sábado, 4 de julho de 2009

As turmas de Mauricio: A "Turma do Penadinho"



Continuando com os textos sobre as Turmas criadas por Mauricio de Sousa, falaremos da "Turma do Penadinho".

Como pode ser visto na parte 1 do nosso Dossiê sobre o autor, quando pequeno, Mauricio participava de reuniões musicais com os amigos de seu pai perto de uma casa funerária e o própio Mauricio atribui a este fato, a perda do medo de cemitérios e assombrações.

O personagem principal foi criado em 1963 nas tiras do Cebolinha, mas só ganhou sua "Turma" em 1970. O nome do personagem vem de "alma penada" e segundo o própio Mauricio de Sousa tem a função de "divertir e ao mesmo tempo desmistificar os medos que cercam a infância".

Após a concepção completa dos personagens coadjuvantes, a série passou a parodiar filmes de terror famosos e também a homenagear e fazer piadas com grandes artistas que já morreram. A homenagem mais recente foi feita ao cantor Michael Jackson.

Além do Penadinho, a turma conta com :

Dona Morte - Com visual clássico, Dona Morte persegue e trás os novos mortos para o cemitério onde se passam as histórias.
Zé Vampir - Uma clara alusão ao Drácula e a todos os vampiros glamurosos do cinema. Assim como Penadinho, Zé Vampir é "bonzinho" e não faz mal a ninguém.
Muminho - Uma múmia que ronda o cemitério. Quando vivo era o barbeiro do Faraó. Apesar de morto a mais de 3000 anos, continua bem humorado.
Frank - Homenagem/paródia do monstro de Mary Shelley que já teve sua história contada no cinema.
Lobisomen - Um lobisomen que se comporta como cachorro e como os demais personagens da série (com excessão da Dona Morte), não faz mal a ninguém.
Cranicola - Crânio falante e mal humorado que só faz reclamar de sua vida "parada".

Além destes personagens, outros coadjuvantes recorrentes são: Alminha, Zé Caveirinha, Zé Finado, Dona Cegonha, Zé Cremadinho, Pixuquinha, Quixupinha, Zé Coveiro entre outros, sem contarmos as inúmeras aparições de "almas famosas".

Enfim, A "Turma do Penadinho" sempre brinca com esteriótipos e medos infantis, transformando o que geralmente é assustador em algo divertido.

Para conhecer melhor:




A melhor pedida para conhecer melhor esta Turma é o Almanaque do Penadinho, publicação semestral da Panini Comics. (R$ 3,50)

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br