quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Oi, meu nome é Google. Oi, meu nome é microsoft. - Parte Um




Se você já é leitor do blog a algum tempo, sabe que já fizemos uma matéria sobre ‘Google vs. Microsoft’ a bastante tempo atrás, mas naquela época era uma rivalidade mais virtual, do que algo real, a Microsoft continuava a ganhar milhões com a venda de Offices e Sistemas Operacionais, e a Google continuava a crescer com o “plano de dominação da internet.”

Porém as peças nesse enorme jogo de xadrez mudaram, e mudaram de cabeças para o ar, nessa série de três matérias falaremos como na atualidade essa rivalidade aumentou de forma colossal, e que ambas empresas estão atacando as especialidades das outras. Nessa série de matérias, não só entenderemos como foi construído esse cenário de guerra entre as duas empresas, como também entenderemos o cenário atual de Navegadores de Internet, Ferramentas de Busca e Sistemas Operacionais.

O primeiro desses três capítulos, falaremos sobre Navegadores de Internet, primeiro vamos entender como é contruído o cenário de navegadores desde o príncipio. Em 1995 foi lançado a primeira versão do tão popular Internet Explorer, para Windows 95, o IE casusou um grande impacto ao desbancar o Netscape, e se tornar líder mundial de usuários de navegadores. A Microsoft e seu Navegador desfrutaram de um reinado por quase uma década, sem muitos concorrentes, o IE alcançava mais de 90% dos usuários de informática, e tinha como rival o Opera, que pouco fez no começo.

O nascimento do gigante, em 2004 saia a versão 1.0 do Mozilla Firefox, que trouxe uma grande revolução para os navegadores de Internet, a navegação em ABAS, que não só evitada a abertura de várias janelas para visualização de diversas páginas, como também dava mais segurança e conforto aos usuários. Rapidamente o Mozilla Firefox estourou, com 1 ano após o Firefox 1.0, foi atingido o patamar de 100 milhões de transferências. Após o Firefox 1.5 fazer novas revoluções, pressionada, a Microsoft lança seu IE 7.0, que veio mais amigável e estável que o antecessor, mas sofreu um ataque de críticas por copiar demais o concorrente Firefox. O Mozilla aproveitando o lançamento do seu concorrente, lança sua versão 2.0, que foi outra explosão de revoluções, com a evolução dos milhares de temas e aplicativos para o navegador da raposa.

Apesar de ser mais rápido e seguro, o Firefox nunca chegou a superar o IE da Microsoft, pelo fato do navegador da empresa de Bill Gates vir instalado no Windows, e muitos usuários optam por não se aventurar em outros navegadores.

Mais pedras no caminho da Microsoft, se não bastasse o Firefox em seu caminho, o IE ganhou outros dois concorrentes nessa briga, o Safari e o Opera. Apesar de não ser novidade, o Opera começou a evoluir e conquistar muitos usuários, já o Safari, já muito utilizado no Sistema Operacional MAC OS, ganhou em 2007 uma versão para Windows, que deu mais dor de cabeça para Bill Gates e sua trupe.

Google entra na parada, e lança em setembro de 2008 seu próprio Navegador, o que foi uma grande explosão de cabeças, e uma surpresa para muitos usuários. O cenário em 2008 tinha o Firefox com a ótima versão 3.0 e o IE ainda com sua versão 7.0, o navegador intitulado Google Chrome se aproveitou e fez uma séries de inovações na área, como a navegação privada, abas separadas(por exemplo, cada aba representa um programa a parte, se uma aba trava, o navegador continua operando), sistema rápido baseado no sistema V8, e uma navegação limpa a agradável. Com sua versão 2.0, o Chrome corrigiu muitos erros e se tornou mais estável.


E agora? Tanto o Internet Explorer, quanto o Firefox desenvolveram novas versões, respectivamente 8.0 e 3.5, copiando alguns elementos no novo Google Chrome(Como navegação Privada).

Segundo a empresa Net Applications, na atualidade cerca de 68% dos usuários utilizam o Internet Explorer (Diversas versões), e 22,5% usam o Mozilla Firefox(Diversas Versões), seguido de Safari e Google Chrome que respectivamente pegam 4% e 2.5% da fatia do bolo de usuários.

Mas afinal qual Navegador Escolher?

Na verdade, se formos considerar apenas o IE 8.0, Firefox 3.5 e Chrome 2.0, que foram testados por mim, cada navegador tem seu público alvo, vamos a uma rápida explicada. Enquanto o IE trabalha de uma forma mais concentrada na integração com o Windows, que as vezes é irritante, é mais direcionada ao público que não liga muito para aplicativos e inovações, o IE ainda vive numa era muito atrasada em relação aos concorrentes, apesar de que se você tiver o visual AERO(Presentes no Windows Vista e 7) ligado, ele acaba se tornando o mais belo dos 3 navegadores. O Firefox 3.5 vem com algumas novidades em relação ao 3.5, a segurança e a estabilidade continuam, e o alto consumo de memória RAM também. Já o Chrome 2.0 é indicado para usuários que querem coisas mais rápidas, e ligam mais para agilidade e estabilidade, do que para complementos, feeds, etc.

O que vem por aí?

A Microsoft não pretende lançar o sucessor do IE 8.0 tão cedo, já a Mozilla já desenvolve as versões 3.7 e 4.0, como na imagem abaixo, vemos o visual do 3.7 com o AERO ligado:


(Como influência do próprio Google Chrome, o Firefox 3.7 desabilita a famosa barra de menus e a transforma em apenas um botão, o "TOOLS" ou "FERRAMENTAS)

Já a Google, recentemente lançou sua versão 3.0 Beta para o Chrome, que vem como grande novidade o suporte de temas e aplicativos.

Agora é só esperar!

Próximo Capítulo: Ferramentas de Busca

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br