sábado, 4 de julho de 2009

O novo caminho da Notícia





Pois é, Michael Jackson morreu e isto todos já sabem.

O que eu pretendo mostrar com este texto é que a morte do "Rei do POP" foi o primeiro acontecimento globalizado e 2.0 do mundo e abriu novas possibilidades para debates e discussões sobre o que chamarei de "caminho da notícia", porém vamos analisar o que gerou este acontecimento.

Há tempos se fala em globalização e em uma terceira Revolução Industrial (Revolução Tecnológica ou da Informação), entretanto até hoje a mídia ainda estava se "modernizando", por assim dizer.

Enquanto as empresas e pessoas dependiam cada vez mais do computador e da Internet para trabalhar e estudar, a maior fonte de notícias ainda residia na boa e velha Televisão ou no, já mofado, Jornal impresso. O poder que a mídia pode exercer na pesoas é indiscutível (seja positivamente ou não), mas com o surgimento dos blogs de notícia (e já faz um bom tempo que estes surgiram) a notícia começou a migrar para a tela do computador, até o ponto de muitos "anunciarem" a morte dos jornais impressos.

Apesar do crescimento da Internet e das notícias surgirem cada vez mais rápidas, nenhum acontecimento antes da morte de Michael Jackson tinha mobilizado a grande rede em massa.

A morte de Michael foi noticiada em primeira mão por um Blog, o TMZ (que ficou famoso ano passado ao noticiar a morte de Heath Leadger) e só isto já bastaria pra confirmar que os "caminhos da notícia" mudaram definitivamente, mas ainda existem outros dados que comprovam este fato.
A maior rede social dos EUA (o Facebook) triplicou seu tráfego, o Twitter bateu recorde de mensagens no dia da morte do Rei, atingindo a marca de 5000 mensagens por minuto, o site do LA Times teve 2,3 milhões de acesos em 1 hora e até o todo poderoso Google entrou em pane devido a muitas buscas pelo nome do falecido astro. Como se isto não bastasse, a busca de notícias pelo celular envolvendo Micahel também bateram recordes*.

Não podemos descartar o fato de que Michael Jackson era um astro conhecido e admirado em todo mundo e de que sua morte comoveu pessoas que a muito não tinham notícias do mesmo, porém o fato de que sua morte foi o primeiro "grande acontecimento do século XXI" já é uma afirmação aceita por muitos.

Definitivamente a Internet está substituido os outros meios de comunicação em massa, resta a nós, nobres usuários, decidir se esta é uma mudança positiva ou não.

Ainda a muito a se debater, mas o novo "caminho da informação" é a Internet e nada pode mudar este fato.

* Os dados numéricos foram tirados do programa Notícias MTV(ironicamente, um programa de TV que pode ser visto na Internet.)

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br