domingo, 30 de agosto de 2009

Os pontos de vista sobre um assassino


Os que acompanham a série de tv DEXTER já devem ter se pegado torcendo para que o Dexter faça uma próxima vítima, talvez assistindo O Poderoso Chefão, você já tenha torcido para que os mafiosos não sejam capturados, ou até mesmo jogando GTA, você sentiu um enorme prazer em matar pessoas inocentes no meio da rua. Afinal, o que nos leva a torcer por um Serial Killer(Dexter), ou por mafiosos? O que nos leva a querer matar e infringir a lei em GTA, simples...são os pontos de vista sobre um assassino.

Para quem não sabe, Dexter Morgan é o protagonista de uma das mais bem sucedidas séries de TV a cabo americana, nela, Dexter é um serial killer, que tem a necessidade de matar, e quando muito novo, foi adotado por um policial, esse pai adotivo o ensinou a concentrar esse desejo em algo "produtivo" para a sociedade, resultado? Dexter se tornou um assassino de assassinos, seguindo um código de que só mataria se a pessoa "merecesse" ser morta. Com o ritual sombrio de amarrar as pessoas em plástico, e esquarteja-las, transformaria Dexter em um vilão clássico e temível, ao nível de Hannibal. Porém adotando um ponto de vista sobre o assassino diferente, começamos a compreender a mente de Dexter, é até mesmo ver semelhanças conosco(Pelo menos eu vejo), não no sentido de querer matar, mas no sentido de se reprimir para ser aceito pela sociedade, no sentido de fingir algo que você realmente não é. Esse e outro fatores fazem de Dexter um "mocinho", e desperta o incrível sentimento em nós de querer que ele mate, vingue a todos aqueles que foram mortos pela vítima assassina. Para exemplificar, se Dexter vivesse no mesmo universo de CSI(ou qualquer outra séries detetive), provavelmente iríamos estar torcendo pela sua captura.

Uma das outras maiores controvérsias em relação é isso, são em relação aos jogos violentos. Desde os inúmeros processos e controvérsias contra o jogo DOOM, até os protestos calorosos contra as edições do jogo GTA, o mundo vem refletindo sobre o grau de influência que isso nos causa. De fato, é comprovado que qualquer meio de mídia, se incluído de tal forma na vida de uma pessoa, ele irá influenciar em seu comportamento(Tanto positivamente, quando negativamente). Alguns viriam dar exemplos de garotos que vão armados para escola pois jogaram GTA no dia anterior, porém, deve-se ter muito cuidado com esse tipo de comentário, pois a maioria desses casos de influência(Em qualquer meio de mídia) o ato de violência decorre de vários fatores, principalmente de traumas e distúrbios, que só são potencializados com o jogo, filme, série, etc.

Esse fator de sentir prazer em matar em GTA, torcer para um serial killer matar, ou até com um exemplo nacional, gostar dos atos "exagerados" de policiais no filme Tropa de Elite, está relacionado a um sentimento de repressão que todos temos. Nossa sociedade é baseada em centenas de regras e proibições, o que causam frustrações e desejos "sombrios", ao matar em GTA, estamos de certa forma, libertando esses desejos. Ao ver Dexter matar, estamos tendo satisfação em ver que o personagem conseguiu libertar seus desejos. Ao ver um bandido sendo torturado em Tropa de Elite, há um sentimento de revanche, um sentimento de vingança, contra o abuso sofrido diariamente, e a falta de segurança. Segundo alguns especialistas, libertar esse desejo, de maneira correta, pode ser até benéfico, e funcionando como terapia contra o stress do dia a dia.

Então não temos muito a temer, assim como(quase) ninguém vira satanista depois de jogar DIABLO II, também(quase) ninguém vira cristão depois de ouvir U2, podemos torcer para que Dexter mate, matar em GTA, e dormir tranquilos a noite. :)

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br