobre a música!!!!

Valeu!!

BlogBlogs.Com.Br