domingo, 16 de agosto de 2009

Oi, meu nome é Google. Oi, meu nome é microsoft. - Parte Três




Finalmente chegamos ao final da nossa empreitada junto a esses 3 seguimentos que estaão tornando a Google e a Microsoft grandes rivais. Nessa última edição iremos falar sobre "Sistemas Operacionais", talvez a parte mais importante de um computador.

(MAC SYSTEM 1)

Novamente, vamos entender um pouco da história dos SO(Sistemas Operacionais) baseados em Desktop(Ou seja, um SO com área de trabalho, lixeira, pastas, etc. O conceito vem da comparação do SO com um Escritório(Desktop)). O primeiro nesse seguimento foi o conhecido como MAC OS da Apple em 1984, na verdade, se formos decifrar totalmente sua historia, levaríamos muito tempo. O Mac OS foi o SO mais usado por muito tempo, sendo superado, é claro, pelo Microsoft Windows.

A primeira versão do Windows foi lançada em 1985, porém não era considerado um SO, por não ter uma interface gráfica, tendo sua funcionabilidade baseada em comandos de texto. Mais tarde, em 1990, o primeiro sucesso da Microsoft foi o Windows 3.x, que trouxe pela primeira vez uma interface gráfica, mas ainda tinha controles baseado em comandos, por isso ainda não era inteiramente considerado um SO. O que muitos não sabem, que antes de trazer finalmente o Windows NT(que finalmente foi considerado um SO), a Microsoft trabalhava em conjunto com a IBM em outro SO, chamado OS/2, o projeto foi abandonado, e a Microsoft pode finalmente se concentrar no mais importante, o Windows NT.
(OS/2 por Microsoft e IBM)
O Windows NT foi lançado em 1993, e trouxe mais segurança e conforto aos usuários, o SO foi produzido até 2000(Em sua versão 5.0 BETA). Logo após o NT, foram lançadas várias atualizações, sendo respectivamente os Windows 95, 97 e 98.

(Windows 3.1)

Ainda nos anos 90, o projeto Linux começou a ser densenvolvido por Linus Torvalds, em 91, a primeira versão do Linux saiu, o Linux 0.02, e até hoje(Com a ajuda de empresas grandes como IBM e HP) vem desenvolvendo esse conjunto de softwares, vale lembrar que não existe um SO oficial do LINUX, ele por si não passa de um conjunto de softwares, que dão base para a criação de um SO, hoje milhares de empresas e grupos de programadores pegam os códigos abertos do Linus e criam seu próprio Linux(Ex: Linus Ubuntu, Mandriva, etc.), os softwares desenvolvidos a partir do linux são em sua maioria softwares freeware(grátis), porém essa não é uma regra geral. O Linux foi criado para se moldar ao seu usuário, com sua arquitetura Kernel Linux sendo um dos grandes destaques. O Linux também se destaca na estabilidade e segurança(Coisas que faltam aos SO da Microsoft), porém o grande inimigo do Linux na atualidade é a incompatibilidade, a Microsoft paga várias empresas de hardware e software para fazerem softwares que só rodam no seus SO, mesmo com o chamado Windows Wine no Linux, que tenta simular o SO da Microsoft, fica difícil ter total compatibilidade, por exemplo, se seu objetivo for rodar jogos e programas que requerem qualidade gráfica(placa 3D), esqueça, pois a maioria das placas 3D nem sequer fabricam drivers para Linux.

(Linux Ubuntu)

Na entrada do novo século, tanto MAC quanto Windows, deram grandes saltos, do lado da empresa da maçã, foi lançado o novissímo MAC OS X, que reformulou completamente o ambiente, e trouxe comodidade e portabilidade para os usuários(Ao longo das evoluções do MAC OS X, o sistema ficou mais famoso em notebooks(principalmente em iMac)). O último MAC OS X lançado foi o "Leopard", é aguardado o lançamento do "Snow Leopard", ainda esse ano, essa versão é caracterizada pelo visual deslumbrante, com muitos recursos gráficos.
(MAC OS X SNOW LEOPARD)

No começo do milênio, a Microsoft não fez grandes avanços com o Windows 2000 e ME, mas foi em 2001 que o gigante nascia, o Windows XP veio para ficar, com uma interface nova(Baseada no OS/2(que já comentamos anteriormente nessa matéria)), o XP revolucionou pela sua estabilidade, beleza e compatibilidade, dando uma rasteira em qualquer outro que tentaria conquistar o trono da Microsoft. Com isso a Microsoft conquistava mais de 90% dos usuários de PCs, com poucos fugindo para MAC e Linux.

Apesar de atualizações constantes do XP, a Microsoft entrou em uma grande crise, a empresa ficou 6 anos sem lançar um novo SO, o que acabou acarretando no lançamento precoce do Windows Vista, o sistema veio com pouca estabilidade, muitos bugs, e uma incompatibilidade que irritava os usuários. Com o Service Pack 1, os problemas foram amenizados, mas a grande reclamação do Windows Vista é o seu consumo de CPU e Memória RAM(Devido a proposta do Vista de ser 1000 em 1, ao iniciar o SO, centenas de programas são pré-iniciados, sendo que o usuário comum não utiliza nem 10%, o que acaba sendo um consumo inútil da máquina), na verdade, em relação ao XP, o que mais mudou foi o visual, para não ficar atrás dos lindíssimos SO da Apple, a Microsoft aplicou o visual AERO em seu novo Windows, o que é o grande atrativo.

E aonde a Google entra nisso?

Ao chegarmos na autalidade, a Google tem muito a ver com SO, a empresa anúnciou que fará seu próprio SO, o Google CHROME OS, que será inicialmente baseado no Kernel Linux, não se sabe praticamente nada sobre a novidade da Google, só que o sistema será baseado em navegação online, e que terá provavelemente um visual baseado no navegador Google Chrome. Ao que parece o novo SO será baseado para usuários de notebooks.

E o que a Microsoft vai fazer sobre isso?

A
A Microsoft a um tempo vem trabalhando no sucessor do Vista(até antes do seu próprio lançamento), o que se especula, esse novo SO que deveria ser lançado como sucessor do XP, porém pela crise que a empresa estava passando, ela precisava de uma solução rápida, que se chamou Windows Vista. O novo SO se trata do 'Windows 7', o SO já iniciou com polêmicas, já que seu visual lembra muito o visual do MAC OS X, porém a Microsoft se justifica de maneira meio atrapalhada.
Eu mesmo testei a versão final do Windows Seven, e realmente, precisa-se bater palmas para a Microsoft, basicamente o sistema pega tudo que funcionou no Vista, adiciona a estabilidade do XP, e ainda de quebra adiciona novissímos conceitos de janelas, acessibilidade, visual AERO GLASS, etc.

A Google tem chances?

É bem provável que ninguém possa responder a essa pergunta, nem mesmo Bill Gates, pois o Google Chrome OS está sendo tratado a 7 chaves, o que posso garantir, a Google(E qualquer outro) vai precisar de bastante coisa para superar o excelente WINDOWS 7.

Espero que tenham gostado da série, foi bem difícil escrevê-la, com as informações, davam para sair 3 matérias só sobre SOs, e foi difícil colocar tanta informação em tão pouco texto, valeu! =D


(Windows Seven compilação 7100)

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br