terça-feira, 25 de agosto de 2009

Livros, Livros e mais filmes...


É incontestável que filmes baseados em livros de sucessos são uma aposta quase sempre lucrativa, também é incontestável que muitos desses filmes não mantém a qualidade dos seus respectivos livros. O grande atrativo dos livros, porque na maioria das vezes a história já está finalizada(Com algumas exceções, como Harry Potter, que só finalizara sua saga em 2007, bem depois do primeiro filme da série), retirando os riscos de tropeços no roteiro(Exemplo de MATRIX, que não é baseado em livros, e tropeçou nas suas continuações), e grandes fracassos econômicos.

Os livros sempre foram a opção "menos criativa" de criar, porém talvez a mais difícil de se conceber, pela dificuldade encontrada na adaptação, enquanto filmes como "Identidade Bourne" pouco se baseiam em seu livro original(O que não significa que a trilogia seja ruim, é realmente excelente), outros como "Senhor dos Anéis" são grandes obras primas literárias e cinematográficas.

Porém, além das chamadas adaptações, o mundo cinematográfico tem tentado criar universos posteriores a de seus livros, como exemplo "o Hobbit", que poderá ser uma triologia, com a presença de personagens de Senhor dos Anéis, que não aparecem no livro "O Hobbit". Outro exemplo é a confirmação do quarto filme da saga Bourne, que é baseada na trilogia de livros de Robert Ludlum.

Essa total criação dentro de livros é um tanto quanto perigosa, já que um trabalho mal feito pode acabar associando o filme X com o autor do livro, que muita das vezes nem mesmo participou dos projetos, além de manchar toda uma saga literária.

Por outro lado, é aceitável desde que seja um trabalho bem feito, afinal, quem nunca quis desbravar por inteiro o universo de O Senhor dos Anéis? Desde que seja bem feito...

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br