sábado, 15 de agosto de 2009

40 anos de Woodstock: O legado!



Há 40 anos atrás, cerca de 500.000 pessoas se reuniram para quatro dias onde a máxima "Sexo, Drogas e Rock n' Roll" seria levada ao extremo com a pura finalidade de transformar o mundo.
Para muitos o festival de Woodstock que aconteceu dos dias 15 a 18 de agosto de 1969 foram o início da cultura hippie e para alguns especialistas o festival marcou justamente o fim da contra-cultura.

Os shows que aconteceram naqueles dias são lembrados até por quem não esteve lá, foram momentos mágiocs, os hippies dominaram e protesteram contra a guerra do Vietnã, em favor da paz, da liberdade sexual e de expressão. De acordo com alguns participantes, não era preciso nem se drogar para sentir o efeito alucinógeno que estava no ar. No entanto, hoje nos perguntamos: 40 anos depois, alguma coisa mudou?



Hendrix, Santana, Janis Joplin, The Who, Jefferson Airplane e outras 27 bandas tocaram no festival e ficaram na memória de quem esteve lá, 40 anos se passaram e depois de filmes, documentários, livros e vídeos, parece que o único legado deixado por Woodstock foi musical, já que o objetivo de mudar o mundo não foi alcançado até hoje.

A Guerra do Vietnã prosseguiu até 1973, a cultura hippie se desfez poucos anos depois, os jovens que participaram do festival cortaram seus cabelos e foram atrás de trabalho, os grandes shows ainda movimentam multidões, mas por motivos bem menos nobres que os daquela geração.


Mesmo com 5 vezes mais pessoas que esperavam os organizadores e mesmo com o problema da troca de local de última hora (o show não foi realizado em Woodstock, mas em Bethel), o espírito que pairou pelos ares daquele show/manifestação foi de paz, amor e união, mas tal sentimento não motivou mais ninguém além dos presentes.

Vejamos hoje, Guerras inpopulares estão ocorrendoa o nosso redor, mas nossa sociedade se manifesta de forma diferente, de forma menos ingênua diriam alguns, porém a ingenuidade que motivou o nudismo e o pacifismo de Woodstock, talvez, seja justamente aquilo que falta a nossa geração para que o velho lema de paz e o amor um dia reine em detrimento das guerras e da violência cotidiana.

Paz e amor!

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br