quinta-feira, 20 de agosto de 2009

As turmas de Mauricio: A "Turma da Tina"




Esta talvez seja a turma mais diferente criada por Mauricio de Sousa, já que é a única onde os personagens são adolescentes (excluindo a recente Turma da Mônica Jovem).

Com a criação dos dois principais personagens da turma em 1964, o humor continuou sendo aquele simples e direto usado nas tiras do Cebolinha, mas abriram-se outras possibilidades de histórias, já que a Tina e o Rolo eram adolescentes hippies com seus 18 anos e suas histórias eram voltadas para o público jovem daquela época.

Além de ser uma das turmas mais diferentes entre as criações de Mauricio, a Turma da Tina é provavelmente a turma mais reformulada de todas também, visto que logo nos anos 80 ela perdeu o visual hippie e teve seus traços reformulados e seu traço passou por mais reformulações até que recetemente todo o núcleo de histórias da Tina passou por outra reforma. Os personagens principais são:



- Tina: Menina esbelta de 18 anos, aproximadamente, que estuda jornalismo e sempre sai com seus amigos Rolo e Pipa, além de estar eternamente a procura de um namorado.

- Rolo: Rapaz esperto que sempre se mete em confusões com as garotas que tenta conquistar. Estuda na mesma faculdade que Tina e Pipa.

- Pipa: Janaína das Neves é uma menina gordinha, mas que é feliz com o corpo que tem (na maioria das vezes). É namorada do Zecão com quem sempre arranja brigas bobas. Sua tartaruga de estimação tem o nome de Pipa e lhe rendeu o apelido.

Todos os personagens vivem no bairro do Limoeiro, o mesmo da Turma da Mônica, mas raramente se encontram.

Para conhecer melhor:

Com a recente reformulação desta turma, não é díficil encontrar boas aventuras nas bancas:

"Tina e os Caçadores de Enigmas". Minisérie-Editora Panini, 48pgs, R$3,90
"Revista da Tina". Revista mensal-Editora Panini, 52pgs, R$3,90

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br