segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dois minutos e dezessete segundos para recuperar o fôlego!


Quando a série Flash Forward foi anunciada, todos gritaram "Lá vem outra cópia de Lost!", na verdade, a série nunca escondeu sua profunda inspiração na bem sucedida série de J. J. Abrams, sendo baseada em um conto de ficção do escritor Robert J. Sawyer. As comparações não param por aí, a condução do seu primeiro episódio piloto lembra muito a tensão nos melhores episódios de Lost. Flash Forward é uma criação de Brannon Braga e David Goyer, o segundo novo é bem famoso, pelos seus fracassos, como Blade Trinity e Blade Series, e pelos seus excelentes trabalhos, como em Batman Begins, e no brilhante Batman: O Cavaleiro das Trevas.

A série conta a história de um "apagão" que todas as pessoas do mundo tem, por 2 minutos e 17 segundos, nesse tempo, toda a população mundial "desmaia", acarretando em acidentes, etc. Mas durante os 2 minutos e 17 segundos, todos tem uma visão do seu futuro, envolvendo uma grande conspiração sobre como e porque isso aconteceu.

O episódio piloto acaba de estrear nos EUA, trazendo uma bela audiência, e um empolgante episódio, com um ritmo eletrizante, e com roteiro bem segurado pelo roteirista e diretor do episódio, David Goyer.

Muitas perguntas, e as respostas?

Criar grandes conspirações e perguntas que atormentem as mentes dos telespectadores não parece um grande desafio na atualidade, outras séries, como a já citada Lost, e também Fringe, Heroes, a cancelada Ivasion e até mesmo Arquivo X, conseguiram criar ambientes de conspiração e perguntas perturbadoras. Mas proporcionalmente como é fácil criar as perguntas, tem se tornado angustiante a falta de competência para responde-las, o caso mais expressivo é Heroes, que após uma primeira temporada quase impecável, tropeçou nas suas próprias pernas, e se tornou uma série inerte e totalmente confusa. Até mesmo Lost, a série exemplo em termos de conspirações e mistério, quase teve seu fracasso declarado após uma terceira temporada muito fraca.

A grande questão não é provar a competência para criar um ambiente de conspiração que excite o público, pois no seu episódio piloto, Flash Forward se demonstrou capaz de fazer isso, e talvez mais do que os antecessores como Lost e Fringe, mas a questão é o quão audaciosos e competentes os produtores serão para dar as respostas certas ao público, e no tempo certo...

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br