quarta-feira, 29 de julho de 2009

As turmas de Mauricio: A "Turma do Papa-Capim"




"A Turma do Papa-Capim" poderia ser só mais um mini-grupo criado por Mauricio de Sousa para interagir com seus personagens principais, porém a turma do indiozinho Papa-Capim ganhou cada vez mais espaço nas revistas dos estúdios Mauricio de Sousa e hoje é mais uma grande Turma do Mauricio!

Apesar de ser o personagem principal, o Papa-Capim não foi criado primeiro, seu amigo "Cafuné" surgiu nas tiras em 1967 e o restante da turma (incluindo o Papa-Capim) só foi criada em 1970.

A Turma do Papa-Capim conta histórias de índios que vivem na Floresta Amazônica mantendo tradições, lendas e a maneira dos índios de viver e ver o mundo. Além de tradição e lendas indigenas, as histórias deste grupo tratam de um tema atual e muito importante: Ecologia.

A Turma do Papa-Capim sempre teve a ecologia em pauta e, hoje em dia, este é o maior diferencial das histórias desta Turma. Com muito bom-humor, Papa-Capim acompanhado de seu amigo Cafuné e sua namorada Jurema estão sempre expulsando os Caraíbas (homens brancos) das matas da Amazônia onde vivem e , assim, passando algumas lição ecologicamente correta para os leitores da Turminha, já que os caraíbas presentes nas histórias, são geralmente caçadores ou mineradores inexcrupulosos.

Além dos três índiozinhos principais, outros personagens que fazem parte desta Turma são: O Pajé, O Cacique e o Oncinho, além de vários outros moradores da tribo de Papa-Capim.

Como curiosodade vale dizer que esta é a única Turma que tem um bom grau de interação com outra Turma criada por Mauricio de Sousa, tendo em vista que os índios das historis do Papa-Capim sempre estão se encontrando com personagens da Turma do Chico Bento. Teoricamente, todos os personagens criados por Mauricio vivem em um mesmo "Universo", mas sem nunca se encontrar, e a "Turma do Papa-Capim" foge desta regra.

Para conhecer melhor:



Assim como outras turmas já apresentadas aqui, esta também não tem revista própria ou um Almanaque, mas sempre é possível encontrar suas histórias na revista do "Chico Bento".

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br