sábado, 18 de julho de 2009

Geração Jonas Brothers (ou "Quanto mais velho mais ranzinza")




Querendo ou não,a cultura POP é renovada de geração em geração e estamos passando neste momento por uma destas renovações.

O título do post é "Geração Jonas Brothers", porque os irmãos Kevin, Joe e Nick Jonas são os maiores símbolos dessa nova geração: Uma geração politicamente correta!

Desde suas raízes, o Rock é um estilo de música transgressivo e que estimula a rebeldia, e os "Jonas Brothers" são um grupo de Rock que tem em sua letras lições de moral e incentivo a maneira "politicamente correta de ser". Eles não são os primeiros rockeiros politicamente corretos e há tempos exitem bandas de Rock Gospel por aí, isto sem contar as várias bandas de Rock que tem em suas letras ideologias "contrárias aos principios do Rock".

Entretanto, os "Jonas Brothers" são um fenômeno que exemplifica esta nova Geração. Por um motivo ou outro, naõ foi apenas o Rock n' Roll que mudou, esta nova Geração de consumidores de Cultura POP também gosta dos vampiros vegetarianos de "Crepúsculo", os desenhos animados não podem mais ter a anarquia que era vista nas animações como "Pica-Pau" ou "Pernalonga", por exemplo. Enfim, por um motivo ou outro, estes consumidores são politicamente corretos.





Não é a intenção deste texto analisar a qualidade músical dos irmãos Jonas, nem mesmo a qualidade do trabalho de Stephany Mayer com seus vampiros, mas constatar que o entretenimento infanto-juvenil moderno não é mais o mesmo de anos atrás e nem deveria ser, a renovação geralmente é algo positivo.

O grande problema reside nas pessoas que dão motivação ao "subtítulo" deste post: Os velhos ranzizas de uma geração anterior (incluindo este que vos escreve).

Aqueles que não apóiam a cultura POP da maneira como ela está, geralmente motivados pelo saudosismo, acabam por se tornar chatos, muito chatos!


Os "Jonas Brothers" passam em suas letras e dão entrevistas incentivando o celibato e o uso de "anéis de pureza", assim como os bruxos do mundo Harry Potter transformam algo antes considerado maligno em personagens bons e até admiráveis em suas ações.

Afinal, por que bruxas, vampiros e lobisomens tem de ser maus? Por que o Rock deve ser feito com base em "Sexo e Drogas"?
Puramente por convenção, convenção desta velha geração que em breve não consumirá mais, deixando de ser interessantes para editoras, produtoras e empresas que lidam com entretenimento em geral.

Enfim, esta geração aprova um entretenimento politicamente correto e os velhos ranzizas devem sair de campo e parar de reclamar tanto dos vampiros bonzinhos (mea culpa...).

Para ilustar escolhi deixar aqui um vídeo do pessoal do "Massaroca"* sobre a cultura politicamente correta, mostrando o quanto são chatos os velhos saudosistas e ranzinzas. Video este que inspirou, em parte, este texto.



* para mais vídeos "Massa Real" não deixe de visitar o site do Massaroca.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br