quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mauricio de Sousa Parte 3 - A Turma cresceu!

Nos anos 70, Mauricio já tinha uma carreira consolidada nos quadrinhos, em 72 representou o Brasil em uma convenção em Nova York e em 73 foi ao Japão onde conheceu Osamu Tezuka, o mestre dos mangás e animação japonesa; em 74 recebeu o troféu "Yellow Kid" no festival de Lucca na Ítalia.



Foi nesa época que as revistas da Turma da Mônica começaram a ser lançadas fora do Brasil e cada vez mais Mauricio se tornava um empresário do entretenimento, licenciando a marca de seus personagens para diversos produtos com o ápice na estréia de Jotalão na TV, em 1978.


Enquanto os Estudios Mauricio de Sousa só aumentavam, o autor passou a cuidar mais dos negócios do que dos quadrinhos, passando a não mais roteirizar e desenhar, mas apenas editar as histórias da Turma. A única excessão foram as histórias do "Horácio", que Mauricio roteirizou e desenhou pessoalmente até os anos 90.

Em 1978, uma versão de "Romeu e Julieta" estrelada por Mônica e Cebolinha vai aos teatros e faz tremendo sucesso, em 1981 a Turma da Mônica invade os cinemas com o filme "As Aventuras da Turma da Mônica" e se torna um sucesso de bilheteria.



Daí em diante o empresário Mauricio de Sousa apenas cresceu, inaugurando em 1993 o Parque da Mônica, ganhando assim o apelido de "Walt Disney Brasileiro", e fazendo com que seus persoangens estejam em todos os lugares, desde lancheiras e fraldas, até brinquedos.

A Turma da Mônica já estreou outros longas animados e já teve série de TV, e a trajetória de Mauricio está longe do fim, tendo em vista que ele ainda é o editor chefe de todo o MSP (Mauricio de Sousa Produções), que conta não só com a produção de quadrinhos, mas filmes e produtos, tudo passa pelo pente fino do criador da menina dentuça.

Atualmente foi lançada a revista da "Turma da Mônica Jovem", que fez um sucesso estrondoso e pode ser considerado um dos maiores sucessos editoriais do Brasil, quando se fala em HQs.

Para curto e médio prazo, estão programados o lançamento dos especiais "MSP50" e "Bidu 50 anos" pela editora Panini, também está em produção uma animação 3D da Turma do Penadinho, ou seja, teremos muitas coisas legais ainda por vir..

Enfim, esta é a história do garoto do interior que queria fazer quadrinhos e acabou se tornando um dos maiores empresários do entretenimento no Brasil e no mundo! Em 2009 completou 50 anos de carreira e nós torcemos para que mais 50 anos venham pela frente!




<<--Parte 2
<<--Parte 1

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br