terça-feira, 11 de agosto de 2009

As turmas de Mauricio: A "Turma do Chico Bento"




Como já foi dito em outras matérias, as turmas criados por Mauricio de Sousa se diferenciam principalmente por causa do tipo de humor. No caso do Chico Bento toda a graça está no regionalismo exagerado que já foi e ainda é muito explorado por quadrinhistas e humoristas em geral.

Conta as histórias de um garoto caipira e aventureiro, apaixonado por goiabas(sempre tentando roubá-las do Nhô Lau), que vai mal na escola e está começando a namorar, além de sempre sair com seus amigos pra nadar no riacho ou enfrentar um onça brava.

A inspiração para o personagem veio de um tio-avó de Mauricio de Sousa que o autor nem mesmo conheceu, mas admirava devido as histórias que sua avó contava sobre este parente distante e suas aventuras. A avó contadora de histórias, inclusive, inspirou a personagem Vó Dita, avó de Chico Bento.

A primeira aparição do persoangem se deu em 1963 em uma tirinha dos personagens Hiroshi e Zezinho (rebatizados como Hiro e Zé da Roça) que atualmente fazem parte da Turma do Chico Bento. Além dos já citados, outros personagens importantes dessa turminha são:

- Rosinha: A namorada do Chico, sempre põe o amor do menino a prova, mas no fundo não o abandonaria por nada.
- Zé Lelé: Primo de Chico Bento que o acompanha em todas as aventuras e é um dos personagens mais engraçados da Turma devido a sua ingenuidade.
- Primo Zeca: Um primo de Chico que mora na cidade grande e as vezes passa férias no sítio, assim como Chico também vai a cidade de vez e quando. A Graça nestas historias vem do contraste entre os dois personagens.
- Mariana - A irmã de Chico bento que aparece em uma história mas morre no final. Só volta a aparecer em uma outra história onde é revelado que Mariana se tornou uma estrela.

Uma Curiosidade: Nos anos 80 (sua primeira revista solo foi lançada em 82) as histórias do Chico Bento causaram polêmica devido ao seu tema principal, que é o humor retirado do regionalismo, já que, segundo algumas pessoas, as histórias estavam ensinando as crianças a falarem e escrverem errado, além de motivarem o preconceito.

Para conhecer melhor:

A Turma do Chico Bento é mais uma que tem revista própia pela Panini Comics, acompanhe mais esta turma e divirta-se!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br