quarta-feira, 23 de setembro de 2009

As turmas de Mauricio: Os 'sem turma'

Neste texto você vai poder conhecer mais alguns personagens criados por Mauricio de Sousa e muitos podem achar injustiça chamá-los de 'sem turma', já que todos personagens tem um elenco de coadjuvantes muito interessantes, mas suas histórias geralmente são individuais e não tratam de um turma como as outras apresentadas neste especial. Vamos ao que interessa:

Piteco:

Pithecanthropus Erectus da Silva é um homem pré histórico que está sempre enfrentando animais da pré-história e encara seus desafios de uma maneira bem a frente de seu tempo. Vive na aldeia de Lem e os principais pesoangens de sua "turma" são sua namorada Thuga e seu amigo Bolota.
Como dito acima, o principal atrativo das histórias do Piteco é a forma moderna dele encarar seus problemas na idade da pedra, este contraste é o que torna a HQ interessante. Criado em 1964, originalmente foi ele que encontrou nosso próximo personagem.



Horácio:

O filhote de Tyrannossaurus Rex Horácio é o personagem mais fiosófico de todos os criados por Mauricio de Sousa, já que ele é um Dinossauro carnívoro que insiste em ser vegetariano e na maioria de suas histórias faz questionamentos sobre a vida e o mundo que o cerca, fazendo sempre um pararlelo com nossa sociedade atual e, obviamente, criando piadas em cima disso.
Criado em 1965, nas tirinhas do Piteco, foi encontrado por este último ainda no Ovo, porém causou muitas confusões na aldeia de Lem e foi expulso de lá. Como curiosodade, citamos o fato de que ele é o único personagem que o própio Mauricio de Sousa fez questão de escrever e desenhar por muito tempo, muito recentemente ele deixou a função e passou a apenas editar, assim como faz com os outros personagens. O elenco de suas histórias inclui seus amigos Antão e Alfredo, e também sua pretendente Lucinda.


O Astronauta:

Se Horácio é o personagem mais filosófico de todos apresentadoas até agora, ganha por pouco do Astronauta. O foco principal nesta HQ é o estranhamento do personagem principal com os seres e elementos que encontra fora da Terra, geralmente muito parecidos com coisas do nosso planeta e que procuram passar uma lição através do humor. Muitas históris deste personagem tratam da Solidão que ele enfrenta no espaço e da saudade que tem da família, dos amigos e des sua paixão, A Ritinha.
Criado em 1963, ele viaja pelo espaço em sua nave redonda e seu único companhaeiro é o computador, oficialmente ele trabalha para BRASA - Brasileiros Astronautas.

Bidu:

O primeiro personagem a ter revista própria pela extinta editora Continental, hoje aparece esporadicamente nas edições da Turma da Mônica e a base de suas histórias é a metalinguagem, onde ele conversa com o leitor, com a Dona Pedra (uma Pedra!) e com vários objetos inanimados, chegando até a conversar com o roteirista de suas histórias. Todo o estranhamento inicial passa no decorrer de cada conto e a diversão é garantida, principalmente na presença de seu antagonista Bugu, sempre querendo roubar a cena do personagem mais famoso.





Em suma, estes são os personagens que podemos chamar de 'sem turma', o negócio é procurar mais estas histórias e se divertir a valer! Boa leitura!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br