terça-feira, 7 de julho de 2009

O mal vencerá na Crise Final!



Assim como estamos fazendo a cobertura do maior evento do ano na Marvel, também faremos com a Crise Final, a maior saga da DC Comics que chega ao Brasil agora em Julho.

A primeira edição ainda não esta nas bancas, porém por se tratar de um evento do Universo DC é importante que o leitor tenha um mínimo de conhecimento de tal Universo antes de acompanhar a saga do fim das Crises. Logo preparamos um "guia" (modesto) para quem deseja acompanhar a saga se atualizar no assunto e poder aproveitá-la melhor.

Antes de mais nada é preciso conhecer o histórico de "Crises da DC":



-Crise nas Infinitas Terras - "A mãe de Todas as Crises".
Em um tempo que a cronologia da DC estava toda bagunçada, a editora tomou a decisão de criar realidades paralelas (ou um multiverso) para explicar as incongruências de suas histórias. Entretanto, isto só confundiu a cabeça dos leitores, pois estes não sabiam quais fatos do passado deveriam ser ou não considerados na cronologia "oficial" dos personagens.
Foi ai que Marv Wolfman e George Pérez foram convocados para criar a maior saga de todos os tempos e "zerar" a cronologia da editora, facilitando a vida de muitos leitores.
A história, basicamente, gira em torno da destruição do Multiverso, porém uma equipe com os campeões de todos os univeros foi reunida para impedir tal destruição.
Ao fim desta saga, tinhámos um Universo DC unificado e com uma história definida.

-Crise de Identidade - Resumidamente, esta saga não mexeu muito com as estruturas do Universo DC, mexeu bastante com a personalidade dos personagens e ficou famosa ao inserir muitos "retcons" na cronologia dos personagens.
Resumidamente, um grupo de heróis estava secretamente apagando a memória de diversos heróis e vilões afim de esconder um fato do passado. Com o assassinato de Sue Dibny, esta rede de conspiração começa a ruir e a verdade é descoberta, o principal atrativo desta saga é mostrar que até mesmo os heróis podem errar as vezes e as consequencias de seus erros são sentidas por todo mundo. A saga foi escrita por Brad Meltzer e desenhada por Rags Morales.

- Crise Infinita - Esta saga surgiu justamente para desfazer o que a "mamãe" havia feito 20 anos atrás. Enquanto a "Crise na Infinitas Terras" conseguiu colocar ordem na casa, esta saga surgiu para trazer de volta todo o multiverso.
Na história, vemos que após a Crise original, um grupo composto por Alexander Luthor, da Terra-X, Superboy da Terra Primordial e Superman e Lois Lane da Terra-2 sobreviveu em uma éspecie de Limbo e estavam todo este tempo observando tudo que acontecia na Terra sobrevivente. Ao testemunhar fatos como a "Crise de Identidade" que mostrou a estes observadores que o mundo estava se tornando cada vez mais sombrio, onde até os heróis podiam ser pecadores, decidiram que tal mundo deveria morrer e dar lugar a antiga Terra-2. Ao fim da Saga, temos que todo o multiverso acaba voltando a existir.

Agora que você já conhece, um pouquinho, do histórico de Crises da DC, a Crise Final fará um pouco mais de sentido, mas é importante também se interar de fatos que ocorreram na maxi-série "52", na mini "7 soldados da Vitória", na recente saga cósmica da "Guerra dos anéis", além de saber o que anda ocorrendo atualmente no Universo DC.

Tudo isto porque coisas estranhas estão acontecendo por todo o universo e cada uma dessas sagas (incluindo as "Crises") é uma peça chave no evento que será a "Crise Final".

A mini-série principal terá 7 edições, roterizadas por Grant Morrison e com a arte de J.G Jones (substituído por Phil Jimenez nas últimas edições) e nós iremos acompanhar.

Nas Bancas:



Universo DC Especial: Começa a Crise Final - Um breve Preview da Crise Final situando os leitores dos fatos que estão acontecendo nas revistas de Linha e especiais da DC. (Panini Comics. R$ 4,50)

Prelúdio para Crise Final - Mini-série em 10 edições que não vou recomendar a nínguém, devido a baixa qualidade do material e a irrelevância da mesma perante a Crise vindoura. (Panini Comics. R$ 7,50 por edição)

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br